O que é marca: elementos, conceito e porque registrar

Quer saber o que é marca? Entenda a diferença entre logotipo, slogan, mascote, embalagem e saiba o porquê você deve registrar e proteger sua marca.
 Angélica Albuquerque  |      07/10/2021
O-que-é-Marca.jpg

Você sabe o que é marca? Quando falamos nesse conceito, geralmente, estamos nos referindo a uma empresa. Por exemplo: marca de roupas, de carros, de produtos de limpeza… No entanto, as marcas vão muito além.

Essa palavra também se refere a todo um conjunto de elementos: verbais, comportamentais e visuais relacionados diretamente a sua empresa. Além disso, também pode significar um conjunto de estratégias de marca, com o objetivo de fortalecer o seu negócio.

Ao longo desse material, vamos explicar melhor o que é marca, como ter a sua, de que forma trabalhá-la no âmbito corporativo e pessoal, e quais elementos são indispensáveis para uma marca consolidada e de sucesso.

Se você já tem uma marca e precisa registrá-la. A Company Hero pode te ajudar em todo o processo. Entenda como nós fazemos o Registro de Marca.

O que é marca?

Para começar, saiba o que é marca. Teoricamente, é uma representação de um produto ou serviço. Ou seja, é um sinal distintivo que certifica que aquele item segue normas e especificações técnicas.

Essa é a definição do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse órgão do governo federal tem o registro de marcas como uma de suas funções.

No entanto, existem vários termos, contextos e elementos que configuram uma marca.

  • Conceito jurídico: representa a relação entre produtos ou serviços e uma determinada entidade;
  • Marca nominativa: refere-se ao nome usado;
  • Marca figurativa: está relacionada aos componentes visuais, por exemplo, logomarca, mascote e ícone de aplicativo;
  • Marca mista: combina nome e imagem;
  • Marca tridimensional: tem relação com a forma plástica, por exemplo, os elementos tridimensionais que se referem a aspectos físicos do produto. É o caso da garrafa da Coca-Cola e da embalagem do chocolate Toblerone;
  • Conceito de marketing: sinaliza a relação da marca com a imagem da empresa perante o público. O objetivo é criar uma reputação positiva.

Perceba que saber o que é marca implica entender diferentes variáveis. Ainda assim, é importante ressaltar duas principais: os aspectos jurídicos e de marketing.

O que é marca no âmbito jurídico

No âmbito jurídico, a empresa só pode estar protegida se fizer o registro de marca. Caso contrário, está à mercê da concorrência.

Se você quer saber mais detalhes sobre o Registro de Marca, confira esse E-book sobre o tema.

Por exemplo, outra empresa pode usar um nome bastante parecido, ou até o mesmo nome, com uma grafia diferente e isso pode confundir o consumidor e, no final das contas, pode gerar muito prejuízo para você. Afinal, você pode estar divulgando seus produtos e serviços com publicidade e ações e, na hora de efetivar a venda, os seus clientes acabam comprando da concorrência desleal, achando que estão comprando de você!

Todos sabemos que copiar um produto ou serviço e agir de má fé não é ético. Porém, vemos esse tipo de coisa acontecer no mercado o tempo todo!

Vale ressaltar que se você tiver o Registro da sua Marca, você pode entrar com uma ação na justiça e a causa é ganha!

Outro ponto importante é: mesmo que um concorrente tenha te copiado, se ele fizer Registrar a Marca ANTES DE VOCÊ, você terá problemas e precisará abrir mão do nome da sua marca. Isso envolve muito prejuízo. Imagine que você já tem um logotipo, uma comunicação visual, o seu perfil nas redes sociais e toda uma clientela que conhece e se identifica com a sua marca. De um dia pro outro você terá que dar um novo nome para sua empresa e fortalecer esse nome do zero, afinal, você PERDEU os direitos da marca anterior para a concorrência… O assunto é bem sério e a solução bem simples: de entrada no registro da sua marca o quanto antes.

Nós podemos te ajudar com todo o Processo de Registro de Marca. Fale agora com a gente.

Deixamos aqui um Link com um vídeo Canal do YouTube da Company Hero. Nele você verá de forma prática e rápida 5 bons motivos para registrar a sua marca.

O que é marca no marketing

Já no marketing, o conceito de marca tem tudo a ver com a percepção do público. Por isso, é preciso criar estratégias e ações que fortaleçam a imagem positiva da sua marca e do seu negócio.

O registro de marca também fortalece o marketing. Isso pode ser verificado ao pensar em algumas empresas. Por exemplo, Coca-Cola, Nescau, Mirabel, Kiboa e outras.

Percebe como, muitas vezes, trocamos o nome oficial de um produto pelo da marca? Por exemplo, o Nescau seria achocolatado e a Kiboa é água sanitária. No entanto, como a marca é tão fortalecida, acabamos associando à marca a uma categoria inteira de produtos! Imagine só se isso acontece com a sua marca?

Essas relações de identidade são possíveis por conta da marca. Tanto é que, no ambiente corporativo, as estratégias para fortalecimento da Marca são chamadas de Branding. De toda forma, o que importa é entender que a marca é um ponto de distinção. Ou seja, identificar que determinado produto ou serviço está relacionado a uma empresa específica, em vez de outra.

É algo bastante intangível, mas o CEO da Amazon, Jeff Bezos, exemplificou bem. Segundo ele marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está presente.

Na prática, podemos resumir da seguinte maneira: a marca protege a sua empresa e a diferencia da concorrência para que os clientes atuais e potenciais reconheçam seus produtos ou serviços.

Ainda não tem uma marca e quer começar empresa do zero? Conheça as soluções da Company Hero de Criação de Logotipo e Registro de Marca.

O que é marca pessoal?

Assim como uma empresa tem a sua marca — seja a empresa de qual porte for! —, uma pessoa também pode ter. Isso é bastante válido para Microempreendedores Individuais (MEIs), por exemplo.

Nesse caso, a ideia é fortalecer o seu próprio nome. Assim, é possível gerar credibilidade e autenticidade relacionado aos seus serviços e produtos.

O conceito de marca pessoal passa por deixar uma boa recordação na outra pessoa. No âmbito profissional, isso significa fazer um bom trabalho.

Imagine que você é um Influenciador Digital. Para fortalecer a sua marca pessoal é preciso estruturar tudo que seja palpável em relação a você. Desde a tonamidade das roupas o objetos que você usa, até os termos e trejeitos na linguagem que você utiliza. Tudo isso fortalece a sua marca pessoal.

Mas o objetivo desse Artigo não é se estender sobre o tema. Caso você queira saber mais sobre a importância de ter uma marca pessoal e como fazer isso, nós preparamos um E-book pra você. O material é totalmente gratuito.

Quer saber mais sobre a importância de ter uma marca pessoal? Baixe gratuitamente o nosso e-book marca pessoal e aprenda a fazer sucesso sendo quem você é!

marca pessoal ebook

Por que ter uma marca?

Qualquer que seja a sua situação, vale a pena registrar sua marca. Essa medida é importante por vários motivos.

Para os quesitos jurídicos, vale a pena ter a sua marca para proteger o seu negócio. Afinal, o nome representa um produto, um serviço, uma ideia ou a sua empresa.

Para o marketing, é a saída para melhorar a sua imagem e reputação. Isso traz impactos positivos nas finanças e no chamado market share, ou participação de mercado.

Afinal, se a sua empresa começa a ser conhecida pelo nome que utiliza, as pessoas tendem a lembrar dela com mais facilidade.

Por exemplo, quando se fala em chocolate, vem Nestlé na sua cabeça? E quando pensa em sabão em pó, você lembra da marca Omo? Em relação aos eletrodomésticos, nada como uma Brastemp?

Talvez você tenha lembrado de outros nomes, mas com certeza concorda que essas marcas fizeram história. É isso que você consegue ao trabalhar bem a sua e, claro, garantir que essa marca não será roubada por algum espertinho por aí. Ai que entra a necessidade de Registrar a sua Marca.

Vantagens em ter uma marca forte no mercado e registrada:

  • Aumento da participação de mercado;
  • Melhoria das finanças, porque o nível de vendas tende a aumentar;
  • Maior potencial de fidelização do público;
  • Reconhecimento da sua empresa perante os clientes;
  • Distinção da empresa em relação à concorrência;
  • Valorização do seu negócio;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Engajamento dos colaboradores;
  • Possibilidade de resolver uma crise mais rapidamente devido ao bom relacionamento com investidores, com a mídia e com os próprios clientes.

Isso deixa claro o motivo pelo qual todas as empresas deve trabalhar no fortalecimento da sua marca. Agora, o Registro de uma marca faz parte dessa jornada de credibilidade e crescimento. Porque, como dissemos anteriormente, ao Registrar a Marca você garante que ela está protegida e segura. Os investimentos que você está fazendo no crescimento da sua marca estão seguros. Ninguém poderá roubá-la.

Componentes da marca

Mais do que saber o que é marca, você também precisa entender como ela pode ajudar sua empresa. Para alcançar o máximo potencial, é importante utilizar vários itens a seu favor.

Como assim? Bom, uma marca vai muito além de um nome. É necessário aliá-lo a uma identidade visual, que ajudará a reforçar o seu negócio.

Quer ver um exemplo? Observe a imagem a seguir:

cores microsoft.png

Por mais que não esteja no formato correto nem tenha o nome da empresa, é bem possível que você tenha lembrado da Microsoft. Afinal, o logotipo é o seguinte:

logotipo microsoft.png

Percebe a força de uma marca? Para chegar a esse patamar, é necessário trabalhar todos os seus elementos. Veja quais são eles!

Logotipo

É a representação visual da sua marca. Essa imagem deve estar em todas as interações com o consumidor, por exemplo, por meio de produtos, serviços ou algum comunicado.

Um exemplo é a imagem acima, que é o logotipo da Microsoft. Apesar de ser um elemento relevante, ele pode ser modificado com o passar dos anos.

No entanto, costuma ser fixo — e é importante que seja assim, exceto se a modificação for justificada. Lembre-se de que ele representa a empresa, a cultura organizacional e o público a ser alcançado.

Nome da marca

Refere-se à palavra que identifica a sua empresa. O registro de marca passa, principalmente, pelo nome. Por isso, ele é muito importante.

Você pode ter criatividade e colocar o nome que desejar. Contudo, antes de defini-lo com certeza, pesquise no site do INPI para ver se ele já é utilizado.

É possível verificar a disponibilidade no site da base de dados do INPI. Mas você pode facilitar esse processo. Nós da Company Hero podemos cuidar de tudo pra você.

Slogan da marca

É uma frase de assinatura, que faz a sua empresa ser reconhecida sempre que alguém a fala. Alguns exemplos de slogans que fazem muito sucesso são:

  • “Abuse & Use”, da C&A;
  • “A número 1”, da Brahma;
  • “Todo mundo usa”, da Havaianas;
  • “Energia que dá gosto”, do Nescau;
  • “A primeira impressão é a que fica”, da Axe;
  • “Fazendo a sua vida mais doce”, do Açúcar União;
  • “Se é Bayer, é bom”, da Bayer;
  • “Tem 1001 utilidades”, da Bombril;
  • “Não tem comparação”, da Brastemp;
  • “Uma boa ideia”, Caninha 51;
  • “Dê férias para os seus pés”, dos Chinelos Ryder.

Perceba que o slogan, na maior parte das vezes, não tem o nome da marca. Ainda assim, ela identifica a empresa e faz o seu papel.

Símbolo

São uma representação opcional. Um exemplo de símbolo é o sinal do polegar erguido em cor azul. Automaticamente, ele faz lembrar o Facebook.

símbolo like facebook.png

Embalagem

Faz parte do grafismo, mas também tem o poder de facilitar o entendimento do cliente sobre o que é marca. O maior exemplo é a garrafa da Coca-Cola.

Criada inicialmente como um remédio, a embalagem era totalmente sem graça. Aos poucos, surgiram as curvas no vidro, que se tornaram icônicas.

embalagem coca cola.jpg

Outro exemplo é a embalagem da Pringles. A batata é diferente das concorrentes, porque é lisa e levemente curvada. Além disso, todas têm o mesmo tamanho.

Para reforçar essa ideia, a embalagem foi criada de forma diferente. Hoje, até existem algumas marcas que copiam o estilo. Ainda assim, ficou bastante marcado.

Mascote

É outro elemento opcional, mas que pode fazer a diferença para o conceito de marca. O mascote é um personagem que identifica a empresa ou o produto. Alguns exemplos são:

  • Mario, da franquia Mario Bros., da Nintendo;
  • Baianinho, das Casas Bahia;
  • Pinguim, do Ponto Frio;
  • Tigrão, da Kellogs;
  • Ronald McDonald, do McDonald’s.

marca registrada jogo mario.png

Até mesmo empresas menores e regionais têm seus mascotes. No Paraná, a loja de varejo MM Mercado Móveis tem a Xicória. Em Santa Catarina, as Lojas Koerich têm o Kerito.

Por que devo fazer o registro da marca?

O principal benefício de fazer o registro de marca é a segurança. Mas, esse não é o único item.

  • Evite processos jurídicos: ninguém poderá processar sua marca, alegando uso indevido ou plágio;
  • Concorrência: Acabe com concorrência desleal e imitações;
  • Credibilidade: ter uma marca registrada com o símbolo ™ ou ® fortalece a imagem da sua marca;
  • Valorização: sua empresa fica mais valorizada devido ao aumento de credibilidade e da segurança perante às questões jurídicas envolvendo o uso da marca;
  • Segurança: sua empresa terá prioridade para conseguir a marca assim que entra com pedido no INPI. Além disso, o registro tem validade de 10 anos, renovável consecutivamente por mais esse período;
  • Patrimônio: sua marca é um patrimônio, um ativo da sua empresa;
  • Investimento em Marketing: mais segurança do investimento em marketing, já que é possível investir em redes sociais, identidade visual, site, uniformes etc. sem medo de ter que mudar tudo de uma hora para outra.

Portanto, mais do que saber o que é marca, é fundamental registrar a sua. Ela representa sua assinatura no mercado.

Além disso, evita que você perca o nome, prejudique sua credibilidade e receba um processo judicial. Portanto, saiba que o registro é a única proteção possível. Ter um site ou até um estabelecimento com o nome não traz garantias.

Qual a diferença entre CNPJ e marca?

Da mesma forma, ter um CNPJ não significa ter sua marca registrada. Isso porque o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas legaliza e legitima o negócio. Ou seja, não tem relação com a marca.

Abrir o CNPJ é um dos primeiros passos para começar o seu negócio. Sem ele, é impossível passar para as outras etapas, como o registro na Junta Comercial, e abrir sua empresa online.

A título de comparação, é como se o CNPJ fosse o CPF da sua empresa. Afinal, ele é um número que individualiza o seu negócio e garante o acesso a vários benefícios.

Por sua vez, a marca é composta por um nome e elementos visuais que podem ser registrados com o objetivo de garantir a exclusividade de uso. Assim, ninguém no seu ramo de atuação pode utilizá-los.

Por exemplo, duas empresas de segmentos diferentes podem ter o mesmo nome. É o caso de Renner, que se refere à loja de roupas e às tintas.

No entanto, o mercado dessas duas empresas é bastante diferente. Por isso, é possível que ambas usem a mesma marca, mesmo que registrada.

Assim, fica claro que tanto o CNPJ quanto o registro de marca são importantes. Essas dua ações são complementares. Por isso, é importante executar as duas.

Você ainda não tem a sua empresa aberta? Nós abrimos o seu CNPJ, além de registrar sua marca. Simplifique sua vida e faça tudo em um só lugar. Conheça as soluções da Company Hero para formalizar a sua empresa.

A Company Hero registra sua marca

Uma das soluções da Company Hero é justamente o registro de marca. Você solicita pra gente uma consulta de disponibilidade gratuitamente e depois você pode contratar de um jeito simples, online e com atendimento de especialistas durante todo o tempo.

Assim, o pedido de registro de marca é feito de forma fácil, rápida, totalmente online e com atendimento humanizado. De quebra, você tem o apoio necessário para sanar todas as suas dúvidas.

Ou seja, essa é uma forma de encontrar o melhor de dois mundos: a proteção da sua marca sem a preocupação com a burocracia.

Benefícios de registrar a marca com a Company Hero

Fazer o pedido diretamente para o INPI pode ser uma grande dor de cabeça. O processo é burocrático e envolve várias etapas. Cada uma delas precisa ser realizada em ordem e na data correta.

Caso contrário, você perde a chance de ter sua marca registrada e ainda o valor pago. Especialmente, se a sua solicitação for negada.

Com a Company Hero, isso não acontece. Você tem uma ajuda especializada, que fará a diferença no andamento do processo. Entenda quais são os benefícios:

  • Preço previsível: o valor cobrado é único e não há surpresas. Em outras empresas, pode ser necessário pagar mais honorários, o que torna o processo muito custoso;
  • Garantia em caso de indeferimento: se o pedido no INPI for recusado, você pode fazer um pedido de registro de outra marca e a Hero não cobra nada por isso;
  • Pacotes personalizados: além do registro de marca, você pode contratar um pacote personalizado incluindo a criação do seu logotipo para registro da sua marca, caso você ainda não tenha;
  • Preço acessível: os pacotes começam em apenas R$ 4,90 por mês;
  • Equipe especializada: os Heroes são especialistas em legalização de empresas. Assim, você tem todo o apoio para o seu registro;
  • Transparência completa: você sabe exatamente o que está contratando e quanto vai custar.

Depoimento de clientes de registro de marca

Vários clientes já tiveram sucesso com o registro de marca feito na Company Hero. Veja alguns depoimentos.

Cezar Torres, sócio-diretor da Figgo Ads:

“A Company Hero fala a nossa língua. O diferencial está na linguagem, no atendimento, na resolução dos problemas. Não tem troca de e-mail ou demora na resposta. É tudo rápido. A gente é digital, nascido no digital”.

Erival Oliveira, Fundador da Bonayou:

“Tenho uma fintech e estamos crescendo rápido. Esse ano entraram novos sócios e precisava registrar nossa marca. Fiz contato com mais de 10 escritórios de advocacia. Depois de muita demora, recebi algumas propostas de mais de R$ 10 mil e prazos confusos. Eu quase desisti antes do meu contador recomendar a Company Hero. Transparentes e com ótimo preço. Enviei os documentos online e acompanhava meus processos pelo próprio sistema, gastando menos de R$ 3 mil”.

Ou seja, você pode ter tudo de que precisa sem confusões ou preços exorbitantes. Agora que você sabe o que é marca, é só colocar essas dicas em prática e contar com a ajuda de quem sabe o que faz!

Com a Company Hero, registrar a sua marca é mais rápido e mais barato graças à nossa tecnologia própria e ao nosso time de profissionais da área de legalização. Fale agora com a gente.

Angélica Albuquerque Redatora da Company Hero
Angélica Albuquerque
Redatora

Outros artigos | Marketing