Qual a diferença de marketing digital e marketing de afiliados?

Entenda o que é marketing digital e o que é marketing de afiliados e como essas estratégias se relacionam.
 Lara Zanesco  |      17/08/2023
Capa-Q2-afiliados05.jpg

Os nomes confundem, mas os conceitos não: você sabe a diferença entre marketing digital e marketing de afiliados? Apesar de terem relação um com o outro, estamos falando de duas coisas diferentes.

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é cada um desses conceitos e como eles funcionam, por isso a Hero está aqui para ajudar. Neste artigo, vou te explicar a diferença entre os termos, como eles estão relacionados e como dá para levá-los para o seu dia a dia.

Quer entender tudo isso? Então, continue a leitura.

O que é marketing digital e marketing de afiliados?

O marketing digital é o conjunto de estratégias e técnicas de marketing aplicadas no universo digital, como em sites e redes sociais. O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing focada na venda de produtos por meio de indicação e bonificação dos filiados.

Para colocar a estratégia em prática, as marcas criam programas de afiliados nos quais as pessoas podem se inscrever. A partir daí, elas podem ganhar bonificações diversas, inclusive dinheiro, para indicar os produtos e serviços das marcas para as quais se filiou.

Qual a diferença entre marketing digital e marketing de afiliados?

A diferença está na abrangência. Marketing digital engloba todas as estratégias de divulgação e alcance no universo digital, sendo que o marketing de afiliados é uma delas, que impacta diretamente nas vendas.

Dessa forma, o marketing de afiliados está dentro do marketing digital, justamente porque ele é realizado por meio de sites, plataformas, links e cupons digitais de desconto. Até mesmo as indicações são feitas majoritariamente de forma online.

👉 Veja também: 10 melhores nichos para afiliados.

Qual a função do afiliado no marketing digital?

O afiliado tem duas funções importantíssimas para o marketing digital de uma marca: promoção da marca e venda.

Primeiramente, o afiliado digital precisa produzir materiais e divulgá-los para conseguir fazer divulgações. Assim, ele atua como um criador de conteúdo muitas vezes, publicando vídeos, textos, imagens e outros materiais em diferentes canais digitais.

Nesse mesmo sentido, ele ajuda a apresentar a marca para novos clientes em potencial, fazendo indicações que agregam confiabilidade ao produto ou serviço que ele está indicando – e é aí que vamos chegando nas vendas.

É muito mais fácil você comprar algo quando alguém de confiança te indica como sendo bom, concorda? Esse é o papel do afiliado, por isso muitos só participam de programas de marcas que eles realmente conhecem e atestam a qualidade – esse é o caso da Maísa, que escolheu ser afiliada Hero!

Além disso, os afiliados podem oferecer vantagens para seus compradores, como porcentagens de descontos ou brindes (tudo depende das condições do programa). Isso é mais um benefício que, além de promover a venda para a empresa, facilita a indicação bem sucedida para o afiliado, que costuma receber a cada compra a partir das suas indicações.

Nesse sentido, podemos entender que o afiliado tem uma função de parceria com a marca para a qual ele se filiou. De um lado, há a valorização e indicação dos produtos, do outro, o pagamento de bonificações pré-acordadas.

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados funciona de forma online. O afiliado digital se cadastra no programa que faz mais sentido para ele e começa a indicar. Conforme as regras do programa, ele começa a receber as bonificações – a maior parte das vezes, em porcentagem de dinheiro ou descontos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja as vantagens de ser afiliado para ter uma renda extra no final do mês!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes