Como ser um afiliado e ganhar dinheiro online

Descubra como ser um afiliado e ganhar dinheiro online até mesmo na área contábil. Passo a passo e dica para contadores.
 Lara Zanesco  |      28/03/2023
Capa-Q1-Afiliados06.jpg

Por aqui a gente já explicou o que é um afiliado. Essa profissão tem ganhado muito destaque no mercado com a ascensão dos trabalhos digitais. Ela pode ser uma fonte de renda extra, passiva ou até a principal fonte de renda de quem divulga, por isso vale a pena saber como ser um afiliado.

Afinal, sempre é válido aumentar as entradas de dinheiro, seja para ampliar seu negócio, realizar sonhos pessoais ou fazer aquele fundo reserva para ter mais segurança financeira.

Por isso, neste artigo, vou te explicar os 5 passos para começar no ramo da afiliação digital, com dicas especiais para contadores que ainda não conhecem um bom programa de afiliados para eles.

1- Estude seu público

A primeira coisa a se pensar ao aprender como ser um afiliado é no seu público. Isso é essencial para ter sucesso com as indicações e não perder tempo nem esforço. O seu público vai influenciar muito nas próximas decisões, como o nicho, o produto e a estratégia de indicação.

Então, estude que tipo de pessoa se conecta com você: gênero, idade, rotina, interesses. Se você usar as contas profissionais nas redes sociais, como no Instagram, é muito fácil conseguir essas informações em pouco tempo.

Mas você também pode analisar quem conversa com você nesses canais, os assuntos que chamam atenção deles, pessoas dos seus ciclos sociais. É bem possível que encontre pessoas parecidas com você.

👉 Para acabar com suas dúvidas: 5 vantagens de ser um afiliado!

2- Encontre seu nicho ideal

Agora que você sabe para quem você vai falar, é muito mais fácil pensar na área em que vai atuar. Por exemplo, se você é contador e seu público também, vale muito a pena focar no nicho contábil para indicar produtos e serviços, já que certamente serão do interesse do seu público.

Dessa forma, você também ganha tempo ao se dedicar a um nicho que já conhece pelo menos um pouco, o que pode acelerar o seu processo de ser um bom afiliado.

Minha sugestão é que, de início, você escolha apenas um nicho, mesmo que se interesse por vários, para que centralize seus esforços. Feito isso, é hora de estudar o mercado. Procure responder estas perguntas básicas sobre a área de atuação escolhida:

  • Quais as tendências atuais do nicho?
  • Quais temas estão em alta?
  • Existem novidades nesse nicho?
  • Quais as marcas e pessoas de referência?
  • Quais os principais produtos já existentes no nicho?

Você pode usar ferramentas como o Google Trends para analisar as tendências de pesquisa e temas. Outra forma de entender é ver personalidades que você já conhece e o que elas falam da sua área. Usar as hashtags das redes sociais pode te ajudar nesse processo também.

Lembre-se de anotar todas as informações que for coletando de forma que faça sentido para você. Elas serão essenciais para o próximo passo.

3- Escolha produtos que se identifica

Lembra que comentei que provavelmente seu público alvo é parecido com você? Então, pensando nisso, vale muito a pena escolher um produto que você mesmo goste e se identifique para indicar às pessoas.

Primeiramente porque, quando estamos interessados em algo, é mais fácil se dedicar àquilo. Assim, você consegue se aprofundar nesse produto com facilidade, porque consegue ver os benefícios que ele entrega e as dores que ele sana.

Por exemplo, se você é um contador e atua no ramo de abertura e regularização de CNPJ, sabe o quanto os processos podem ser burocráticos. Você entende que usar um endereço residencial para abrir empresa não é indicado e precisa sempre indicar alternativas para seus clientes. Se você sabe que a Hero tem uma solução prática e barata para isso, o Escritório Virtual, sabe que é algo que pode indicar aos seus clientes, entende como funciona, as vantagens e tudo mais. Ou seja, não vai ser difícil divulgar uma solução com a qual você mesmo se identifica.

Nesse momento, também é importante escolher produtos com boa reputação, de marcas confiáveis. Você pode conferir isso nas avaliações sobre a empresa. Aqui, isso está destacado logo na nossa página inicial, mas você também pode encontrar avaliações em sites como o ReclameAqui.

4- Busque o programa de afiliado ideal

Atualmente existem diversos programas de afiliados digitais. A Hotmart e a Shopee são referência nesse assunto porque contam com uma variedade ampla de produtos para divulgação.

Mas você também encontra programas mais nichados, focados em atender públicos específicos, como o da Hero. Nosso programa de afiliados para contadores busca oferecer uma fonte de renda passiva para esses profissionais que, assim como nós, entendem a burocracia que é cuidar de um CNPJ.

Na hora de escolher o programa ideal para você, analise muito bem a marca, o suporte oferecido, o tipo de comissão e outros aspectos importantes. Aqui a dica de conferir as avaliações também é bastante válida.

👉 Veja nosso artigo completo sobre marketing de afiliados agora!

5- Defina sua estratégia

Nesse passo a passo de como ser um afiliado, pensar na sua estratégia pode ser uma das etapas mais importantes. Afinal, é agora que você vai juntar todas as informações que coletou antes para pensar em como colocar em prática as indicações e ganhar dinheiro com a afiliação.

Para começar, sugiro definir uma meta clara do que você quer alcançar com essa nova profissão. Defina um prazo, um valor e o que você espera dessa empreitada: uma fonte de renda extra, renda passiva, viver trabalhando só como afiliado? São essas coisas que vão nortear suas ações.

Em seguida, defina os canais que irá usar para fazer suas indicações, pensando principalmente onde seu público se encontra. Tem muita gente no Instagram? Ou eles consomem bastante conteúdo em vídeo no Youtube? Os blogs são a preferência? Você pode trabalhar com mais de um canal e adaptar um mesmo conteúdo a diferentes formatos. Se você tem um site, também pode explorar esse espaço para fazer indicações, avaliações de produtos ou outras formas de indicação.

Pense na frequência das divulgações, os tipos de conteúdo que irá produzir, se vai ou não investir em materiais de marketing e por aí vai. Tudo isso vai fazer parte da sua estratégia e dos seus resultados.

6- Produza conteúdos relevantes

Chegou a hora de produzir os materiais que vão chegar até o seu público. Eles devem ser pensados para persuadir e convencer as pessoas de tomarem a ação que você deseja: clicar em um link, acessar um site ou fazer uma compra.

Há alguns programas que oferecem material de marketing para te ajudar nessa etapa, como aqui na Hero. Nossos afiliados recebem diversos materiais digitais que podem usar nas suas divulgações, o que poupa muito tempo.

Mas se não for o caso do que você escolheu, você precisará criar. Então, considere as ferramentas que você sabe usar para definir o que vai produzir. No começo, você não precisa ser um designer ou produtos de vídeo profissional. Você pode usar ferramentas gratuitas e simples, como o Canva, para imagens, e as das redes sociais para vídeos, como o Reels do Instagram.

Para deixar sua rotina mais fácil, uma estratégia é separar um dia da semana só para produzir esses conteúdos. Assim você consegue deixar os materiais prontos e depois só ir publicando, isso se não der para agendar a publicação.

Seguindo essas dicas de como ser um afiliado e ganhar dinheiro, com certeza você vai começar com o pé direito nessa nova profissão.

E você, empresário contábil, quer saber mais sobre a oportunidade que a Hero tem para você? Conheça detalhes do melhor programa de afiliados para contadores agora mesmo!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes