Como usar o ChatGPT para criar o nome da sua empresa

Quer criar um nome criativo e marcante para seu negócio? Aprenda a usar o ChatGPT e explorar a IA para isso!
 Lara Zanesco  |      24/07/2023
Capa-Q2-Dicas-03.jpg

Quem está no universo online com certeza já ouviu falar no ChatGPT, não é? Essa Inteligência Artificial (IA) deu o que falar desde que foi lançada, no final de novembro de 2022.

Para alguns, a IA surgiu como uma ameaça do mundo digital. Afinal, ela é capaz de processar informações de forma extremamente rápida e, na teoria, substituir muitos processos humanos. Mas, para outras pessoas, ela veio para otimizar o dia a dia e facilitar demandas criativas, burocráticas e até mecânicas.

Não conhece muito essa tecnologia? A gente tem um vídeo completo sobre o ChatGPT no nosso canal do YouTube. Se você não está muito por dentro da ferramenta, aproveite para assistir:

Agora que você já está mais familiarizado com o potencial dessa Inteligência Artificial, vamos aprender a como criar nome de empresa com o ChatGPT? Com as dicas que preparei neste artigo, vai ser muito mais fácil explorar a ferramenta na prática.

Aqui, vou te ensinar:

  • Informações essenciais para criar nome de marca no ChatGPT
  • 5 Prompts para usar no chatGPT e criar o nome da sua marca
  • Como definir o nome da sua marca a partir das ideias do ChatGPT

Informações essenciais para criar nome de marca no ChatGPT

O maior segredo na hora de usar o ChatGPT para criar um nome de empresa é oferecer o máximo de informações sobre seu negócio à IA. Mas não basta dar informações, elas precisam ser úteis e bem colocadas.

Separei os principais tópicos sobre o seu negócio que você precisa saber antes de iniciar suas pesquisas com a ferramenta:

Nicho

O nicho nada mais é do que o ramo do mercado em que você vai atuar: moda, beleza, saúde, alimentação, financeiro, marketing, contábil, tecnologia e por aí vai.

Essa é a informação base para tomar decisões de marca e até de estratégia do seu negócio.

Para este artigo, vou usar de exemplo um negócio do nicho do marketing digital.

Produto

Dentro de um nicho, é possível oferecer diferentes produtos e serviços para seus clientes e isso também pode interferir na definição do nome da sua marca. Pense no nicho de beleza. É possível trabalhar com serviços diversos, como:

  • unhas artísticas;
  • depilação;
  • cortes de cabelo;
  • coloração de cabelo;
  • maquiagem;
  • sobrancelha.

Mas também é possível vender diversas coisas que podem ou não se relacionar:

  • maquiagem;
  • cosméticos para rosto;
  • cosméticos para corpo;
  • perfume.

Enfim, a variedade é grande. Tenha clareza sobre o que será o principal enfoque do seu negócio para poder informar a IA na hora de criar o nome da sua marca.

Por aqui, vou usar como exemplo um negócio de marketing digital que presta serviço de criação de conteúdo para redes sociais.

Público alvo

O público alvo é quem você quer atingir com a sua marca, para quem você quer vender. Isso vai incluir informações diversas. As mais básicas são:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • classe social.

Você ainda pode ter outras características desse público que refinam ainda mais seu alvo, como escolaridade, localização geográfica, profissão, faixa de renda e outras características que implicam no consumo.

Para o nosso exemplo, imagine que nosso público são microempresárias de classe média, entre 25 e 35 anos, da região do Rio de Janeiro.

Estilo da marca

O estilo da marca tem muito a ver com a sua identidade. Talvez nesse momento você ainda esteja definindo a identidade do seu negócio como um todo, por isso uma breve ideia do que você quer para o posicionamento dela já é suficiente.

Por exemplo, você quer ter uma abordagem mais minimalista e delicada ou acha que sua marca tem que ter uma pegada mais vibrante e colorida, com linguagem popular? Esse tipo de informação vai ajudar a orientar o ChatGPT a selecionar opções de nomes de empresa que tenham a ver com o estilo da sua marca.

Para o nosso exemplo, vamos imaginar uma marca com estilo jovial e linguagem simples, didática e mais popular.

Refinamentos

Com as informações básicas sobre o seu negócio para criar o nome da sua empresa com o ChatGPT, você pode aproveitar qualquer outra coisa que possa ajudar a refinar a pesquisa. São informações como:

  • Palavras que não quer usar;
  • Palavras que quer usar;
  • Marcas que se inspira;
  • Idioma.

Para facilitar o entendimento, vou seguir com o exemplo que criamos apenas com refinamento de idioma, que vou aplicar no meio da pesquisa. Assim, você vai perceber que é possível usar o ChatGPT de forma eficiente apenas com as informações bases e que é muito fácil refinar seus comandos.

Vamos, agora, aos prompts que você poderá personalizar por aí.

5 Prompts para usar no chatGPT e criar o nome da sua marca

Chegou a hora de colocar o ChatGPT para trabalhar ao seu favor na criação do nome da sua marca.

Para começar, acesse o site do ChatGPT e faça sua conta. É possível usar sua conta Google, Microsoft ou da Apple para fazer o login. Feito isso, envie um “Oi” ou “olá” que a ferramenta já vai reconhecer o Português BR como língua de uso. Você também pode enviar o comando “fale comigo em português br”.

Prontinho vamos começar. Basta você copiar e colar os modelos na sua aba do ChatGPT e alterar os campos personalizáveis com as informações do seu negócio.

#1 Prompt com foco no nicho e produto

“Me dê [número] opções de nomes para minha nova marca. Vou atuar no nicho de [nicho de atuação] oferecendo [produto ou serviço].”

Veja como ficou nosso exemplo e os resultados:

prompt chatgpt teste

Essa é apenas a primeira tentativa, veja as outras opções de prompts que você pode usar de forma mais personalizada.

#2 Prompt com foco no produto e público alvo

“Me dê [número] opções de nomes para minha nova marca de [produto/serviço]. Vou atender [quem], entre [faixa etária], de [classe social].”

Você pode adicionar outras informações que tiver coletado do seu público também. Veja o exemplo:

prompt chatgpt teste

Nesse caso, considerando nosso público de classe média iniciando um negócio, nomes em inglês podem não ser a melhor opção. Assim é possível personalizar a busca e pedir novos nomes em português:

prompt chatgpt teste

Vamos obter resultados ainda mais personalizados? Tem uma informação de público que deixei de lado para te mostrar essas possibilidades: a regionalidade. Agora, vou pedir ao ChatGPT que considere que meu público é de mulheres cariocas:

prompt chatgpt teste

Você pode personalizar a busca da forma como preferir, indicando os problemas e pontos de correção para o ChatGPT.

Continue acompanhando para ver o próximo prompt.

#3 Prompt com produto + público + estilo da marca

“Me dê [número] opções de nomes [idioma] para minha nova marca. Vou [produto/serviço] para [informações de público alvo]. Minha marca tem estilo [informações de estilo/identidade da marca].”

Olha as ideias de nome de marca que o ChatGPT deu para o meu exemplo:

prompt chatgpt teste

Viu como são sugestões muito mais personalizadas? Temos até opções com gírias populares, como “Top”.

#4 Prompt com produto + público + estilo + refinamento

“Me dê [número] opções de nomes em Português [refinamento] para minha marca de [produto/serviço]. Vou atender [informações do público alvo]. Minha marca tem estilo [estilo e identidade de marca].”

Agora, delimitei para o ChatGPT que quero ideias de nomes para empresa com apenas duas palavras, além das demais condições:

prompt chatgpt teste

Viu só? Ele considerou todos os aspectos para me indicar sugestões bastante personalizadas.

#5 Prompt completo

“Agora, preciso de [número] ideias de nomes em Português, [refinamento], para minha marca de [produto/serviço]. Vou atender [informações de público alvo]. O estilo da minha marca é [estilo e identidade de marca].

Não quero usar as palavras [refinamento].”

Veja como ficou o resultado do ChatGPT para esse prompt ainda mais completo para gerar ideias de nomes de empresa:

prompt chatgpt teste

Agora que você viu na prática como o ChatGPT pode te ajudar a criar o nome da sua empresa, não pense que acabou. A ferramenta te oferece muitas sugestões e insumos criativos, mas essa decisão precisa de atenção.

Como definir o nome da sua marca a partir das ideias do ChatGPT

Para aproveitar as ideias da IA e escolher o nome ideal da sua marca, veja as dicas a seguir:

Filtragem humana

Reúna todas as sugestões que coletou com a IA em um único arquivo, como em um docs. ou de forma física, em uma papel mesmo. Agora, é hora de explorar as mentes que estão por trás do seu negócio, afinal, o nome da marca é grande parte da identidade dela.

Junto com a sua equipe – ou em um momento separado só com você, caso trabalhe sozinho –, tire um tempo para analisar as opções.

Remova aquelas que ficaram genéricas ou não têm muito a ver com a carinha que você quer para o seu negócio. A ideia é ir filtrando até que restem menos opções possíveis.

Pesquisa nas redes sociais

Depois, é hora de entender se já existe alguém usando os nomes que você escolheu e trabalhando essa marca. Isso porque o ChatGPT cria ideias a partir dos comandos, mas não faz esse tipo de validação ao mesmo tempo.

A primeira forma de fazer isso é consultar as redes sociais. Afinal, se o nome já estiver sendo usado, pode ser trabalhoso se estabelecer no mercado com ele – e às vezes até ilegal. Mas isso eu explico daqui a pouco.

Aceitação do público

Chegou no seu top 3 de nomes para sua empresa? Agora você pode tentar validar as opções com outras pessoas, em especial aquelas que são possíveis clientes da sua marca.

Dessa forma, vai ser mais fácil entender com qual elas se identificam mais, o impacto que cada nome transmite, a mais confiável e por aí vai.

Se não tiver acesso a esse público ainda, você pode pedir a opinião de amigos e pessoas do seu ramo.

Pesquisa de viabilidade no INPI

Por último, mas uma das etapas mais importantes na hora de escolher o nome da sua empresa: saber se ele está disponível para uso. Como assim?

Para garantir que cada marca seja única, existe o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). Ele protege as marcas registradas da concorrência desleal e do uso indevido de marca.

Se você não fizer essa consulta, pode acabar perdendo todo seu investimento no nome e identidade do seu negócio por usar a marca de outra pessoa, que a registrou primeiro.

Quer saber como dar esse próximo passo? A Hero te ensina também. Veja nosso conteúdo completo sobre como registrar marca no INPI.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes