Como tirar CNPJ pela internet: passo a passo para abrir seu negócio

Veja o tutorial completo para emitir seu CNPJ de forma online e segura.
 Raquel Kwok  |      25/07/2022
Capas-artigos-CAD_19.jpg

Se tem uma coisa que é realidade no país é que o brasileiro está disposto a empreender e atuar por conta própria. Só nos primeiros quatro meses de 2023, foram abertos mais de 1,3 milhão de CNPJs no país, conforme dados do Mapa de Empresas realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Além da alta quantidade de negócios formalizados, outro dado de destaque é o tempo levado para abertura dos negócios: 1 dia e seis horas em média. Isso se dá porque muitos profissionais sabem que tem como tirar CNPJ pela internet, o que agiliza muito o processo de formalização.

O CNPJ é o documento de identificação da empresa. Assim como o seu CPF garante que você existe perante a sociedade, o CNPJ prova a existência do seu negócio. A única maneira de ter um negócio formalizado é tendo essas documentações em mãos.

Se você também quer aprender a fazer isso de forma digital para começar a atuar por conta própria e de forma regular, está no lugar certo. Aqui, vou te explicar o passo a passo para abrir CNPJ online e tirar outras dúvidas que vão facilitar o seu processo.

Acompanhe tudo até o final!

5 Passos para abrir um CNPJ online

Pensar em abrir uma empresa te faz lembrar de toda aquela burocracia e papelada? Pode esquecer! As coisas agora são mais práticas e rápidas. A seguir, preparei tutoriais simplificados para abrir diferentes tipos de empresas online. Confira para saber como emitir o seu.

1- Faça a consulta de viabilidade

A consulta de viabilidade é essencial para ter certeza que seu negócio pode ser feito. Ela verifica a regularidade da sua atividade no seu endereço e pode incluir a consulta de disponibilidade do nome de marca que você quer usar.

Ela deve ser feita no site da Junta Comercial do Estado onde você está estabelecendo negócio. Você pode ver o passo a passo completo para fazer a consulta de viabilidade do CNPJ no blog da Hero também.

2- Emita o Documento Básico de Entrada (DBE)

O DBE é um formulário essencial para tirar o CNPJ pela internet. Esse documento conta com diversas informações básicas essenciais para o cadastro, como nome do proprietário, quadro societário, se houver, endereços, contatos etc.

Para emitir o seu, você pode conferir o conteúdo completo sobre DBE aqui no nosso blog.

3- Solicite o registro na Junta Comercial do Estado

O registro na Junta Comercial do Estado serve para obter a Inscrição Estadual, por isso, é obrigatório para atividades de comércio e serviços de comunicação e transporte entre estados e municípios. Demais prestadores de serviços não precisam desse registro.

Vale ressaltar que ele é feito de forma automática na hora de abrir o CNPJ, mas, caso o seu não seja realizado, você pode aprender a tirar a Inscrição Estadual com a gente também.

4- Registro na Prefeitura do Município

O registro na prefeitura é essencial para garantir que você possa emitir notas e contribua com os tributos municipais. Esse é um registro obrigatório para todos os tipos de CNPJ, inclusive MEI – nesse caso, ele também é feito de forma automática.

👉 Tudo sobre Inscrição Municipal: o que é, para que serve e mais!

5- Emita o Cartão do CNPJ

Feito isso, seu CNPJ estará pronto em pouco tempo e você poderá emitir o Cartão do CNPJ. É muito importante tê-lo em um local de fácil acesso, por isso, além de salvar sua versão digital, vale a pena imprimir e guardar uma versão física.

Como abrir CNPJ MEI online

O processo de abrir CNPJ MEI também é feito na internet, mas é um pouco diferente dos demais. Por isso, preparei um resumo para você aqui:

  1. Confira se você atende os requisitos para ser MEI;
  2. Acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Quero ser MEI”;
  3. Selecione a opção “Formalize-se” e, logado na sua conta Gov.br, preencha o formulário com seus dados;
  4. A emissão é automática, em seguida, use o número do CNPJ para emitir a Certidão de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) no Portal do Empreendedor, agora em “Já sou MEI”;
  5. Informe-se na sua prefeitura se precisa de Alvará de funcionamento ou do certificado de dispensa de alvará.

Aproveite e confira nosso conteúdo completo sobre os documentos necessários para abrir MEI.

Quanto custa abrir um CNPJ online?

Abrir um CNPJ é gratuito, mas você pode vir a ter custos com outras coisas ao longo do processo, como: contador ou advogado, emissão de alvarás, aluguel ou contratação de endereço virtual e por aí vai.

Por isso é importante pesquisar e fazer escolhas estratégicas nesse momento para não ter gastos desnecessários. Por exemplo, muitas pessoas pensam que precisam alugar uma sala comercial para ter um endereço com Inscrição Estadual e poder comercializar produtos, mas não é verdade. Os escritórios virtuais são soluções muito mais baratas e igualmente seguras que podem baratear o processo de regularização do seu negócio.

Escolhas assim podem fazer muita diferença na hora de começar a atuar por conta própria ou de iniciar um negócio novo.

Documentos para abrir CNPJ

Para abrir seu CNPJ online, você vai precisar das seguintes informações e documentos:

  • RG;
  • dados de contato;
  • endereço residencial;
  • tipo de atividade;
  • forma de atuação;
  • endereço fiscal e comercial;
  • conta gov.br.

Quem precisa abrir um CNPJ?

Todo mundo que quer atuar por conta própria ou iniciar um negócio e tem que emitir notas precisa abrir um CNPJ, seja um vendedor de doces caseiros ou uma startup com altos investimentos.

Dos autônomos aos grandes empresários, o CNPJ é a única forma de se regularizar e garantir direitos da previdência social.

Quanto tempo leva para abrir CNPJ hoje?

Em geral, pode levar até 30 dias para abrir o CNPJ, dependendo do tipo escolhido. Mas há modalidades que ficam prontas na mesma hora, como o MEI.

Vale a pena abrir um CNPJ?

Com certeza. O CNPJ serve para a identificação do seu negócio, mas também permite que diferentes ações sejam tomadas, como a emissão de notas fiscais ou o pagamento dos impostos.

Tendo um CNPJ, você consegue emitir a NF-e, abrir conta em bancos, realizar compras e contratar serviços com vantagens exclusivas.

Além de ser essencial para controlar a tributação imposta pela Receita Federal, com o CNPJ, seu negócio fica mais organizado. Como você deve imaginar, emitir o documento é um recurso importante para ter sucesso como empreendedor e não pode ser deixado para depois.

Sem dúvidas! A formalização te dá segurança para investir tempo e dinheiro na sua empresa, sem o medo de sofrer com penalizações ou ser descredibilizado no mercado.

Com um CNPJ, você pode:

  • Emitir notas fiscais para seus clientes.
  • Recolher seus impostos corretamente.
  • Formalizar a situação dos seus colaboradores.
  • Ficar em dia com a Receita Federal.
  • Aproveitar linhas de crédito.
  • Participar de licitações públicas, caso esse seja um objetivo do seu negócio.
  • Oferecer mais formas de pagamento aos clientes.

A longo prazo, todos esses fatores colaboram para a reputação da sua empresa no mercado e o faturamento no final do mês. Por isso, quanto antes você se formalizar, melhor.

Agora que você já aprendeu a tirar CNPJ pela internet, é hora de dar o próximo passo e se formalizar – e você pode fazer isso com segurança e economia contratando um Escritório Virtual! Veja as opções dessa solução que vai valorizar o seu negócio!

Raquel Kwok (1).png
Raquel Kwok
Uma das especialistas em Direito que compõem a equipe de Legalização da Hero. Auxiliando diversos clientes todos os dias, tem vasta experiência em Direito Tributário, Direito Empresarial, Legalização de empresas e Registro de marcas.

Artigos recentes