Nome de empresas criativos: 40 ideias e passo a passo para começar sua marca

Procurando por nome de empresas criativos para se inspirar? A gente te ajuda em 6 passos fáceis
 Angélica Albuquerque  |      02/09/2021
nome de empresas criativos

Encontrar um nome de empresa criativo pode ser uma tarefa árdua. Além de envolver questões muito importantes mas que poucos sabem: é possível que depois que você o tenha escolhido o nome da empresa e lançado sua marca você tenha que abrir mão de todos esses esforços e simplesmente criar outro totalmente do zero devido aos direitos de uso da marca, sabia?

Entenda como a Company Hero ajuda a sua empresa a proteger sua marca.

Pode ser que alguém com uma marca com o mesmo nome da sua empresa tenha registrado a marca antes de você.

Daí o motivo de muitas empresas levarem os nomes de seus proprietários, afinal, acaba se tornando mais fácil.

Mas calma, é sim possível encontrar um nome de empresa criativo para chamar de seu! Acompanhe as nossas dicas e comece já a criar a sua marca:

Passo a passo para criar um nome impactante para a sua marca

Aqui, separamos um passo a passo com 6 dicas para te ajudar com sua lista de nomes de empresas criativos, mas, se você ainda não tem ideia do que investir, é melhor começar por este outro artigo:

Ideias de negócio com pouco dinheiro: 5 sugestões para você empreender

Só falta um nome mesmo? Então, continue a leitura!

1. Encontre a essência do seu negócio

O nome da sua empresa deve refletir sua visão e seu propósito.

  • Por que você faz o que você faz?
  • Pelo que VOCÊ quer ser conhecido?
  • O que o diferencia e o destaca no mercado?
  • Qual é a sua visão do futuro?
  • O que você está realmente criando - não apenas com seus produtos ou serviços, mas com sua empresa?
  • Quais são seus valores?
  • Quais suas paixões?
  • O que te inspira verdadeiramente?
  • Quem você deseja atrair? Pense especialmente em seus valores e estilo.

Tire um tempo para responder às perguntas acima. Não pense demais - use seu instinto. Em seguida, tente obter suas respostas por meio de palavras-chave descritivas sobre sua visão, valores e paixões, e use isso como um ponto de partida para fazer um brainstorming do nome da sua empresa.

Encontrar as palavras perfeitas para um nome de empresa criativo pode demorar um pouco e você pode precisar se aprofundar um pouco mais com a ajuda de outras pessoas.

Mas olhar para o panorama geral como uma inspiração, garantirá que o nome da sua empresa esteja vinculado ao seu negócio e se torne mais sólido ao longo dos anos, do que se não tiver correlação nenhuma.

2. Nomes de empresas criativos precisam ser originais

Um zilhão de empresas têm nomes únicos como Uber, Farm, Company Hero, Apple... então aceite que sua marca também pode se tornar exclusiva.

Afinal, com tanta concorrência no mercado atual, seu nome precisa obrigar as pessoas a prestar atenção no seu negócio ou você simplesmente se perde na multidão.

Uma etapa fundamental para escolher um nome de empresa criativo é o brainstorming – um processo pelo qual você deixa a sua mente livre para pensar e vai anotando tudo o que vem na mente.

Outra opção é usar geradores de nomes. Sim! É bem provável que não dê em nada, já que as sugestões são bem aleatórias, mas você pode acabar tendo ideias bem legais a partir deles.

Você também pode procurar em livros de que goste. O nome Starbucks, por exemplo, veio do livro Moby Dick.

Outra maneira de alcançar originalidade é com alguns jogos de palavras. Dê uma olhada nesses exemplos e pense no que você poderia criar para a identidade de sua marca: Pet & Gatô (petshop), IPhome (lanchonete), SobranSheila (estética), Pello Menos (depilação), Meu Pet Laranja Lima (petshop), Avalanches (lanchonete), Cãobelereiro (petshop), FaceBurg (lanchonete).

Solte a criatividade!

3. Nome de empresa criativo e atemporal

Uma coisa que você não quer fazer é criar um nome que sabote seus planos de expansão futuros ou limite seu alcance.

Digamos, por exemplo, que sua empresa seja de calçados femininos, mas você acha que acabará tentando entrar no mercado masculino mais na frente. Logo, ter um nome como Salto Alto não seria útil.

Uma maneira de preparar seu nome para o futuro - e sair do lugar comum - é pensar sobre a história, os valores e os principais diferenciais de sua empresa durante o brainstorming.

Pense bem:

  • Como você descreveria sua empresa para outras pessoas?
  • O que você está tentando realizar?
  • Que sentimentos você deseja evocar em seus clientes?
  • Alguns adjetivos vêm à mente quando você pensa sobre o seu negócio?
  • O que você faz de diferente?

Pegue um pedaço de papel e uma caneta e comece a escrever tudo.

4. Nome da marca que é fácil de lembrar

É importante escolher um nome que seja fácil de pronunciar e digitar no Google - mesmo que seja uma palavra inventada.

Escolher um nome que ajude as pessoas a encontrá-lo rapidamente pode colocá-lo à frente do jogo. E lembre-se: se os clientes não conseguirem encontrar você, eles acabarão encontrando outra pessoa!

Imponha restrições criativas. À medida que você se aprofunda no brainstorming, limite-se a inventar nomes com apenas uma palavra ou poucas sílabas - isso o ajudará a se concentrar em ter ideias de nomes mais convincentes.

Peça feedback. Peça a alguns amigos ou familiares de confiança para opinar sobre suas ideias de nomes. Se você disser um nome e ele imediatamente parecer confuso ou enchê-lo de perguntas, você pode querer repensar sua facilidade de uso.

5. Certifique-se que o nome da sua marca está disponível no INPI

Depois de ter ideias de nomes de empresas criativos com a qual você está satisfeito, é hora de fazer algumas pesquisas. Para fins de SEO e legitimidade, você deseja o nome da empresa na URL do seu site (o famoso www), portanto, verifique se ele está disponível no formato .com.br.

Caso contrário, você pode escolher entre cerca de uma centena de opções de .net a .com - mas, novamente, um URL .com.br pode dar ao seu negócio um ar de legitimidade e gerar mais tráfego.

A boa notícia? Quanto mais original for o seu nome, maior será a probabilidade de ele estar disponível como um endereço da web.

Mas há outra etapa mais importante aqui que a escolha do domínio e que muita gente acaba se esquecendo: você precisa consultar se sua marca já não foi registrada por outra pessoa.

Conheça a história Real da Jéssica Macedo, uma cliente da Company Hero que quase perdeu a sua própria marca!

Felizmente, tem um jeito muito fácil de fazer isso: a Hero pesquisa gratuitamente a sua marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e informa se sua escolha está disponível. Simples assim!

6. Registre o nome da sua empresa

Finalmente chegamos ao último passo de nosso guia para encontrar o nome de empresas criativo. Isso significa que é hora de registrar o nome da empresa escolhida.

Mas, sejamos sinceros, o problema é que, no Brasil, registrar uma marca nem sempre é tão simples quanto comprar um domínio e, se você não souber exatamente por qual caminho seguir, pode gastar muito dinheiro e tempo com isso.

Um empreendedor podia aguardar por até 4 anos para que o registro de sua marca saísse.

Mas, nós temos uma solução muito mais econômica, prática e rápida pra você. A Company Hero tem uma equipe especializada em Legislação para empresas, o que permite que o registro da sua marca seja feito mais rápido, sem sustos ou pegadinhas.

Principais benefícios de Registrar sua marca

Evite Processos de marca

Sua empresa corre risco de sofrer um processo judicial por uso indevido da marca sem registro.

Evite Concorrência desleal

Seus consumidores podem comprar do concorrente espertinho que usa uma marca superparecida com a sua achando que está levando o seu produto.

Garante o Direito de uso da sua marca

Sabia que da noite para o dia você pode simplesmente ser PROIBIDO de usar a sua própria marca? Exatamente. Se alguém fizer o registro dela antes de você, já era!

Mas calma: pra tudo tem um jeito e a Hero tá aqui para isso. Registrar a marca é acessível para qualquer empresa, evita muita dor de cabeça e prejuízo.

Sabe o que é o melhor? Você contrata tudo pela internet, com um processo automatizado e com profissionais de legalização expererientes. Você contrata, sem letras miúdas, e de TODO o resto a gente CUIDA.

Além disso, nós temos um compromisso em diminuir as barreiras no meio do caminho para quem quer empreender. Se você ainda não o seu logotipo para poder dar andamento no registro da sua marca, nós também oferecemos esse serviço para acelerar o processo.

Quer saber mais sobre Como registrar uma marca no Inpi? Confira essa página específica sobre Registro de Marca.

Como a Company Hero ajuda empresa do zero

Fale agora e conheça os benefícios da Hero para quem está começando o seu negócio.

Lista de nome de empresas criativos

Ainda não encontrou um nome criativo para a sua marca? Calma, trouxemos uma lista com 40 ideias para você se inspirar!

  1. Shine Limpeza
  2. Maria Faxina
  3. Brilho e Lustro
  4. Ligeirinho Transportes
  5. Vai e Vem
  6. Papa Léguas Transportes
  7. Milhas Corridas
  8. Caracteres
  9. Genius Soluções Estratégicas
  10. Inovae
  11. Soluções Express
  12. Plataforma de Soluções
  13. R-solver
  14. 2 Clics
  15. Intelectum
  16. Plug
  17. OMG Consultoria
  18. Add Solutions
  19. MalaPronta
  20. Salto Alto
  21. Use&Abuse
  22. Geeklândia
  23. Computech
  24. Kronos Tecnologia
  25. K-beleira
  26. Caracóis Cabelos
  27. Panela de barro
  28. Q-delícia
  29. Arrazow
  30. Trem Bão
  31. Electra
  32. Com café
  33. Funvita
  34. Energy
  35. Harmoniza
  36. MyHome
  37. Temperando
  38. Divinas
  39. Aprovve
  40. Nature

Ufa!!! É bem provável que você chegue ao fim deste artigo cheio de ideias. Então, mãos à obra! Faça a sua lista de nomes de empresas criativos e comece a pesquisar entre seus amigos e parentes quais eles mais gostam.

Ah! E lembre-se, não deixe de consultar a disponibilidade do nome do seu negócio.

Fale com a Company Hero e conheça nossos serviços para você que está começando sua empresa.

Angélica Albuquerque Redatora da Company Hero
Angélica Albuquerque
Redatora