O que é seguro de vida e como funciona?

O seguro de vida garante proteção financeira para os beneficiários do segurado após seu falecimento. Saiba mais!
 Lara Zanesco  |      08/12/2022
Capa-Q3-Protecao-Renda08.jpg

Saber o que é seguro de vida e como funciona é essencial para quem pensa na estabilidade financeira da família e entes queridos.

Apesar de ser um serviço bastante conhecido, ou pelo menos o termo, muitas pessoas não sabem para que serve o seguro de vida.

No caso de Pessoas Jurídicas, ele pode ser um excelente recurso de prevenção a perdas financeiras quando há um falecimento. Dependendo do plano de seguro que você contrata, ele pode te proteger financeiramente até em casos de acidentes e doenças em vida.

Por isso, neste artigo, vou te explicar tudo que precisa saber sobre esse assunto e te dar dicas de como escolher o melhor seguro de vida para PJ. Olha só o que você vai aprender por aqui:

  • O que é seguro de vida?
  • Como funciona o seguro de vida?
  • Coberturas de seguro de vida
  • Tipos de seguro de vida
  • Qual o valor médio de um seguro de vida?
  • Quem tem MEI tem direito a seguro de vida?
  • Vale a pena contratar um seguro de vida sendo PJ?
  • Como escolher um seguro de vida sendo PJ?

Vamos lá!

O que é seguro de vida?

De forma simplificada, o seguro de vida é um serviço que paga uma quantia aos beneficiários caso o contratante faleça.

O valor é definido no momento da contratação e reajustado ao longo do tempo. Assim, o contratante (ou segurado) vai pagando o seguro mês a mês.

Os beneficiários do seguro são definidos por quem contrata também e, geralmente, são pessoas da família, como filhos ou parceiro(a). Caso não sejam definidos, são os herdeiros legais que recebem a indenização.

Há seguros que cobrem a sobrevivência também, com tempo determinado. Muitas seguradoras oferecem complementos além da cobertura contra risco de morte. Assim, é possível escolher planos personalizados de acordo com as suas necessidades.

Como funciona o seguro de vida?

O seguro de vida é um contrato em que a seguradora paga uma indenização aos beneficiários caso o segurado faleça em decorrência de algum sinistro (ocorrência) coberto pela apólice.

No geral, o seguro de vida funciona em 3 etapas:

  • Contratação: após pesquisar as opções e encontrar a que melhor atende suas demandas, você fecha um contrato com a seguradora;
  • Pagamento: a partir daí, você realiza pagamentos todos os meses para a seguradora, que é quem assume o risco da sua morte;
  • Acionamento: caso você, titular, venha a falecer, a seguradora paga a indenização aos beneficiários que você havia pré-definido. Caso não haja indicação, o valor é destinado aos dependentes legais, como filhos.

Bem simples, não é? Essas são as etapas de funcionamento do seguro de vida básico, somente com a cobertura de morte. Caso você escolha um plano com outras proteções, podem haver mudanças no processo, mas nada muito diferente disso.

É importante ressaltar que os seguros não costumam cobrir toda e qualquer causa de falecimento. Por isso, no momento de acioná-lo, é essencial conferir se a causa estava prevista no contrato e apresentar os documentos que comprovem o sinistro (ocorrência que resultou no falecimento).

Coberturas de um seguro de vida

A cobertura de um seguro de vida pode variar de acordo com a seguradora, mas, no geral, estas situações são cobertas pelos seguros:

  • Falecimento natural ou acidental;
  • Invalidez funcional ou laboral total, por doença ou acidente;
  • DMHO (Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas);
  • DIH (Diária por Internação Hospitalar);
  • DIT (Diária por Incapacidade Temporária);
  • Assistência funeral.

👉 Seguro de vida com auxílio funeral: entenda como funciona.

No momento de buscar pelos melhores seguros de vida, é muito importante conferir a fundo o que ele cobre ou não antes de fechar o contrato. Só assim você vai ter certeza de que ele é o mais viável para você.

Vamos, agora, entender quais são os tipos de seguro de vida. As diferenças podem te ajudar na hora de escolher o melhor seguro de vida para você.

💡Para tirar a dúvida: Dá para alterar a cobertura do seguro de vida? Entenda!

Tipos de seguro de vida

Sim, existe mais de um tipo de seguro de vida para contratar. Veja quais são as 6 opções que você tem:

1- Tradicional ou individual

Esse é o seguro de vida que oferece cobertura enquanto você estiver vivo e pagando o valor à seguradora. Ele é uma opção mais em conta, mas o valor investido não pode ser resgatado por completo caso você decida cancelar a apólice.

Ele também é conhecido como “individual” justamente por cobrir apenas a vida do contratante. Você verá logo mais, aqui no artigo, que existem seguros que protegem mais de uma pessoa.

2- Familiar

Esse tipo de seguro de vida é igual ao tradicional, mas a cobertura se estende aos familiares do contratante, como filhos ou cônjuge.

Geralmente, é buscado por famílias em que a renda depende de mais de uma pessoa.

3- Em grupo

Esse é um modelo de seguro de vida muito buscado por empresas como benefício para os funcionários. Nesse caso, os colaboradores entram na cobertura da apólice.

Vale destacar que ter um seguro pela empresa não te impede de contratar um plano tradicional ou qualquer outro e isso pode ser vantajoso, já que você tem liberdade para personalizar sua cobertura.

4- Resgatável

Esse é um modelo de seguro de vida que te permite resgatar uma parte do valor total ainda em vida, após um período de carência determinado em contrato.

Assim, é possível reaver o valor investido caso você precise ou queira cancelar a apólice. Além disso, o pagamento é feito por um período determinado e, mesmo quando você termina as parcelas, continua protegido caso não resgate o valor. Essa opção acaba sendo um pouco mais cara, mas oferece diversos benefícios.

5- Temporário

O nome pode confundir, mas esse seguro de vida não permite o resgate parcial do valor como o anterior. Ele está mais próximo do seguro de vida individual em termos de cobertura, mas tem um período pré-determinado.

Geralmente, é uma boa opção para planejamento financeiro a longo prazo, como para oferecer uma economia aos filhos quando estiverem adultos.

6- Acidentes pessoais

Essa é uma excelente opção de seguro para trabalhadores PJ, profissionais liberais e quem trabalha por conta própria – é um excelente seguro para autônomos.

O seguro contra acidentes pessoais oferece proteção em casos de invalidez temporária ou morte em decorrência de acidentes. O valor a ser resgatado acaba sendo menor, mas uma das grandes vantagens é garantir sua proteção de renda em caso de imprevistos.

👉 Leia também: Diária de Incapacidade Temporária (DIT): o que é e como funciona para PJ?

Qual o valor médio de um seguro de vida?

O valor varia de uma empresa para outra e envolve diversos fatores do contratante. De forma simples, a seguradora avalia quais são os riscos da pessoa falecer ou ficar inválida para definir o preço da apólice.

Ou seja, são considerados aspectos como:

  • idade;
  • hábitos de saúde;
  • histórico de saúde;
  • tipo de trabalho ou ocupação;
  • renda.

Dessa forma, o valor varia de pessoa para pessoa, além de fatores como cobertura e o tipo de seguro.

Ainda assim, por serem especializadas na área, as seguradoras conseguem ter planos padronizados e definir quanto custa o seguro de vida por idade e pelos benefícios extras que podem ser incluídos nos planos.

Reajuste do valor do seguro

Assim como outros serviços, o seguro de vida também sofre reajustes de preço ao longo dos anos. Esse reajuste, no geral, considera o acúmulo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A mudança é aplicada tanto no valor a receber como na parcela a pagar. A ideia é justamente garantir que, quando for preciso solicitar a indenização, seja entregue um valor adequado para o momento de recebimento com base no que foi contratado.

Quem tem MEI tem direito a seguro de vida?

Sim, quem tem MEI aberto pode contratar seguro de vida e recebê-lo como beneficiário, enquanto Pessoa Física.

Vale a pena contratar um seguro de vida sendo PJ?

Com certeza vale a pena contratar um seguro de vida sendo PJ. Como profissional independente, é preciso ter formas de garantir a estabilidade financeira no futuro.

O seguro de vida funciona como uma segurança financeira para o PJ e seus dependentes, pois garante a entrada de uma renda quando não houver a renda ativa do trabalhador. Veja nosso artigo completo para entender a fundo por que você deve contratar um seguro de vida.

Mas, enquanto PJ, é preciso pensar de forma estratégica e buscar seguros que te ofereçam estabilidade ainda em vida. Um seguro de vida com proteção de renda é uma excelente opção.

Esse tipo de seguro garante sua renda caso sofra um acidente ou fique doente e se afaste do trabalho.

Saiba mais sobre seguro de renda protegida aqui no blog da Hero!

Como escolher um seguro de vida sendo PJ?

Você precisa considerar diferentes critérios na hora de escolher seu seguro de vida se ganha dinheiro como Pessoa Jurídica. Afinal, vale a pena buscar um plano que te dê segurança não só em casos de invalidez e morte, mas em outras situações inesperadas também.

Alguns dos aspectos a considerar na hora de escolher o melhor seguro de vida são:

  • cobertura do seguro;
  • período de carência e franquia;
  • reputação da seguradora;
  • indicação de outras pessoas;
  • valores.

Uma sugestão que fazemos é que você considere sempre um seguro que proteja sua renda contra acidentes, ou seja, o tipo de acidentes pessoais. Essa é a opção que pode te pagar a DIT para você ter a garantia de dinheiro entrando se sofrer algum acidente ou estiver doente.

Conheça o seguro de vida com proteção de renda da Hero

A Company Hero traz um excelente modelo de seguro de vida com Proteção de Renda que oferece esse benefício. A nossa proposta é justamente oferecer qualidade e praticidade, especialmente para PJs, entregando o que você realmente precisa em um único serviço.

Entre os planos disponíveis, os serviços básicos são: seguro de vida, contra invalidez temporária e assistência funeral.

Você ainda pode escolher complementar seu plano com:

  • Telemedicina;
  • Acompanhamento nutricional;
  • Acompanhamento psicológico.

Assim, mais do que um seguro, a Hero está oferecendo um serviço que ajuda a manter ou melhorar sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre essa solução? Chame um dos nossos Heroes no chat para contratar o melhor seguro de renda protegida agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes