O que é afiliado orgânico? Dicas e estratégias

Afiliado orgânico é aquele que não investe dinheiro nas indicações, mas faz todas elas a partir de conteúdo orgânico e não pago.
 Lara Zanesco  |      06/04/2023
Capa-Q1-Afiliados13.jpg

O marketing de afiliados envolve muitos termos específicos que podem confundir quem está iniciando. Afinal, você já ouviu falar em afiliado orgânico?

Talvez você já saiba o que é afiliado de forma geral, mas o termo “orgânico” certamente é novidade. Para te ajudar a entendê-lo, montei este artigo com as principais dúvidas e dicas sobre o tema:

  • O que significa afiliado orgânico?
  • Vale a pena ser um afiliado orgânico?
  • Como vender no orgânico como afiliado?

Continue a leitura para tirar suas dúvidas e descobrir como ser um afiliado orgânico de sucesso!

O que significa afiliado orgânico?

Afiliado orgânico significa uma pessoa que ganha comissões por indicar produtos e serviços sem investir dinheiro na indicação. Ou seja, ela não utiliza nenhum canal pago, como Google Ads ou Facebook Ads.

O que torna a afiliação orgânica é justamente essa indicação e captação “naturais”. A ideia é que você não tenha gastos financeiros, apenas de tempo e esforço.

Vale a pena ser um afiliado orgânico?

Sim, vale a pena ser um afiliado orgânico. Esse é um canal de marketing que pode te oferecer resultados sólidos e constantes a médio e longo prazo. Não é à toa que grandes empresas investem nisso, como aqui na Hero.

Há quem não goste de trabalhar com o orgânico por ter pressa nos ganhos. De fato, esse não é o intuito. Mas é por meio dele que você conquista de verdade seu público e se coloca como autoridade no campo das indicações – consequentemente, garante mais vendas.

A longo prazo, quando indicar um produto novo, vai ser muito mais fácil seu público confiar e acessar ou comprar a partir da sua divulgação. Mais vendas, mais dinheiro na conta.

E diferente dos canais pagos, quando você faz um bom trabalho orgânico indicando produtos e serviços, você continua ganhando mesmo que tenha que pausar um pouco suas ações. No caso das mídias pagas, você só ganha enquanto paga.

Além disso, quando você tem uma página com bom tráfego orgânico e boas indicações, é mais fácil conseguir divulgar anúncios que pagam melhor, pois as empresas querem ter acesso ao seu tráfego.

👉 Você pode gostar: Como vender como afiliado iniciante: 5 dicas simples.

Como vender como afiliado orgânico?

Para ser um afiliado orgânico, você precisa estar presente no maior buscador orgânico da atualidade: o Google. O tráfego orgânico existe nos mais diversos canais, mas o Google concentra a grande parte dos acessos a nível mundial.

Veja estas 5 dicas para se tornar um afiliado orgânico:

1- Crie uma página

Invista esforços para criar uma boa página online e, de quebra, construir um blog. Nessa página, você pode divulgar e vender seus produtos e serviços pessoais, caso trabalhe com outras coisas, ou apresentar todas as suas indicações.

2- Use um blog

O blog serve para educar seu público e atrair cada vez mais pessoas para a sua página. Por meio deles, você pode tirar dúvidas e apresentar soluções a diferentes problemas do seu público alvo. Desse modo, além de poder alcançar muitas pessoas, você consegue aumentar sua credibilidade e autoridade no seu nicho.

Atualmente, existem várias maneiras de criar sua página e seu blog de forma gratuita, como o Google Site e o Wordpress.

3- Trabalhe o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo visa gerar vendas a partir de conteúdos diversos, como blogposts, redes sociais, e-mail marketing. Através dele, você consegue montar materiais estratégicos para pessoas em diferentes momentos da jornada de compra.

Desde conteúdos informativos para tirar dúvidas triviais até reviews de produtos são bem construídos a partir de estratégias de marketing digital. Para se aprofundar, você pode pesquisar o termo “cursos de marketing de conteúdo gratuitos” no Google e estudar, existem várias opções.

4- Faça muitas e boas divulgações

Não é porque sua página está na internet que você não precisa divulgá-la. Sempre que houver uma coisa nova, envie para amigos no Whatsapp, divulgue no Facebook ou onde achar melhor de acordo com a sua estratégia.

No começo, são essas indicações que vão levar tráfego para os seus links, onde você poderá fazer suas indicações e divulgar seu link de afiliado ou seu cupom.

Na hora de divulgar, você pode usar nossos modelos de textos prontos para afiliados e adaptar para a sua necessidade.

5- Explore o Youtube

Sim, o Youtube ainda é um excelente canal para conquistar tráfego e vendas orgânicas. A plataforma é focada em entregar os mais diversos conteúdos. Por lá, quanto mais vídeos você publicar, melhor.

Mantenha-os fáceis de acompanhar, com uma descrição bem feita e título claro e chamativo. Esses pequenos cuidados já vão fazer muita diferença para os seus resultados. Quer uma inspiração de referência? Você pode conhecer o canal da Hero no Youtube. Lá seguimos as melhores práticas para entregar conteúdos realmente relevantes aos nossos clientes.

Se você quer começar a ser um afiliado orgânico, é hora de se aprofundar nesse universo um pouco mais! Veja nosso artigo completo com dicas de como ganhar dinheiro sendo afiliado!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes