Como escolher o melhor seguro de vida?

Quer contratar um seguro de vida e não sabe por onde começar? É por aqui! Acesse e veja como escolher um seguro de vida sem erro.
 Lara Zanesco  |      05/05/2023
Capa-Q2-Seguros-05.jpg

Você decidiu se preparar para o futuro, mas não sabe como escolher o melhor seguro de vida… E agora? Essa “sinuca de bico” é muito comum, afinal, quando não se é da área, é difícil entender de seguro.

São muitos nomes difíceis e burocracias que parecem infinitas e que deixam o processo de escolha complicado. É para isso que a Hero está aqui, para facilitar e ampliar as formas de cuidar de você e do seu negócio.

Para te ajudar, preparei 7 dicas para escolher o seguro de vida ideal sem medo de errar. Seguindo este passo a passo, você vai ver como é fácil escolher a proteção que mais faz sentido para você e para cuidar da sua família. Vamos lá!

1- Conheça os termos usados nesse ramo

Para você escolher o melhor seguro de vida, primeiro, precisa entender o que as opções estão falando, não é? Afinal, você sabe o que é uma apólice? Quem são os beneficiários? O que é a franquia do seguro?

Tudo isso é essencial saber na hora de comparar suas opções para encontrar aquela que mais tem a ver com você. Destaquei os principais termos do mundo dos seguros que você precisa entender antes de começar a procurar o seu:

  • apólice: é o contrato do seguro, o documento que descreve todas as condições da sua proteção;
  • beneficiário: é a pessoa que receberá a indenização em caso de morte do segurado. Pode ser mais de uma pessoa;
  • carência: período entre a contratação do seguro e a permissão para utilizar o serviço. Nesse período, a seguradora ainda não tem que pagar a indenização, caso algo aconteça;
  • cobertura: quais riscos estão protegidos pelo seguro;
  • estipulante: empresa facilitadora que representa o segurado diante da seguradora a fim de simplificar a contratação do seguro, como a Hero;
  • franquia: valor pago pelo segurado para arcar com parte dos custos dos incidentes para receber a indenização;
  • indenização: valor pago pela seguradora em casos de sinistros;
  • prêmio: valor pago pelo segurado à seguradora todos os meses pelo risco assumido por ela;
  • sinistro: incidente danoso previsto na apólice e na cobertura do seguro. É o que causa incapacidade ou morte do segurado.

Ficou mais fácil de entender? Agora sim, você pode começar a procurar o seu seguro. Vamos para a próxima dica.

2- Entenda o tipo de seguro que você busca

Existem diferentes tipos de seguro disponíveis no mercado. O seguro de vida é um deles, mas ele pode vir acompanhado de outros modelos. Por isso, você precisa ter clareza do que quer como proteção para começar a procurar.

Por exemplo, se o que você precisa é apenas um seguro que garanta estabilidade financeira para seus familiares após sua morte, o tradicional seguro de vida funciona. Mas sabia que existem opções de seguros de vida com seguro de renda que garante essa estabilidade ainda em vida?

Aqui na Company Hero, isso já é realidade. Nossa proteção de renda conta com seguro de vida e auxílio funeral. Dessa forma, sua renda fica protegida caso você se afaste do trabalho por conta de doenças e acidentes.

👉 Saiba mais: O que é Seguro Renda Protegida e como funciona?

Ou seja, ter clareza sobre o tipo de seguro que mais combina com você evita que você contrate uma proteção incompleta.

3- Analise as opções de seguradoras

Outro aspecto que faz muita diferença na hora de escolher o melhor seguro de vida para você é a seguradora.

Afinal, é ela que vai garantir a proteção do seu investimento e assumir o risco pela sua vida. Se você não escolher bem, estará em risco de pagar o seguro por um tempão e não garantir a segurança financeira que você deseja.

Por isso, o mais indicado é que busque seguradoras de nome conhecido, aquelas que estão há muitos anos no mercado. Essas empresas já entendem tudo sobre esse nicho e têm inúmeros casos de sucesso no atendimento. Elas têm experiência e, em geral, são reconhecidas pela sua confiabilidade. Não é à toa que elas estão há tanto tempo aí e continuam muito fortes e crescendo.

Esse é um dos critérios que a Hero usou na hora de escolher a seguradora parceira da nossa Proteção de Renda. Dessa forma, conseguimos garantir que, além de uma contratação simplificada de um plano especial, nossos clientes tenham a certeza de que estão adquirindo um produto confiável e que funciona de verdade.

Outro cuidado que você pode ter é pesquisar avaliações de quem já usou os serviços das seguradoras. ReclameAqui é um dos sites de referência para isso, mas você pode acessar os próprios sites das marcas. Na dúvida, basta digitar “A seguradora _________ é boa” no Google e buscar pelos resultados.

Ter a perspectiva real de quem já usou os serviços é a forma mais realista de entender os pontos fortes e lacunares de uma empresa. Afinal, nenhuma instituição está isenta de erros, mas vai de você avaliar como cada uma age para lidar com os problemas dos clientes.

4- Defina sua possibilidade de investimento

Mapeado o tipo de seguro e as melhores seguradoras, é hora de olhar para o seu bolso. Contratar um seguro de vida é um investimento e isso requer planejamento e controle financeiro da sua parte.

Então, tenha em mente, com clareza, qual o seu limite para investir e, assim, faça uma filtragem nas opções. Um ponto positivo é que, hoje em dia, existem diversas opções de seguros de vida baratos, com valores bastante acessíveis, para você começar a se proteger.

Olha só a Proteção de Renda com seguro de vida da Hero, nossos planos começam em R$ 80 por mês – é menos de R$ 3 por dia e você tem diferentes tipos de proteção.

Então, analise os planos disponíveis nas seguradoras que você mapeou e veja quais se enquadram no seu orçamento, afinal, isso passará a ser um tipo de despesa fixa para você.

5- Compare as coberturas dos seguros disponíveis

Agora que você já filtrou ainda mais suas opções, é hora de comparar as coberturas para escolher o seguro de vida certo para você.

Para começar, tenha em mente as coisas básicas que você busca em um seguro. De forma geral, os seguros de vida oferecem:

  • Indenização por doenças graves;
  • Indenização por invalidez permanente por acidente (total ou parcial);
  • Indenização por invalidez permanente funcional decorrente de doença;
  • Indenização de morte por acidente;
  • Morte por qualquer fator;
  • Auxílio funeral;
  • Inclusão de cônjuge e filhos de até 21 anos de idade.

Ainda, há opções que oferecem outros benefícios, como desconto em medicamentos e até mesmo cesta básica.

Lembre-se, também, que a cobertura pode influenciar diretamente no preço do seguro. Por isso, é mais comum que, quando há mais riscos, como doenças preexistentes, o valor de investimento seja mais alto.

👉 Entenda: Dá para alterar a cobertura do seguro de vida?

6- Conte com um corretor ou uma estipulante

Um corretor ou uma corretora de seguros são especializados nesse tipo de serviço. Eles já conhecem as principais empresas do mercado, os pontos fortes de cada uma e podem esclarecer todas as suas dúvidas, te ajudando a encontrar o melhor seguro para você.

Além disso, esses especialistas te ajudam no processo de pesquisa entre as opções, fazendo cotações dentro do que cabe no seu bolso. Essa é uma excelente ajuda na hora de escolher seu seguro, mas lembre-se que é um serviço à parte, okay?!

A estipulante atua de forma diferente, mas também facilita o processo de contratação. Trata-se de uma empresa que faz a intermediação entre um grupo de segurados e a seguradora.

Ela torna o processo mais simples à medida que consegue negociar as proteções dos seguros desse grupo. É ela que intermedia a parte administrativa e de contratação do serviço, mas não é ela que o oferece.

Um exemplo somos nós, a Company Hero. Atuamos como estipulantes porque negociamos condições especiais com nossa seguradora parceira para oferecer a melhor Proteção de Renda para nossos clientes, especialmente para quem trabalha por conta própria.

Você faz a sua contratação com a gente, te explicamos os detalhes da apólice, como cobertura, prazos, franquia, etc., você fecha conosco e a seguradora te protege. Assim, você consegue uma solução de qualidade de forma simples e com preço acessível.

👉 Saiba mais: 5 benefícios da proteção de renda para contratar sem medo.

7- Confira opções com benefícios adicionais

Já descobriu as melhores opções de seguros para você, mas ainda está em dúvida? Então, é hora de olhar para os benefícios adicionais que cada um pode oferecer.

Há diversas opções de seguros que oferecem outras facilidades e serviços ou pelo mesmo preço ou para adicionar ao seu plano. Dessa forma, muitas vezes, você consegue personalizar seu seguro com outros adicionais que fazem sentido para você.

Por exemplo, o seguro de vida com proteção de renda da Hero conta com auxílio funeral em todos os planos. Mas temos opções personalizadas com mais benefícios que você pode contratar se quiser. São facilidades como:

  • Telemedicina;
  • Acompanhamento psicológico;
  • Acompanhamento nutricional.

Gostou das dicas? Então, aproveite para conhecer a proteção de renda com seguro de vida da Company Hero! Pode ser a pedida certa para você!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes