O que é endereço fiscal? Guia simplificado para empreendedores

Também chamado de domicílio fiscal, esse endereço é essencial para abertura de empresas e deve ser estratégico. Entenda melhor!

 Lara Zanesco  |      30/11/2022
Capas-Artigo-EV_06.jpg

Saber o que é endereço fiscal é essencial para quem quer abrir uma empresa. Essa informação te ajuda a decidir a localização do seu negócio que será declarada aos órgãos oficiais.

Isso pode interferir na liberação da empresa, nos tributos a serem pagos e até mesmo no plano de saúde empresarial. Ou seja, apesar de simples, o endereço fiscal tem grande impacto no crescimento do seu negócio. Neste guia, você vai entender tudo sobre esse assunto:

  • O que é endereço fiscal?
  • Para que serve um endereço fiscal?
  • Quem precisa de endereço fiscal?
  • Como escolher um endereço fiscal?
  • Como contratar um endereço fiscal virtual?

Continue acompanhando e tire todas as suas dúvidas:

O que é endereço fiscal?

O domicílio ou endereço fiscal é a localização indicada na documentação de um CNPJ, no momento de abertura da empresa. Ele aparece em todas as documentações, como registro de MEI, contratos sociais e por aí vai.

O que é endereço fiscal com Inscrição Estadual?

A inscrição estadual é o registro da empresa no SINTEGRA para recolher o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para estabelecer que ela é regular e autorizada a repassar mercadorias. Só precisa de endereço fiscal com inscrição estadual as empresas de comércio e lojas virtuais.

Aprofunde-se nesse tema lendo este conteúdo: O que é Inscrição Estadual?

Qual a diferença entre endereço fiscal e comercial?

Essa é uma dúvida muito comum. O endereço fiscal é o que vai na documentação da sua empresa, usado de forma legal. Já o comercial é aquele que você divulga para clientes e parceiros, nas redes sociais, no seu site ou e-commerce. Eles não precisam ser os mesmos.

Temos um conteúdo completo sobre isso aqui no blog. Leia e entenda tudo desse assunto: Qual é a diferença entre endereço fiscal e comercial?

Para que serve um endereço fiscal?

O endereço fiscal serve como referência para questões legais da sua empresa. Isso significa que você receberá documentos, intimações e outras notificações legais nesse endereço.

Além disso, é esse o endereço usado para questões de Fisco e contabilidade do seu negócio. Um exemplo é o momento de registro do negócio na Junta Comercial, em que o endereço pedido é o fiscal.

Ele também ajuda a embasar a atividade a ser exercida pela empresa, por isso, precisa ser escolhido de forma inteligente. Por exemplo, não é recomendado colocar o seu endereço residencial para abrir uma empresa com grandes máquinas.

Quem precisa de endereço fiscal?

Todo mundo que deseja abrir uma empresa precisa de um domicílio fiscal. Esse é o endereço que permite a formalização do CNPJ, ou seja, é a “sede” legal da empresa, o endereço administrativo do seu negócio.

Então, seja você MEI (microempreendedor individual), pequena, média ou grande empresa, vai precisar de um endereço fiscal para funcionar dentro da legalidade.

Como escolher um endereço fiscal?

A escolha do endereço fiscal é uma etapa muito importante na abertura de uma empresa. Como expliquei antes, ele vai ser a referência legal do seu negócio e precisa estar de acordo com a atividade da empresa declarada no momento de abertura.

Para te ajudar nesse processo, estas dicas podem servir como base na hora de escolher o seu domicílio fiscal:

  1. Não use o endereço da sua casa: você coloca em risco sua privacidade e tem mais chances de se mudar e, consequentemente, precisar alterar todos os documentos da empresa;
  2. Use um local que possa receber encomendas: é importante ter alguém para receber documentos ou intimações legais no seu endereço fiscal constantemente, especialmente documentos que precisam ser assinados;
  3. Escolha uma localização bem conceituada: o domicílio fiscal pode ser visto por quem pesquisar seu CNPJ, inclusive seus clientes, então, escolha um endereço que passe credibilidade ao seu negócio;
  4. Atente-se à compatibilidade com o CNAE: evite endereços que não sejam compatíveis com a atividade exercida pela sua empresa ou terá problemas no momento de abertura ou no futuro.

Para não ter erro, confira nosso checklist com 6 sinais de que você escolheu o Endereço Fiscal ideal.

Parece difícil seguir todos esses parâmetros, eu sei, mas a solução pode ser bem simples. Sabia que é possível contratar um endereço fiscal sem precisar locar um espaço físico? Isso mesmo.

Os escritórios virtuais são a solução para quem quer um domicílio fiscal estratégico sem precisar comprometer boa parte do orçamento com aluguel, conta de luz, água, internet e por aí vai.

Como contratar um endereço fiscal virtual?

O processo é simples e, ao escolher um escritório virtual na Company Hero, você conta com o serviço de gestão de correspondência sem nenhum custo a mais. O time Hero recebe as correspondências e você pode escolher o que fazemos com elas:

  1. Escanear para te enviar via plataforma Hero;
  2. Disponibilizar para retirada presencial;
  3. Descartar.

Olha só como é fácil: após escolher o endereço que mais combina com a sua empresa, basta você escolher o plano que quer: anual, anual parcelado ou mensal – os preços variam de acordo com a forma de pagamento escolhida.

O passo a passo descomplicado aqui na Hero é assim:

  1. Escolha o plano e crie sua conta;
  2. Defina o endereço, revise a compra realize o pagamento;
  3. Finalize o cadastro com preferências sobre as correspondências;
  4. Assine virtualmente o contrato e receba os documentos em minutos.

Viu só? É bem fácil contratar um endereço fiscal por meio de um escritório virtual – e a melhor escolha para o seu negócio. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, fale com um Hero no nosso chat!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Redatora

Artigos recentes