O que é um endereço virtual e para que serve?

O endereço virtual é uma ajuda muito procurada por profissionais autônomos. Leia o artigo e entenda tudo sobre o assunto.
 Otávio Hoffmann  |      20/04/2022
Endereço virtual: o que é e para que serve

O endereço virtual é uma ajuda muito procurada por profissionais autônomos. Aliás, até quem pretende usar a tecnologia para abrir seu próprio negócio está correndo atrás do serviço. Essa é uma opção inovadora e muito interessante para empresas de diferentes perfis e áreas de atuação. Você já se perguntou se também é útil para você?

Quando abre seu CNPJ, você precisa indicar um endereço fiscal para constar em todos os seus registros. Nem sempre ele será o mesmo da sua residência ou o endereço comercial, que você usa para divulgar para os clientes. Nesse momento que muitos profissionais enfrentam um problema, afinal, se trabalham de casa, o que deve ser informado na documentação e nos materiais de marketing? É aí que o endereço virtual entra em cena!

O escritório virtual é um serviço prestado por empreendimentos que oferecem o suporte administrativo para que um negócio funcione à distância. O endereço virtual é uma das facilidades oferecidas para que você consiga emitir documentos, prestar atendimentos e até se reunir com clientes de vez em quando, mesmo trabalhando sem uma sede fixa. Ele é ideal para quem não dispõe do seu próprio espaço ou não quer misturar a empresa aos dados pessoais.

Como funciona o endereço virtual?

Também conhecida como sede virtual, o endereço virtual é um suporte oferecido por empreendimentos que atuam com escritório virtual e locação de espaços compartilhados. É uma maneira de você trabalhar dentro da legalidade, com documentos e registros importantes para a credibilidade da sua empresa.

Dentro do pacote de escritório virtual, você tem acesso a um endereço fiscal, aquele que consta na junta comercial, além de um comercial, utilizado nos materiais de comunicação. Esses serviços relacionados ao endereço virtual são bastante requisitados, porém, também é possível contratar: atendimento telefônico, recepção, espaços físicos para reuniões e estações de trabalho com acesso à Internet.

Diferenças entre endereço virtual e escritório virtual

A confusão entre os termos é natural, uma vez que os nomes são muito parecidos. Aqui vai um truque para te ajudar a lembrar das diferenças:

Pense no escritório virtual como um espaço utilizado para fins comerciais e fiscais. Se alguém precisar enviar uma correspondência ou te fazer uma visita, é para lá que a pessoa vai. É o espaço físico que você aluga para experiências da sua empresa.

Já o endereço virtual é apenas uma localização que será utilizada para a emissão dos principais documentos com fins fiscais, tributários e formais. De maneira geral, o objetivo desse serviço é ajudar a formalizar e regularizar sua empresa perante os órgãos competentes.

O escritório virtual e o endereço virtual são soluções que se complementam. Sendo assim, é bem provável que você sempre escute falar sobre os dois juntos. Normalmente, quando o profissional precisa da localização para os documentos, ele aproveita e investe no serviço de recebimento de correspondências, por exemplo.

Quem pode ter endereço virtual?

O endereço virtual é para qualquer pessoa que deseja atuar mesmo não tendo um espaço físico. Isso significa que a maioria dos prestadores de serviços podem utilizar a solução como endereço da empresa. Quer um exemplo muito comum? Empreendedores do Mercado Digital, que ganham dinheiro com o trabalho digital da própria casa. Os contadores e advogados que trabalham na própria residência também são atendidos pela solução.

Se o seu negócio está fazendo mais sucesso do que você imaginava e você pretende expandir a área de atuação, investir no endereço virtual é uma boa ideia. É possível escolher um outro endereço para uma filial em qualquer lugar do país. Quem pensa grande e já está de olho nessa possibilidade, pode sonhar ainda mais alto com essa solução.

O endereço virtual é a saída para a informalidade. Com a contratação do serviço você garante que sua empresa está registrada perante os órgãos legais e pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, inclusive, dentro da sua casa. Quer entender como a solução é útil para você?

Fale com um de nossos Heroes!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes