O que é Marketing de Afiliados e como funciona

O marketing de afiliados é o ganho por indicação de produtos e serviços. Veja detalhes e saiba como começar agora!
 Lara Zanesco  |      27/03/2023
Capa-Q1-Afiliados05.jpg

Apesar de ser cada vez mais popular, o marketing de afiliados não é uma super novidade, sabia? Esse conceito foi criado e patenteado pelo fundador da marca PC Flowers & Gifts, William J. Tobin, em 1989, por meio da Prodigy Network. Em 1993, a empresa gerou $ 6 milhões só com esse serviço, até que gerou seu próprio modelo de vendas comissionadas em 1998.

Hoje em dia, vemos os mais diferentes sites com programas de afiliados para oferecer uma fonte de renda extra para seus clientes, além de melhorar seu alcance de marca. Hotmart, Shopee e Shein são os nomes da vez, mas existem marcas ainda mais nichadas que exploram esse tipo de marketing.

E é possível encontrar opções de afiliação nos mais variados nichos. Até mesmo contadores podem ser afiliados, como no programa da Hero. Ou seja, esse é um recurso online bastante difundido e vantajoso para quem se dedica.

Neste artigo, vou te explicar tudo sobre o marketing de afiliados para você entender como funciona e como ele pode ser sua nova fonte de renda. Leia na íntegra!

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados consiste no comissionamento a afiliados por cada conversão que eles geram para a marca. Essa conversão pode ser um acesso ao site, inscrição em um formulário ou até mesmo uma venda.

Assim, o marketing de afiliados está dentro do marketing digital. Isso porque, por meio da ação dos afiliados, as marcas conseguem alcançar e atrair mais e melhores clientes. Além disso, pode ser uma excelente fonte de receita para os mais diversos tipos de comércio e serviços.

Do ponto de vista do afiliado, funciona como uma fonte de renda, já que você recebe sempre que conquista uma ação a partir da sua divulgação. A comissão, aliás, também muda de um programa de afiliados para o outro, mas geralmente é referente a uma porcentagem do valor do produto ofertado.

Sabe aquele produto que você conhece e acha o máximo, aí sai recomendando para todo mundo? A ideia do marketing de afiliados é ganhar dinheiro com esse tipo de recomendação.

💡 Para tirar a dúvida: Marketing de afiliados é pirâmide? Entenda.

Os 3 pilares do marketing de afiliados

Existem três agentes principais que funcionam como pilares do marketing de afiliados: o comerciante, o afiliado e o comprador. Entenda melhor o papel de cada um:

1- Comerciante

A pessoa ou empresa dona do produto/serviço a ser divulgado está neste pilar. A criação do produto, sua manutenção, identidade e quaisquer outros aspectos relacionados dependem do comerciante.

Da mesma forma, é essa figura que vai definir o programa e a comissão que o afiliado receberá, além de realizar os pagamentos.

2- Afiliado

Toda pessoa com e-mail funcional e com 18 anos ou mais pode ser afiliado digital. Essa é a parte responsável pela divulgação do produto ou serviço, é a figura que faz o marketing em si. Ainda assim, há comerciantes que disponibilizam materiais de apoio para facilitar a vida do afiliado, como aqui na Hero.

O afiliado pode escolher como e onde divulgar, além de poder indicar produtos de várias marcas diferentes ao mesmo tempo. Ele tem autonomia para trabalhar suas indicações.

👉 Veja agora: Vantagens de ser afiliado digital!

3- Comprador

Esse é o cliente final, para quem o afiliado divulga o produto/serviço do comerciante. Sempre que um comprador realiza a ação que o afiliado deseja, este recebe sua comissão. Isso pode ser acessar um link ou comprar algo de fato.

O comprador geralmente já conhece o afiliado, inclusive nas redes sociais, onde acontece a maior parte das divulgações atualmente.

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados funciona de uma forma mais simples do que você imagina. Para explicar, vamos supor que você já seja um afiliado.

Primeiramente, você irá pesquisar os programas e produtos que mais combinam com você e o seu público. Depois disso, deve se cadastrar no programa escolhido. Feito o cadastro, é hora de começar a divulgar.

Após a divulgação, que pode ser feita das mais diversas formas, sempre que alguém realizar a ação deseja (clicar, acessar, comprar, etc.), você é bonificado, seja com comissão ou benefícios. As formas de pagamento variam de um programa para o outro, mas é tudo muito simples.

Há programas que pagam em dinheiro, outros dão pontos para usar no próprio site e por aí vai. Geralmente, os afiliados buscam os que pagam para garantir uma renda extra ou até mesmo uma fonte de renda passiva.

Quais os tipos de comissionamento?

Falar de marketing de afiliados é falar de renda. Os programas seguem diferentes tipos de comissão para pagar as indicações dos afiliados. Os principais e mais usados são:

Custo por ação

Esse é um dos modelos de comissionamento mais usado no marketing de afiliados atualmente. Nesse caso, o afiliado recebe caso o comprador realize uma ação predeterminada.

Isso significa que não basta, por exemplo, ele acessar o seu link de divulgação e chegar até o site, se lá dentro ele não realizar uma ação: compra, cadastro em formulários, etc. São ações que chamamos de conversão. Geralmente a ação visada é pré determinada pelo programa e pode mudar periodicamente conforme a estratégia da empresa responsável.

Custo por clique

O custo por clique já não é tão comum nos programas atuais. Ele consiste no comissionamento a partir dos acessos que você leva para a marca através do seu link como afiliado.

Geralmente os comerciantes que usam essa comissão querem aumentar seu tráfego, mas isso nem sempre é sinônimo de receita. Além do mais, é muito comum que pessoas que não estão realmente interessadas no produto acessem o link, aí eles pagam, mas não vendem, por isso não é o tipo de comissionamento mais popular.

Pagamento por venda

Outra forma comum de comissionamento que você encontra por aí é o pagamento por venda (PPS do inglês Pay-Per-Sale). Nesse formato, o afiliado só recebe quando alguém efetua uma compra a partir da sua indicação.

Para você entender melhor, esse é o modelo que adotamos na Hero. Aqui, cada afiliado tem seu cupom exclusivo. Sempre que alguém compra uma de nossas soluções usando o cupom, o afiliado recebe até 20% do valor do produto em comissão ou, dependendo do produto e se o afiliado quiser, processos de abertura de CNPJ gratuitos.

Quais as vantagens do marketing de afiliados?

Se você está se perguntando se vale a pena trabalhar com o marketing de afiliados, a resposta é sim. As vantagens são diversas, tanto para os afiliados quanto para os comerciantes:

Vantagens em ser afiliado

  • Liberdade para trabalhar como e o quanto quiser;
  • Baixo ou nenhum investimento;
  • Baixo risco;
  • Mais segurança financeira;
  • Fortalecimento da sua marca;
  • Possibilidade de aumentar sua cartela de serviços;
  • Possibilidade de ter renda passiva.

Veja os 5 principais motivos para ser afiliado e acabe com as suas dúvidas agora mesmo!

Vantagens em vender com afiliados

  • Menos investimento em marketing interno;
  • Possibilidade de alcançar novos públicos;
  • Investimento com retorno mais garantido;
  • Credenciamento com redes conhecidas e confiáveis.

O que é preciso para trabalhar com marketing de afiliados?

Para trabalhar com marketing de afiliados, no geral, é bem simples. Os fatores básicos são:

  • ter mais de 18 anos;
  • ter um e-mail válido;
  • estar cadastrado em um programa de afiliados.

Depois de saber como começar no marketing de afiliados, você pode buscar aprender a como fazer suas divulgações. O blog da Hero tem diversos conteúdos que podem ajudar nesse processo. Quanto mais e melhores indicações você fizer, mais você ganha.

💡 Pode te ajudar: 5 dicas simples para vender como afiliado iniciante!

É possível ganhar dinheiro com marketing de afiliados?

Sim, é possível ganhar dinheiro com o marketing de afiliados. Essa pode ser uma renda extra, passiva ou até mesmo a sua principal fonte de renda. O que determina isso é o quanto você se dedica às indicações e dos programas escolhidos.

Como é um tipo de trabalho que você faz de forma autônoma, todas as decisões dependem de você. Não é à toa que esse campo de atuação também é chamado de marketing de desempenho.

Quanto ganha um afiliado iniciante?

Um afiliado iniciante pode começar ganhando, em média, R$ 1 mil, de acordo com o portal Glassdoor. Como comentei, os ganhos vão depender do comissionamento dos programas que você participa e do seu desempenho nas indicações.

🔓 Quanto ganha um afiliado? Veja se vale a pena.

Não consegue imaginar como isso se aplica para área contábil? Então, veja nosso artigo com dicas para contadores que querem ser afiliados. Você vai descobrir uma nova forma de ganhar dinheiro sem aumentar suas demandas do dia a dia.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes