Beneficiários do seguro de vida: o que é e como escolher?

Contratou um seguro de vida e não sabe quem colocar como beneficiário e o que isso significa? Clique e entenda de uma vez por todas!
 Lara Zanesco  |      08/05/2023
Capa-Q2-Seguros-06.jpg

Escolher os beneficiários do seguro de vida é uma etapa importante da contratação. Esse papel é fundamental e deve ser pensado de forma segura e consciente. Para isso, você precisa entender o que é um beneficiário.

Afinal, o principal motivo para contratar um seguro de vida é justamente garantir a segurança financeira de alguém após o falecimento do segurado. A definição dessa ou dessas pessoas é o ponto-chave quando o assunto é entender tudo sobre o beneficiário.

Para que você não tenha mais dúvidas na hora de fazer essa escolha, preparei este artigo respondendo às principais perguntas sobre o tema. Aqui, você vai aprender:

  • O que é beneficiário do seguro?
  • Quem pode ser beneficiário do seguro de vida?
  • Quem são os herdeiros legais no seguro de vida?
  • Quantos beneficiários posso ter no meu seguro?
  • É possível alterar o beneficiário do meu seguro?
  • O que acontece quando o beneficiário do seguro de vida morre?

Vem comigo e aprenda mais um pouco sobre como se preparar para o futuro.

O que é beneficiário do seguro?

O beneficiário é quem recebe a indenização do seguro de vida, caso o segurado faleça em decorrência de algum sinistro coberto pela proteção. São as pessoas para quem você destina o dinheiro do seguro, podendo ser apenas uma ou mais.

São os beneficiários que serão acionados pela seguradora quando houver a necessidade de solicitar o suporte financeiro. Eles são escolhidas pelo próprio segurado, que tem liberdade para alterar os beneficiários quando achar necessário.

Quem pode ser beneficiário do seguro de vida?

Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode ser beneficiária de um seguro de vida, basta ser indicada pelo segurado.

A maioria das vezes, familiares e amigos próximos são indicados como beneficiários, como filhos, esposo ou esposa, irmãos, enteados e outras pessoas de alta confiança do segurado.

Além disso, como é possível escolher mais de uma pessoa, é comum distribuir a indenização entre os entes, definindo quanto cada um vai receber.

Caso você escolha alguém que ainda tenha menos de 18 anos, é comum ter que indicar um beneficiário secundário para poder receber e administrar até a maioridade do beneficiário primário.

Quem são os herdeiros legais no seguro de vida?

Os herdeiros legais são quem tem direito sobre a herança do segurado e quem recebe a indenização, caso não haja nenhum beneficiário diferente indicado pelo segurado em vida (Art. 792 do Código Civil). Em geral, têm grau de parentesco com o segurado. Eles também recebem o seu patrimônio geral.

De acordo com o código civil brasileiro, são considerados herdeiros legais:

  • dependentes;
  • ascendentes;
  • cônjuge;
  • herdeiros colaterais (irmãos, primos, sobrinhos, etc.).

Ou seja, eles só recebem o valor da indenização do seguro se não houver beneficiários estipulados pelo segurado e isso não influencia em nada na divisão dos bens do falecido.‍

👉 Leia também: Seguro de vida com auxílio funeral: veja como funciona.

Quantos beneficiários posso ter no meu seguro?

Quantos o segurado quiser. Não existe limite legal para a quantidade de beneficiários, mas as seguradoras podem fazer recomendações específicas para te orientar quanto à melhor quantidade.

Lembre-se de que a indenização será dividida entre os beneficiários da forma que você indicar. Então, se colocar muitas pessoas, pode ser que algumas recebam uma parcela bem pequena da quantia.

É possível alterar o beneficiário do meu seguro?

Sim, é possível mudar o beneficiário do seguro de vida e sempre que o segurado quiser. Para isso, deve-se manter os pagamentos em dia. No momento da alteração, é preciso se identificar com documentos legais e seguir o processo indicado pela seguradora.

👉 Você pode gostar: Dá para alterar a cobertura do seguro de vida?

O que acontece quando o beneficiário do seguro de vida morre?

Os herdeiros legais recebem a indenização se o beneficiário falecer. Nesses casos, o processo é um pouco lento e é essencial apresentar os documentos legais que comprovem a relação com o segurado.

O que acontece se eu não indicar beneficiário no meu seguro de vida?

Nesses casos, a indenização é direcionada para os herdeiros legais do segurado. De acordo com o código civil, metade do valor vai para o cônjuge legal e a outra metade para os demais herdeiros legais.

Ou seja, você não tem uma garantia certa de que todas as pessoas que você quer proteger receberam o suporte financeiro se não fizer a indicação adequada dos beneficiários. E lembre-se de manter os dados deles atualizados, além da definição de quem serão. Dessa forma, evita-se que se perca tempo tentando entrar em contato por meio de telefones antigos.

Gostou deste artigo? Aqui, te ajudamos a entender tudo sobre como os seguros podem te proteger em vida e para o futuro. Aproveite para ver nossas dicas de como escolher um seguro de vida que é a sua cara.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes