Afiliado digital: o que é e como ser um para ganhar dinheiro

Entenda tudo sobre afiliado digital: o que é, quanto ganha, se é seguro, vantagens e como se tornar um.
 Lara Zanesco  |      10/04/2023
Capa-Q1-Afiliados15.jpg

Ser afiliado digital está nos planos de muitas pessoas atualmente e vale muito a pena. Entre os melhores nichos para ser afiliado, é possível encontrar muita diversidade, assim, praticamente todo mundo pode atuar dessa forma.

Se você quer começar nesse ramo, está no lugar certo. Olha só o que vou te explicar neste artigo completo sobre afiliado digital:

  • O que é afiliado digital?
  • Quanto ganha um afiliado digital?
  • É seguro ser um afiliado digital?
  • Como ser um afiliado digital?

Continue acompanhando e veja cada tópico em detalhes.

O que é afiliado digital?

Afiliado digital é uma pessoa que ganha comissão por indicar produtos e serviços de marcas terceiras. Essas indicações podem ter diferentes propósitos, como acesso a links, páginas e, o mais comum, venda dos itens indicados.

O afiliado atua como um vendedor e ganha por comissão. Mas ele não tem vínculo empregatício com as marcas, basta se cadastrar nos programas de afiliados para começar a indicar.

Com isso, você tem autonomia para trabalhar como e onde quiser, além de gerenciar seu tempo e suas estratégias. Assim, todo seu lucro depende apenas dos seus esforços e da comissão do programa escolhido.

Ou seja, é mais um tipo de trabalho do universo digital, simples de começar e bastante seguro.

Quanto ganha um afiliado digital?

De acordo com o Glassdoor, plataforma de avaliação de empregos e empresas, um afiliado digital iniciante ganha entre R$ 1.000 e R$ 4.000 por mês no Brasil. Ainda assim, esses valores são bastante variáveis de acordo com o seu desempenho e a comissão paga pelo programa que você escolheu.

Esse é um valor excelente para quem quer ganhar dinheiro como afiliado iniciante, afinal, com o passar do tempo e ganhando prática, você vai se desenvolvendo e descobrindo como conseguir fazer mais indicações e vendas. Consequentemente, poderá ganhar mais dinheiro.

Não é à toa que a afiliação digital pode ter diferentes papéis no rendimento dos afiliados: como renda extra, fonte de renda única ou até mesmo como fonte de renda passiva.

👉 Entenda agora: O que é renda passiva e como conseguir uma?

Isso só ressalta como essa é uma boa alternativa para aumentar seus ganhos. Aliás, até mesmo os contadores podem ser afiliados digitais sem precisar aumentar a carga de trabalho diária, sabia? Aqui no blog, já explicamos como o contador pode ganhar dinheiro sendo afiliado, vale a pena conferir.

É seguro ser um afiliado digital?

Sim, ser afiliado digital é muito seguro. Para participar de um programa de afiliado, no geral, você precisa cadastrar seu e-mail e ser maior de 18 anos.

Os programas tendem a ter suas condições de participação, pagamento e comissão muito bem explicadas para os afiliados. Além disso, costumam contar com plataformas fáceis de usar, como o programa de afiliados da Hero.

Ainda, quando você é afiliado digital, seus ganhos dependem exclusivamente de você. Apesar de algumas pessoas confundirem, o marketing de afiliados não é pirâmide. Ele pode, sim, ser uma forma fácil de ganhar dinheiro e depende de indicações, mas de produtos e serviços e não de outras pessoas. Você não precisa conquistar novos afiliados nem ganha comissões a partir do desempenho deles.

Vale a pena ser afiliado digital?

Com certeza. A afiliação digital une as vantagens do trabalho online com a facilidade de lucrar com pouco esforço e de forma prática. Não faltam motivos para ser afiliado digital, olha só:

  • Não precisa investir para começar;
  • O risco é muito baixo;
  • Pode se tornar uma fonte de renda passiva;
  • Você é seu próprio chefe, pode trabalhar com autonomia;
  • Garante mais segurança financeira com uma nova fonte de renda.

Esses 5 motivos para ser afiliado com certeza vão impactar no seu dia a dia pessoal e profissional.

Como ser um afiliado digital?

Ser um afiliado digital é mais simples do que você imagina, mas isso não significa que não exige dedicação e esforço, especialmente no início da sua jornada.

Para te ajudar, olha esse passo a passo resumido:

  1. Estude o público que você já atinge ou quer atingir;
  2. Encontre o nicho ideal para você atuar;
  3. Escolha produtos que você conhece e se identifica;
  4. Pesquise o programa de afiliados que se encaixa nos pontos anteriores;
  5. Defina suas estratégias e metas;
  6. Produza conteúdos estratégicos para as indicações.

Seguindo esses 6 passos simples, você com certeza vai ser um afiliado digital de sucesso. Quer ver cada um deles em detalhes? Então acesse as nossas dicas completas de como ser afiliado!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes