9 ideias de como divulgar link de afiliado no Instagram

Veja dicas de conteúdo e estratégias para Instagram para conseguir mais indicações como afiliado digital.
 Lara Zanesco  |      01/11/2023
capa-divulgar-link-afiliado-no-instagram.png

Se você quer ganhar dinheiro divulgando produtos e serviços online, vale a pena aprender a usar as redes sociais para isso. Elas já são muito buscadas pelos usuários para fazer compras, principalmente a partir de indicações.

Para te ajudar nessa missão, neste conteúdo, vou te explicar como divulgar link de afiliado no Instagram, uma das plataformas mais acessadas no Brasil e no mundo.

Acompanhe as 9 dicas para fazer indicações no Instagram sem precisar gastar com anúncios pagos.

1- Conteúdo de qualidade

O segredo para vender como afiliado no Instagram, e em qualquer outra rede social, é caprichar no conteúdo.

Quando falamos de conteúdo de qualidade, estamos falando daqueles que realmente agregam valor para quem o recebe. Seja por gerar identificação, conexão, tirar uma dúvida ou até mesmo por entreter.

Crie postagens e stories relacionados àquilo que você está indicando para que promova os produtos ou serviços, mas também engaje seu público. O melhor jeito de saber o que funciona é testar diferentes modelos e formatos, então, não tenha medo, especialmente no começo.

2- Avaliações e resenhas

Quem nunca buscou pela avaliação e opinião sincera de outra pessoa antes de comprar algo? Ouvir a perspectiva de quem já consumiu o produto ou serviço é uma forma de ter mais segurança na compra.

Como afiliado, você pode ser a pessoa que oferece essas avaliações, que devem ser reais mesmo que não sejam perfeitas. Afinal, a ideia é indicar coisas que você realmente gosta e confia e, para isso, você terá que conhecê-las bem.

🔓 Já ouviu falar sobre Social Commerce? Saiba mais sobre essa tendência!

Depois, é só disponibilizar o seu link de afiliado no stories ou na biografia do seu perfil e orientar as pessoas a acessá-lo para comprar.

3- Tutoriais e demonstração

Outro formato de conteúdo que funciona muito bem para divulgar link de afiliado no Instagram são os tutoriais.

Você pode apresentar passa a passo de várias coisas em relação às suas indicações: como comprar, como usar, como ativar e por aí vai. As opções são várias e mudam de acordo com o tipo de coisa que você está indicando.

O segredo é mostrar facilidade e as vantagens no uso do produto ou serviço. As pessoas precisam imaginar que elas conseguem seguir aquele tutorial, ou seja, que elas também terão facilidade em usar aquilo que você está indicando.

4- Ofertas e descontos exclusivos

Em muitos programas de afiliados, quem indica tem cupom ou link com desconto exclusivo e isso pode te ajudar a divulgar seu link no Instagram.

Se você tem um cupom, você pode compartilhá-lo nos stories ou no feed e dar destaque ao desconto para chamar a atenção. No caso dos links, siga o mesmo princípio, mostrando as vantagens de comprar através do seu link de afiliado.

5- Envolva-se com a comunidade

Outra oportunidade de chamar a atenção de pessoas que possam se interessar nos itens que você divulga é engajando em conteúdos de outros perfis.

A ideia é interagir em publicações do mesmo nicho e mostrar que você conhece do assunto, assim, pode fazer com que pessoas que já têm um nível de interesse conheçam o seu perfil. Se ele tiver conteúdos de qualidade, as chances de elas te seguirem e acompanharem suas indicações só aumenta.

6- Parcerias com outros perfis

Outra forma de atrair mais pessoas é fazer parceria com outros afiliados e influenciadores que sejam do seu nicho.

Desse modo, vocês podem indicar o link dos parceiros e alcançar novos públicos por meio do Instagram. Mas lembre-se de que isso envolve a sua imagem, então escolha bem com quem vai fazer esse tipo de ação.

7- Use a bio do Instagram

A sua biografia no Instagram precisa ter o seu link de afiliado. Essa é uma forma prática para os usuários encontrarem seu link e muitos já estão acostumados com essa dinâmica.

Caso você seja afiliado digital de várias marcas, pode criar uma link tree, ou seja, um link que abriga vários outros dentro. Aí é só as pessoas clicarem na link tree da sua bio para encontrarem o produto ou serviço que desejam.

8- Crie carrosséis informativos

Os carrosséis são aquelas publicações de imagens ou fotos que têm mais de uma tela. São excelentes para apresentar informações detalhadas e podem ser utilizados para os mais diversos tipos de conteúdos: passo a passo, dicas, dúvidas, curiosidades, engajamento…

Explore bem a parte visual e as várias imagens para diluir o conteúdo de forma que não fique cansativo de consumir.

👉 Pode te ajudar: Textos prontos para afiliados venderem mais.

9- Stories com perguntas e enquetes

Os stories também são excelentes espaços para gerar engajamento e divulgar seu link de afiliado no Instagram.

Usar perguntas e enquetes é uma forma de manter as pessoas consumindo seu conteúdo, mas não para por aí. Você pode explorar essas ferramentas para descobrir quais as principais dúvidas e dores do seu público que suas indicações podem resolver.

Dessa forma, fica mais fácil criar conteúdos bem direcionados e elaborados que facilitem a compra por meio do seu link.

Viu só? Existem muitas formas de divulgar um link de afiliado no Instagram. Seguindo essas dicas, vai ser muito mais fácil fazer boas indicações.

Aproveite que está no nosso blog e confira mais dicas para ter sucesso como afiliado digital. Nosso conteúdo sobre como vender no Facebook como afiliado pode te ajudar!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes