O que é afiliado autoridade e como ser um?

Esse tipo de afiliado constrói autoridade no seu nicho para garantir indicações a partir dela. Entenda como ser um com estratégias simples.
 Lara Zanesco  |      12/04/2023
Capa-Q1-Afiliado16.png

O termo “afiliado autoridade” tem muito a ver com o afiliado orgânico. Trata-se de um tipo de afiliado digital que constrói sua autoridade no nicho para vender a partir dela.

Mas o que seria essa autoridade? Como ela é construída? E será que ela realmente ajuda a conseguir mais indicações? É bem possível que você esteja com alguma dessas dúvidas na cabeça. Mas, calma! Eu vou te explicar tudo sobre isso para você entender se vale a pena ou não se dedicar a ser um afiliado autoridade.

Para isso, vou responder a estas três perguntas neste artigo:

  • O que é um afiliado autoridade?
  • Vale a pena ser um afiliado autoridade?
  • Como se tornar um afiliado autoridade?
  • Estratégias para vender como afiliado autoridade.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é um afiliado autoridade?

Afiliado autoridade é aquele que conquista indicações por meio de conteúdos não pagos devido à sua boa reputação no nicho. Isto é, devido à sua autoridade.

Essa autoridade é construída pouco a pouco. Para isso, o afiliado utiliza de diversas estratégias, como:

  • produção de conteúdo;
  • participação em palestras;
  • networking;
  • validação social.

Assim, ele tem tudo a ver com o que chamamos de afiliado orgânico, pois também usa de diferentes recursos para conseguir indicações “naturais”, a partir do chamado tráfego orgânico.

São recursos como publicações em redes sociais, no Youtube, em blogs, newsletters e por aí vai. Tudo isso é feito para que ele se consagre como uma referência no seu nicho e isso transpasse confiança suficiente para seu público querer comprar o que ele indica.

Assim, é preciso alimentar seu público de conteúdo de qualidade e fácil consumo para que ele continue te acompanhando e, aos poucos, aproveite tudo que você tem para indicar.

Vale a pena ser um afiliado autoridade?

Com certeza vale a pena ser um afiliado autoridade. Além de ser uma prática que pode beneficiar sua marca pessoal ou profissional como um todo, essa é uma estratégia para quem pensa a longo prazo.

As principais vantagens de ser um afiliado focado em autoridade online são:

Sem custo com mídias pagas

Como expliquei, esse tipo de afiliado digital não utiliza de mídias pagas para conquistar tráfego. Desse modo, ele não precisa ter nenhum gasto de impulsionamento das publicações.

A constância e a qualidade dos conteúdos e da estratégia utilizada são o que vão ditar o alcance e o engajamento de cada material.

👉 Leia agora: 5 motivos para ser um afiliado sendo contador ou advogado.

Público fidelizado

Quando alcançamos pessoas por meio de conteúdos de qualidade, existe uma tendência maior de fidelização. Afinal, a pessoa consegue ver valor naquilo que estamos entregando e vai querer consumir mais.

Assim, é muito comum que o público alcançado por meio de estratégias de afiliado de autoridade seja muito mais fiel do que os alcançados através dos canais pagos.

Essa fidelidade tem a ver com o consumo contínuo dos seus materiais, a interação com as publicações e até a tão sonhada conversão: clique no seu link de afiliado ou compra com o seu cupom.

Resultados que continuam a longo prazo

Outra vantagem de ser um afiliado de autoridade é que as ações que você toma hoje continuarão te dando resultados a longo prazo.

Por exemplo, se você trabalha com blogposts e oferece conteúdos de qualidade, originais, com boas referências e de fácil leitura, provavelmente eles vão te trazer bons resultados orgânicos. Mas isso vai continuar por meses e meses após a publicação. Basta fazer algumas atualizações periodicamente, que agreguem no conteúdo, para mantê-lo atualizado e pronto.

Seu nome ganha destaque no nicho

Com tantos conteúdos bem feitos, com informações e dicas úteis, pessoas consumindo com constância, o que você pode esperar? Isso mesmo: autoridade. Esse é o propósito geral em ser esse tipo de afiliado digital.

Essa autoridade significa ter peso no seu nome dentro do seu nicho, seja seu próprio nome ou de sua marca.

Uma vez que você constrói sua autoridade num nicho, você se torna uma das referências dele. Assim, tudo que for publicado nessa área com a sua assinatura tem mais peso, inclusive as suas indicações de produtos e serviços.

Como se tornar um afiliado autoridade?

Se você quer saber por onde começar a ser afiliado, sugiro que confira nosso artigo completo de como ser um afiliado. Lá, você encontra dicas detalhadas de como definir seu público, metas e estratégias para começar com o pé direito.

Aqui, vou apresentar 4 dicas para ser um afiliado autoridade, ou seja, como construir sua autoridade no seu nicho. Vamos lá:

1- Dedique-se a um nicho específico

Para criar autoridade, você não pode ficar falando de um monte de coisa ao mesmo tempo. Esse tipo de afiliado precisa ser focado em um único nicho e construir seus materiais em cima dele.

Quanto mais você focar, mais vai relacionar seu nome e imagem a esse assunto, tanto para você quanto para o público. Além disso, vai poder abordar os mais diversos aspectos do seu nicho, mostrando que o conhece bem. Isso nos leva às próximas dicas.

2- Aprofunde-se nos conteúdos

Quando você explorar ao máximo seu nicho, vai ver que vai tocar em assuntos extremamente específicos. Não se atenha de abordá-los, mesmo que seja uma pergunta feita por poucas pessoas.

Explicar os detalhes mínimos reforça seu conhecimento na área, por isso se aprofunde ao máximo.

Isso não quer dizer que você deve só fazer conteúdos densos e complexos para conquistar autoridade. Na verdade, é sempre bom mesclar entre materiais mais rasos e outros mais completos. Mas nunca deixa de lado aqueles que exigem mais conhecimento específico.

👉 Você pode gostar: 13 Textos prontos para afiliados venderem mais.

3- Apresente comprovações sociais

As comprovações sociais são amostras de que outras pessoas te reconhecem como autoridade e uma pessoa de confiança no nicho.

Para isso, você pode usar comentários em redes sociais, no Google, se usar um site, fotos em palestras, depoimentos de mentores e mentorados e por aí vai. Suas conexões são muito importantes nesse momento.

Com o networking certo, você pode decolar como referência na área em pouco tempo. Daí, ter um conteúdo relevante e de qualidade bem consolidado é ainda mais importante.

4- Conecte-se com sua audiência

Autoridade não pode estar separada de conexão, por isso invista tempo no contato com quem te acompanha.

Essa conexão pode ser gerada por meio de diferentes recursos:

  • uso da contação de histórias nos conteúdos;
  • exploração de elementos comuns ao cotidiano para gerar identificação;
  • caixinha de perguntas para responder;
  • respostas a comentários;
  • pedidos de sugestões de temas;
  • espaço para envio de dúvidas.

As possibilidades são diversas e muitas são bastante práticas. O ideal é praticá-las pelo menos uma vez na semana. É essa conexão que vai segurar as pessoas nos seus conteúdos a longo prazo.

Estratégias para vender como afiliado autoridade

Agora que você já entendeu o que é um afiliado de autoridade e como se tornar um, separei 3 estratégias simples e fáceis de aplicar. Confira os detalhes de cada uma para começar a estruturar a sua estratégia para vender como afiliado:

Explore os conteúdos ao vivo

As lives nas redes sociais são uma grande oportunidade para aumentar seu engajamento e autoridade ao mesmo tempo. O primeiro porque é um meio em que as pessoas interagem mais. O segundo pela “prova dos trinta”.

Sabe aquela história de que “quem sabe faz ao vivo”? Pois é exatamente isso que impacta na construção da sua imagem como referência no nicho ao fazer conteúdos ao vivo. Mostra que você tem segurança e conhecimento suficientes para se abrir a comentários e dúvidas espontâneas e reais.

Além disso, essa é uma ótima forma de trabalhar o fator da conexão com o seu público. Ainda assim, pode ser um grande passo para quem está começando. Por isso, sempre se prepare antes, estude o que quer apresentar, monte um cronograma de como será a live para se sentir pronto para esse momento.

Crie materiais ricos

Os materiais ricos são e-books, infográficos, guias e por aí vai. São materiais bastante completos e fáceis de consumir. Com eles, você consegue mostrar profundidade no seu conhecimento de área.

Mas não é só isso. Eles podem ser uma “moeda de troca” para captar algum dado interessante do seu público. Por exemplo, você pode oferecer um e-book completo em troca do e-mail da pessoa com autorização para mandar conteúdos. A partir disso, é só seguir para a próxima dica.

Mantenha sua base atualizada

Quando se trabalha como afiliado de autoridade, você precisa ter conhecimento sobre a jornada de compra do seu público para entender quando alguém está pronto para receber indicação ou não.

Isso porque você pode atingir pessoas em diferentes momentos da jornada. Assim, precisa alimentar quem ainda não está pronto com conteúdos informativos, que instiguem a curiosidade e que façam com que a pessoa se sinta pronta para consumir aquilo que você divulga.

Essa nutrição da sua base é essencial para garantir consistência na sua estratégia como um todo.

Simples, não é? Ser afiliado autoridade é uma excelente escolha para quem quer se concretizar no seu nicho e ainda ganhar mais dinheiro. Um exemplo disso são os contadores, eles também podem desfrutar desse ramo do marketing digital. Entenda mais sobre como contadores podem ganhar dinheiro sendo afiliados.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes