Como vender no Facebook como afiliado

Faça as melhores indicações como afiliado no Facebook: veja 6 dicas para conquistar novos clientes na rede social.
 Lara Zanesco  |      17/08/2023
Capa-Q2-afiliados04.jpg

Quando você está começando a trabalhar como afiliado, pode ficar um pouco perdido na hora de fazer suas indicações. Onde divulgar? Será que envio só para conhecidos? Preciso gastar para isso?

Essas dúvidas são muito comuns, mas não podem limitar os seus ganhos. Por isso, neste artigo, vou te ensinar a como vender no Facebook como afiliado. Afinal, essa é uma rede social muito usada no Brasil e, nela, você pode te gerar muitas indicações de sucesso – se você souber como usá-la, é claro.

Quer aprender a tornar o Facebook seu aliado na hora indicar produtos e serviços? Então, continue acompanhando e veja as 6 dicas que preparei para você fazer indicações orgânicas, isto é, sem gastar com anúncios.

1- Use conta profissional ou faça uma página

O perfil profissional, ou a página, transmite mais credibilidade do que uma conta pessoal na hora de fazer indicações no Facebook. Esse é um fator muito importante para conseguir convencer as pessoas de que aquilo que você está indicando realmente vale a pena.

Além disso, com esse tipo de acesso, você pode investir em anúncios pagos, o Facebook Ads, se quiser em algum momento.

⚠️ Mas atenção: nem todo programa de afiliados permite indicações por meio de mídias pagas. Antes de iniciar essa ação, consulte o regulamento do(s) que você participa.

2- Foque em conteúdo de qualidade

Um dos maiores segredos para vender online, seja no Facebook ou em outra rede social, é a produção de conteúdo. A ideia é fazer publicações que gerem valor para o seu público, que façam de você referência no nicho e promovam engajamento.

Por isso, vale a pena se dedicar a esse processo, com planejamento e produção de materiais que realmente fazem sentido para quem você quer atingir. Lembre-se de que devem ser fáceis de consumir e bem apresentados.

Isso não significa desprender um tempo enorme e muito esforço na criação de conteúdos mirabolantes. Muitas vezes, o básico bem feito já funciona.

Para te ajudar, temos um conteúdo completo com textos para afiliados aqui no blog da Hero.

3- Imagens e vídeos podem ajudar

No que tange os conteúdos, é importante reforçar que a parte visual é muito importante. Ela ajuda no consumo rápido das informações e a gerar valor àquilo que está indicando.

Se você é afiliado de uma marca de roupas, por exemplo, é muito mais fácil as pessoas quererem comprar após ver uma foto das peças que você está divulgando.

Dê preferência a imagens que deixem claro como é o produto, com boa iluminação e sem muitos outros elementos que causem distração em quem está vendo.

Como isso pode tomar um certo tempo, vale a pena conferir se o seu programa de afiliados disponibiliza materiais de apoio para você. Aqui na Hero, nossos afiliados recebem imagens que podem personalizar com seus cupons para usar em suas divulgações de marketing.

4- Explore grupos relacionados

Uma característica clássica do Facebook são os grupos. Lá, pessoas com interesses em comum se encontram para trocar dicas, ideias e opiniões. Esses são espaços muito interessantes para vender no Facebook como afiliado.

Para começar, encontre grupos relacionados àquilo que você quer indicar. Por exemplo, um afiliado da Hero pode entrar em grupos de contadores e indicar nosso serviço de Escritório Virtual, pois é um recurso que facilita o dia a dia de quem faz abertura e regularização de empresas.

Mas, antes de sair enviando links e postagens nos grupos, lembre-se de conferir se esse tipo de publicação é permitida por lá. Em algumas comunidades, existem restrições quanto ao tipo de conteúdo que se pode compartilhar.

5- Saiba destacar as vantagens da sua indicação

Se a pessoa pode comprar o produto direto no site da marca, por que ela compraria através do seu link? Um dos segredos de um afiliado digital de sucesso é saber valorizar os benefícios que a sua indicação oferece.

Além da confiabilidade de comprar um produto ou serviço de qualidade, muitas pessoas buscam por descontos ao comprar com afiliados – o lado positivo é que muitos programas oferecem esse tipo de benefício.

O segredo é destacar isso para seu público. Nos materiais visuais, por exemplo, você pode dar maior visibilidade para a porcentagem de desconto que o seu link proporciona.

Se você auxilia a pessoa a fechar a compra e se disponibiliza para tirar possíveis dúvidas, isso também pode ser um diferencial nos textos que você usa para divulgar cupons e links.

6- Atinja pessoas em todas as etapas de compra

Não limite suas indicações no Facebook só para quem está pronto para comprar. Se você quer viver da afiliação – ou pelo menos fazer uma boa renda extra com ela –, precisa pensar de forma mais ampla.

Que tal criar conteúdos que gerem a necessidade do seu público? Desperte nele a curiosidade pela solução que você indica. Muitas vezes as pessoas têm problemas que nem sabem como resolver. Se você fala sobre os problemas, pode atingir esse público e, aos poucos, apresentar a solução para ele.

Gostou das dicas? Comece a aplicá-las para ver os resultados no seu número de indicações.

Ser afiliado vale a pena para ter uma renda extra ou até uma nova ocupação. Tem dúvidas? Veja agora quanto ganha um afiliado digital!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes