Tudo sobre alíquota do ISS: veja o valor e mais

Entenda como funciona a tributação do ISS em todo país e como escolher a melhor alíquota para o seu negócio. Acesse agora!
 Lara Zanesco  |      11/04/2024
tudo-sobre-aliquota-do-ISS-e-como-calcular-veja-onde-e-mais.png

O Imposto Sobre Serviços é uma das contribuições obrigatórias para quem atua como prestador de serviços. Entender sua alíquota e como calcular a sua contribuição é essencial para fazer sua gestão tributária.

Neste conteúdo, você vai entender por que paga esse imposto, qual o valor e como escolher a melhor alíquota para você. Acompanhe e entenda mais sobre como cuidar do seu CNPJ.

O que é ISS?

O ISS é um imposto municipal que incide sobre a prestação de serviços, seja realizada por empresas ou por autônomos. Assim, o Imposto Sobre Serviços garante recursos para o município onde as atividades são realizadas.

Quando um PJ presta serviço para uma empresa, o recolhimento do ISS é responsabilidade da contratante. No caso dos autônomos, o recolhimento é responsabilidade do próprio profissional.

Qual a alíquota do ISS atual?

Conforme a Lei Complementar 116/2033, o ISS tem alíquota mínima de 2% e máxima de 5%. A definição do valor exata é feita por cada município, por isso o custo pode variar de acordo com onde seu CNPJ está registrado e onde os serviços serão prestados.

Para saber o valor do ISS no seu município, é necessário consultar a Secretaria da Fazenda Municipal.

Como registrar seu CNPJ onde o ISS é mais barato

Você pode estar pensando que vai ter que arcar com um imposto alto por conta de onde seu negócio está. Mas sabia que você pode registrar seu CNPJ em qualquer local do país sem precisar se mudar?

Isso é possível com os Escritórios Virtuais. São endereços de locais reais que você contrata para usar como sede fiscal e comercial do seu negócio. Assim, você pode registrar sua empresa em São Paulo mesmo atuando em uma cidade do interior do Paraná, por exemplo – mas vale a pena consultar caso a caso.

Essa é uma boa opção para serviços que não precisam de um espaço físico de fato para operar. Assim, você centraliza a gestão fiscal do seu negócio no Escritório Virtual, que pode receber suas documentações e a fiscalização.

E essa solução é totalmente regularizada, você só precisa escolher uma empresa confiável e segura que entende como funcionam os processos de regularização de CNPJs em todo o país, como a Hero.

Fale agora com um dos nossos especialistas para encontrar o Escritório Virtual no melhor endereço para você!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes