Como divulgar link de afiliado: 9 dicas práticas

É afiliado digital e não sabe onde pode indicar seu link para vender? Confira 9 possibilidades com dicas de como indicar!
 Lara Zanesco  |      29/03/2023
capa-divulgar-link-afiliado.png

Saber como divulgar link de afiliado é essencial para quem quer aproveitar essa nova forma de gerar renda. O marketing de afiliados tem se destacado no mercado digital por abranger os mais diferentes nichos e ser fácil de aplicar.

Se você é daqueles que acha que ser afiliado é difícil e não consegue ter ideias de como e onde fazer suas indicações, este artigo vai te ajudar. Aqui vou te apresentar 9 dicas de divulgação de link e cupom de afiliado em diferentes canais para você traçar estratégias variadas de geração de renda.

Continue acompanhando e veja as melhores dicas para fazer suas indicações.

1- Divulgue o link em blogs

Uma forma clássica de divulgar link de afiliado é utilizar blogs pessoais. Esses canais são pensados para compartilhar informações e os afiliados podem criar conteúdos diversos para indicar os produtos.

A ideia é fazer conteúdos informativos relacionados aos produtos e serviços que você divulga, dessa forma, você consegue persuadir seu público e já deixar o link na página para ele acessar.

Esses conteúdos precisam ser bem pensados e bem escritos. Os blogposts precisam tirar dúvidas, trazer conteúdo exclusivo e confiável, se possível apoiado em outros tipos de textos, como imagens, vídeos e infográficos. Também precisam ser fáceis de ler para que seu público não canse de consumir seu conteúdo.

Como especialista em conteúdo SEO (Search Engine Optimization, em português, Otimização de Mecanismos de Busca), minha dica é que você pesquise sobre esse tema. Através do SEO, você vai aprender estratégias de conteúdo digital que deixam os textos melhores para os usuários e para os sistemas de pesquisa, como o Google. Isso vai aumentar muito suas chances de alcançar mais pessoas e entregar artigos que as ajudem de verdade.

Se você já tem um site, é possível atrelar o blog a ele e produzir diversos conteúdos de qualidade. Além de ser uma oportunidade de ganhar dinheiro com a afiliação, esse pode ser um excelente canal de tráfego orgânico para seu site, aquele tipo de acesso pelo qual você não precisa pagar.

2- Divulgue o link de afiliado no Instagram

As redes sociais são um dos principais canais para divulgação de links e cupons de afiliados da atualidade – isso mesmo, tem programas que liberam links e outros cupons, como o da Hero.

O ponto positivo da rede social é que você tem um espaço mais “livre” para criar, com mais proximidade do seu público e diferentes opções de formatos de conteúdo. Existem vários locais onde você pode colocar suas indicações e diferentes opções de canais, por isso vale a pena reforçar para você colocar seus esforços naqueles em que seu público alvo realmente está.

O Instagram te permite colocar o link na Biografia, aquela parte no topo do seu perfil, e nos stories de forma gratuita. Mas não basta só jogar o link lá e esperar que as pessoas acessem.

Você precisa produzir conteúdos que tenham relação com aquilo que está indicando para as pessoas terem vontade de acessar. Vamos usar de exemplo um contador afiliado no programa da Hero.

No seu perfil do Instagram, ele já fala muito sobre abertura de empresas e regularização de CNPJ e, agora, quer indicar o Escritório Virtual para seus clientes. Uma ideia é fazer uma sequência de stories falando sobre os riscos de usar o endereço residencial no CNPJ e, depois, apresentar sua nova solução: os escritórios virtuais.

Nesse momento, o contador pode indicar o link da página de escritórios virtuais nos stories e escrever o seu cupom exclusivo no texto do link, ou no próprio stories.

🔓 Mais dicas: 9 ideias de como divulgar link de afiliado no Instagram.

Mas essa plataforma também te permite fazer anúncios pagos que levem para o seu link ou seu cupom. Para isso, você precisa ter uma conta profissional, que também é gratuita, e cadastrar campanhas pelo Meta, plataforma de gestão do Instagram e do Facebook para empreendedores. Essas campanhas, no caso, são pagas, por isso precisam ser muito bem planejadas.

⚠️ Além disso, é muito importante conferir se essa estratégia é incentivada e até permitida pelo programa que você escolheu.

Apesar de ser uma opção, ela não é a mais viável tanto para o afiliado quanto para as marcas, porque exige investimento financeiro para o primeiro e compete com o segundo. Além disso, se não for muito bem feita, você pode acabar pagando por cliques que não geram vendas, ou seja, terá prejuízo.

Aqui no blog, temos um conteúdo com dicas para quem quer indicar sem gastar com mídias pagas. Acesse e entenda como seu um afiliado orgânico de sucesso!

3- Divulgue o link de afiliado no TikTok

O TikTok é uma rede de conteúdos rápidos e fluidos, que trabalha apenas com vídeos. De forma geral, o público que o usa é majoritariamente jovem, por isso você precisa entender bem se o seu público está por lá.

Esse é um estudo que vale a pena fazer já que o TikTok foi o app mais baixado de 2022 e já consolidou seu espaço no Brasil e no mundo.

Por lá, também é possível disponibilizar links na sua biografia do perfil e explorar os anúncios pagos. Para se aprofundar nesse tópico, acesse nosso artigo sobre como vender no TikTok sendo afiliado.

4- Divulgue o link no Facebook

O Facebook é da plataforma Meta, assim como o Instagram, e ainda é a maior rede social do mundo, com quase 3 bilhões de usuários. Ou seja, é possível encontrar seu público por lá também.

Por lá, os anúncios pagos são bastante usados, mas, como comentei, não são a opção mais viável devido à complexidade e ao investimento necessário para ter resultados.

Ainda assim, lembre-se de que as pessoas não estão por lá apenas para comprar. Você precisa educá-las e mostrar as vantagens da solução que quer oferecer. Um método simples, mas que precisa de constância, é produzir e compartilhar conteúdos informativos relevantes por lá.

Com uma página focada no seu nicho e indicando produtos relacionados a isso, é possível fazer publicações com textos, imagens e até vídeos. Os recursos são bastante variados.

Além disso, se você também estiver usando a estratégia de divulgação do seu link em blog, é possível levar as pessoas para os seus blogposts e colocar seu link nos artigos.

Nós também temos um conteúdo completo com dicas para se destacar nessa rede social. Quer saber mais? Então veja nossas dicas para vender no Facebook como afiliado.

5- Divulgue o link no Linkedin

O Linkedin é uma rede social diferente das demais. Ele é voltado muito para o âmbito profissional, por isso é preciso ser muito estratégico para indicar links de afiliação por lá. Mas não é impossível.

Trata-se de uma boa oportunidade para levar novas soluções para o seu nicho de mercado, aproveitando o networking que você faz por lá para indicar alternativas profissionais para seus clientes.

Por exemplo, se você é um contador que cuida de CNPJs, pode fazer diferentes conteúdos falando sobre como é atuar com marcas não registradas no INPI. A partir disso, pode divulgar serviços que facilitam o registro de marca, como a solução Hero, deixando seu link ou cupom para as pessoas aproveitarem a indicação.

Ou seja, além de falar sobre um problema comum a diversos empreendedores que estão por lá, você mostra que também conhece soluções viáveis. Isso pode te ajudar a ganhar dinheiro e a se colocar como autoridade no seu nicho pouco a pouco.

6- Divulgue o link de afiliado no Youtube

O Youtube é um excelente canal para divulgar link de afiliado. Isso porque, quando bem utilizado, pode se tornar uma fonte de renda passiva para você. Eu explico!

Por lá, você pode disponibilizar diversos conteúdos em vídeo para educar seu público, entreter, dar dicas e apresentar curiosidades. É um ótimo espaço para aproveitar as tendências do momento. Se você fala sobre um tema que é bastante popular e que sempre chama a atenção do público, fica fácil ganhar visualizações.

A partir disso, é possível apresentar temas que casem com as soluções que você quer indicar e, com isso, é só divulgar seu link ou cupom para as pessoas aproveitarem. Uma vez que o conteúdo estiver no ar, a divulgação permanecerá online. Se for um vídeo bom, ele vai te gerar cliques e vendas novas mesmo a médio e longo prazo, sem você ter que fazer mais nada nele. Por isso pode ser uma fonte de renda passiva.

👉 Saiba mais sobre esse tipo de rendimento vendo nosso artigo completo sobre Renda Passiva!

7- Divulgue o link por e-mail

Outra estratégia muito usada por diferentes profissionais é o e-mail marketing. A ideia é fazer divulgações e alimentar seu público com conteúdos via e-mail. Desse modo, as pessoas não se esquecem de você e vão entendendo cada vez mais como você pode ajudá-las.

Quando você escolher ser afiliado de um programa que tem a ver com o que você já faz, fica fácil incluir seu link de afiliado nesses e-mails. Vou voltar ao exemplo de contadores afiliados da Hero para ficar fácil de entender.

Imagine que você vá mandar um e-mail sobre os cuidados no momento de abrir empresas para os seus possíveis clientes, chamados de leads. Um desses cuidados é, justamente, a escolha do endereço. Como afiliado, agora você tem uma solução excelente para indicar aos seus clientes que querem abrir seu CNPJ de forma totalmente regular – é só falar sobre o Escritório Virtual e deixar seu cupom junto para eles aproveitarem.

8- Divulgue seu link de afiliado no WhatsApp

O WhatsApp também é um local onde você pode divulgar seu link de afiliado. O aplicativo já permite criar listas de transmissão, assim você pode mandar uma mesma mensagem para várias pessoas de uma só vez, o que facilita o processo.

Você pode mandar dicas sobre sua área, conteúdos informativos ou até mesmo divulgar seu cupom, mas escolha bem para quem vai enviar. Uma possibilidade é enviar um link para um artigo do seu blog em que o seu cupom ou link de afiliado está inserido, assim a indicação é mais sutil e você consegue atingir até quem está interessado só nas informações.

9- Divulgue o link de afiliado com mídias pagas

Eu já expliquei que é possível fazer divulgação paga nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Mas as mídias pagas não estão apenas nesses canais, também é possível pagar anúncios dentro dos buscadores, como o Google.

Para isso, você precisa ter um site ou pelo menos um blog para divulgar via anúncio, por isso vale a pena voltar na primeira dica deste artigo.

Antes de usar as mídias pagas, você precisa conhecer o seu programa de afiliados para saber se pode ou é incentivado a usar esse meio de divulgação. Lembra que expliquei lá em cima? O fato de não ser uma indicação orgânica pode não ser o que os programas buscam e você pode acabar investindo dinheiro e não tendo retorno. Minha sugestão é sempre explorar os recursos orgânicos antes de pensar no pago.

Agora ficou muito mais fácil divulgar seu link ou cupom de afiliado, não é? As dicas não param aqui no blog da Hero. Aproveite para conferir minhas dicas de textos para afiliados, com certeza vão te ajudar!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes