Dá para alterar a cobertura do seguro de vida? Entenda!

Entenda se você pode mudar a cobertura do seu seguro e, se sim, como fazer isso.
 Lara Zanesco  |      04/05/2023
Capa-Q2-Seguros-04.jpg

Se você está procurando pelo seguro ideal, é possível que já tenha pensado em alterar a cobertura dos seguros de vida que encontrou por aí. Afinal, mesmo existindo muitas opções bastante completas, os seguros não nos protegem de tudo.

As limitações nas coberturas são pensadas de forma estratégica para oferecer o melhor benefício para os segurados sem prejudicar as seguradoras. Se elas cobrissem tudo, o risco das empresas quebrarem seria muito alto.

Mas será que dá para você mudar os planos de proteção pensados pelos especialistas? Vem comigo que vou tirar essa dúvida e te dar dicas de como escolher a melhor proteção para você. Olha só tudo que você vai ver por aqui:

  • É possível alterar a cobertura do seguro de vida?
  • Vale a pena mudar a cobertura do seguro de vida?
  • O que fazer se não puder mudar a cobertura do seguro?
  • Como analisar a cobertura do seguro de vida?

Vamos lá!

É possível alterar a cobertura do seguro de vida?

Depende. Algumas seguradoras permitem mudanças na cobertura, outras não. Esse é um ponto a ser analisado antes da contratação do seu seguro.

Além disso, nem sempre é possível fazer alterações de forma livre, podem existir limitações no tipo de mudanças que você consegue fazer na cobertura de um seguro.

Por exemplo, há empresas que permitem que você amplie a quantidade de beneficiários protegidos pelo seguro. Dessa forma, a cobertura sofre um impacto também.

Em outros casos, é possível alterar os sinistros cobertos pela apólice. Não são todas as seguradoras que permitem e é por isso que existem diversas opções de proteção. Muitas seguradoras e estipulantes acabam montando seguros com condições especiais para oferecer coberturas mais assertivas para públicos específicos.

💡 Você sabia? Estipulante é uma empresa, como a Hero, que intermedia a contratação do seguro entre segurado e seguradora. A ideia é que ele represente os segurados nesse processo.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar um seguro de vida que tenha mais a ver com você, mesmo que uma coisa ou outra fique de fora da proteção.

Vale a pena mudar a cobertura do seguro de vida?

Nem sempre. Como não são todos os seguros que permitem esse tipo de alteração, muitas vezes, é necessário cancelar o seguro e fazer uma nova contratação com a cobertura que você deseja.

O problema é que, nesses casos, você precisa lidar com o período de carência de novo, já que o contrato é novo. Por isso, o mais interessante é você ter muita atenção à cobertura do seu seguro no momento da contratação. Se tiver dúvidas, pergunte ao seu corretor, à empresa estipulante ou diretamente à seguradora.

👉 Conheça agora: Seguro de vida com auxílio funeral: como funciona.

O que fazer se não puder mudar a cobertura do seguro?

Uma alternativa, como já comentei, é cancelar seu seguro atual e contratar um novo que esteja mais adequado às suas necessidades.

Se você preferir, pode tentar mudar de seguradora, mas esse processo tende a ser mais burocrático. Ainda é possível contratar um outro seguro que complemente a proteção do seu atual. Por exemplo, se você já tem um seguro de vida, pode buscar por um seguro de renda protegida.

💡Dica: existem seguros de vida com proteção de renda já embutida. A solução da Hero conta com essas duas proteções mais o benefício do auxílio funeral!

Como analisar a cobertura do seguro de vida?

Não existe muito segredo. Para entender a cobertura do seu seguro de vida você precisa ter acesso a ela e ler.

Sim, pode parecer cansativo e até difícil, afinal, esses documentos acabam sendo extensos e com palavras não tão comuns, não é? Por isso, muitas empresas acabam explicitando essas informações nas páginas dos produtos no site.

Quando a cobertura é mais completa, as empresas optam por apresentar aquilo que não é protegido pela apólice. É uma forma mais rápida e prática para você ter essa noção. Aqui na Hero, fazemos assim.

Nosso seguro de vida protege contra todas as doenças, exceto DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), LER (Lesão por Esforço Repetitivo), LTC (Lesão por Trauma Contínuo/Continuado), casos preexistentes à contratação e transtornos mentais.

Gostou das dicas? Então, aproveite para conhecer o jeito Hero de proteger você e sua renda. Acesse a página da nossa Proteção de Renda e saiba como podemos te ajudar!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes