Nomes fortes para empresas: como criar e gerador de ideias

Se você deseja abrir um negócio próprio, já deve ter começado a pesquisar nomes fortes para empresas. Preparamos este artigo para te ajudar na escolha!
 Angélica Albuquerque  |      21/09/2021
Nomes-fortes-para-empresa.jpg

Você está pensando em começar um negócio do zero? Então você já deve ter começado a pesquisar nomes fortes para empresas.

Ter uma marca bem trabalhada e protegida, com um logotipo bem feito e formalizada, permite que você construa uma história de sucesso na área em que escolheu atuar.

A dica de ouro para quem está começando é: fique atento às exigências legais e valorize sua marca. Essa é uma forma de garantir que todos os esforços serão aproveitados, evitando imprevistos ao longo da jornada.

Peter Drucker, considerado o Pai da Administração, disse “Se você quer algo novo, tem que parar de fazer o velho”. Há alguns anos, quem desejava abrir o próprio negócio pensava somente em qual produto ou serviço seria oferecido. O resultado? A pessoa deixava de conquistar um mercado maior! A boa notícia é que os tempos mudaram e hoje os empreendedores sabem que além de nomes fortes para empresas é importante registrar a marca para garantir que ela será sua de verdade e que você estará livre de concorrência desleal e, até mesmo, de processos judiciais envolvendo sua marca.

O ideal é que você tome as decisões certas assim que começar a jornada empreendedora. Uma nova empresa precisa de um CNPJ, endereço fiscal e comercial, logotipo e materiais básicos de divulgação (site, redes sociais, apresentação comercial, cartão de visitas) e, claro, registrar sua marca para garantir que ela é sua.

A boa notícia é: fique tranquilo, a Company Hero pode te ajudar com TODAS essas etapas e mais um pouco.

Depois de garantir a formalização, é hora de se dedicar à construção do seu sonho.

Sugestão de Leitura: Abrir CNPJ do zero

Por que ter um nome forte para sua empresa é importante

O nome do seu negócio influencia muito na construção da percepção que os seus clientes terão dele. Se ele for fácil de lembrar, o consumidor irá te procurar sempre que precisar de alguma coisa. Mais pessoas lembrando de você significa mais potenciais clientes entrando em contato, ou seja, mais chances de vendas!

Em um mercado cada vez mais competitivo, conseguir se destacar é um diferencial para ser um empreendedor de sucesso. Invista o tempo necessário nas pesquisas de nomes fortes para empresas, porque essa é uma estratégia de marketing que faz com que ela conquiste um espaço especial na cabeça do público-alvo, criando vínculos e aumentando seu valor de marca.

Além disso, é importante que o seu nome da sua marca transmita com clareza ou o que você faz, ou qual é o seu propósito de marca.

Sugestão de leitura para se aprofundar em estratégia de marca para empresas

  • Quer conhecer mais sobre propósito de marca para você começar a construir o seu com clareza e objetividade? Nós temos um artigo completo sobre esse tema.
  • Quer aprender a construir um nome forte para a sua empresa? Confira as dicas + 40 sugestões de nomes para se inspirar.

Registro de marca: passo fundamental para empresas que estão começando

A única maneira de garantir que só a sua empresa terá o nome tão especial que você escolheu é fazendo o registro de marca. Através do processo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI, você faz o registro e passa a ter direito de explorar o nome escolhido, com a tranquilidade que não terá outro negócio naquele segmento igual ao seu.

Talvez não tenha passado pela sua cabeça a importância de tomar essa atitude. Saiba que você não está sozinho! A maioria das pessoas pensa que isso é coisa de grandes empresas e que não é obrigatório no contexto dos pequenos e médios negócios, mas a verdade é que todos devem pensar no assunto, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.

Para ter ideia do quanto a falta do registro da marca pode prejudicar seu negócio, imagine perder tudo o que você criou desde quando pesquisou nomes fortes para empresas até os investimentos financeiros em estrutura e estoque? Sem dúvidas, seria um prejuízo irreparável. A única forma de evitar essa frustração é com o registro da marca!

Sugestão de Leitura:

👉E-book gratuito sobre Registro de Marca para PMEs. Faça o download agora.

Baixe o e-book Registro de Marca

Top 4 razões para registrar a marca da sua empresa

Evite concorrência desleal com a sua marca

Já pensou investir pesado na publicidade da sua empresa, conquistar uma grande carteira de clientes e, de repente, descobrir que outra pessoa está usando o mesmo nome do seu negócio? Ou, pior, descobrir que já existia outro negócio com o mesmo nome antes de você chegar e ter que abrir mão de tudo e recomeçar do zero… Um pesadelo que dá para evitar com o Registro de Marca!

Registrar sua marca significa ter mais segurança e tranquilidade, afinal, você sabe que aquele nome/produto é seu e não importa o quanto sucesso fizer, ninguém poderá surfar na sua onda.

Conheça o Caso de Sucesso de Registro de Marca. A História da empresária Jéssica Macedo é cheia de altos e baixos e muito aprendizado no que diz respeito a cuidar da sua Marca. Afinal, ela QUASE perdeu sua marca. Entenda como nós ajudamos a dar a volta por cima.

Proteja sua marca: ela realmente será sua

Achado não é roubado. A expressão popular serve para justificar a atitude de quem encontra um objeto na rua e fica com ele, por não saber quem é o dono. Como seria ter uma marca que não foi registrada e descobrir que outra empresa está usando o mesmo nome? Se não houver nenhum registro de que essa marca é sua, você não poderá fazer nada.

Você só será dono da marca depois que fizer o registro. Enquanto não houver a garantia, outras pessoas poderão usar o nome de forma inapropriada e poderão até declarar ao INPI que o nome é de propriedade delas.

Evite processos envolvendo uso indevido de marca

Você não quer utilizar uma marca que já existe e espera que ninguém crie uma empresa igual a sua, certo? É por isso que depois de pesquisar nomes fortes para as empresas e decidir qual será o seu, o próximo passo é registrar todas as informações relevantes junto ao INPI. Se resguardar juridicamente é tão importante quanto ter uma boa ideia de negócio!

Vamos criar um cenário: você tem uma loja de produtos de beleza há mais de cinco anos, mas nunca se preocupou em registrar a marca. De repente, encontra um site de uma consultora de beleza que usa o mesmo nome da sua loja e que fez o registro no INPI. O que fazer? Infelizmente, não há nada a ser feito. Apesar de estar no mercado há tanto tempo, a justiça priorizará a marca que foi registrada primeiro e você terá que mudar o nome da sua empresa e trocar toda a sua comunicação. Um baita prejuízo!

Credibilidade para a sua empresa

Uma marca registrada te deixa tranquilo em relação aos processos, mas não para por aí. O registro transmite seriedade e profissionalismo para o público. Isso aumenta a credibilidade do produto ou serviço oferecido, fazendo com que mais pessoas confiem em você.

Na hora de negociar com fornecedores e investidores, será muito mais fácil mostrar que seu negócio é sério e tem futuro. Fora que, apenas com o registro você pode fazer o licenciamento de produto e explorar o nome da forma como quiser. Registrar a marca é fundamental para a expansão!

Como criar um nome forte para empresas

Pesquise se a marca já existe no INPI

Um nome forte só será realmente poderoso se ele estiver disponível para você. A marca do seu negócio deve ser exclusiva, de maneira que os clientes não confundam a identidade da sua empresa com outra que já existe. O ideal é que você pegue a lista de nomes fortes para empresas e acesse o site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para saber quais marcas já existem legalmente. A base de marcas é pública e você pode fazer isso sozinho ou com a ajuda de uma consultoria especializada.

Sabia que nós podemos te ajudar e fazer toda a pesquisa junto ao INPI para você, sem custos? Então, se você quer um auxílio, fale com a gente.

Conheça bem o seu público

Envolva a opinião dos consumidores na hora de decidir qual será o nome da empresa. Você pode fazer uma pesquisa com o público-alvo para entender quais as preferências. Se já tiver alguns nomes em mente, faça uma votação para descobrir as opções favoritas.

Preste atenção também na forma como seus clientes falam. Será que a pronúncia será fácil? As pessoas podem deixar de indicar seu negócio para os amigos se não conseguirem lembrar o nome do seu negócio.

Tenha uma visão da sua empresa de médio e longo prazo

Você já viu empresas com nomes inspirados em séries famosas ou jargões de personagens? Pode parecer divertido, mas seguir pelo caminho das expressões que estão na moda é um erro comum na hora de escolher a marca da empresa.

Vale a pena refletir sobre como espera que seu negócio esteja daqui alguns anos, quais os objetivos e o que você pretende construir. Quem deseja expandir o negócio, ter uma boa imagem e conquistar novos clientes, deve optar por nomes criativos em vez de seguir tendências. Lembre-se de que o que é moda hoje pode não fazer sentido daqui uns anos.

Por exemplo, imagine que você vai abrir uma loja virtual que vende Pijamas. Será que no futuro, além de pijamas, você também não poderia vender mantas, cobertores e travesseiros? Já que são produtos que têm sinergia?

Se o nome da sua marca for restritivo, você pode ter dificuldades no futuro em expandir o seu leque de produtos. Pense nisso!

Gerador de nomes fortes para empresas

Um gerador de nomes serve para te dar aquela mãozinha quando faltar inspiração!

Ideias de nomes fortes para empresas de contabilidade

  • Conta Exata
  • Linha Contábil
  • Vital Contabilidade
  • Verifica escritório de contabilidade
  • Severa Contabilidade
  • Contabilidade Assurance
  • Vivaz Contabilidade
  • RecContábil
  • Assessoria e Contabilidade Sapiência
  • Métodica Contabilidade e Finanças
  • Absoluta Contabilidade

Ideias de nomes fortes para empresas de consultoria

  • Direciona Consultoria
  • Conduz Consultoria
  • Assensso Consultoria
  • Leme Consultoria
  • Sopro Consultoria
  • Consultoria Calculei
  • Ensejo Consultoria
  • Consultoria Velejar
  • Elã Consultoria
  • Consultoria Soberano

Ideias de nomes fortes para empresas de engenharia

  • Construearte
  • Catedral Construções
  • Engenharia Vero
  • Justo Engenharia
  • ConstruVeraz
  • Campanário
  • ComProjetos
  • Ingenium
  • Fomenta
  • Fundar

O começo de um negócio marca uma nova fase da sua vida. Pesquise nomes fortes para empresas, registre sua marca e trabalhe para apresentar o empreendimento ao mercado!

A Company Hero ajuda sua empresa a abrir CNPJ e cuidar da integridade da sua marca. Fale com um Hero para conhecer nossos serviços!

Angélica Albuquerque Redatora da Company Hero
Angélica Albuquerque
Redatora