Como vender como afiliado iniciante: 5 dicas simples

Está começando como afiliado? Você precisa ver estas dicas do que fazer para vender desde o início. Acesse!
 Lara Zanesco  |      30/03/2023
Capa-Q1-Afiliados09.jpg

Vender como afiliado iniciante pode parecer muito difícil no começo. Tem quem ache que é só compartilhar seu link com muitas pessoas que terá resultados. Outros afiliados ficam pulando de uma estratégia para outra sem nem mesmo saber o que seu público gosta.

Apesar de não ser difícil, ganhar dinheiro como afiliado exige certa disciplina e dedicação, especialmente quando você está começando nesse ramo. Ainda assim, vale muito a pena se dedicar a essa nova profissão para gerar uma nova fonte de renda.

Para te ajudar a vender como afiliado desde o começo, preparei estas 5 dicas de coisas que você precisa saber e fazer. Com elas, você poderá ter uma visão realista e estratégica de tudo que a afiliação digital pode te proporcionar e como explorá-la ao máximo. Olha este resumo:

  • Indicar é mais do que compartilhar link
  • Você pode testar seu público
  • Aprenda técnicas de comunicação persuasiva
  • Não foque no curto prazo
  • Comece com foco em um produto

Continue acompanhando para saber mais!

1- Indicar é mais do que compartilhar link

Muitas pessoas acreditam que, para vender como afiliado iniciante, basta compartilhar seu link ou cupom de afiliado o máximo de vezes possíveis. Aí elas saem mandando para todos os contatos do Whatsapp, em grupos do trabalho e da família, publicam nas redes sociais e por aí vai.

O que acontece? Ao invés de comprar, as pessoas ignoram o link ou pior: param de te acompanhar e até te bloqueiam por conta dessa “forçação de barra”.

Quando o assunto é fazer indicação de produtos e serviços, o seu link ou cupom é a última coisa que você deve compartilhar e isso precisa ser feito com estratégia.

Aqui no blog, já demos dicas de como compartilhar seu link de afiliado, por isso sugiro que veja o conteúdo para se aprofundar no tema. Mas antes disso, você precisa pensar em outros tipos de conteúdo.

Se o seu público não conhece o que você está indicando, ele precisa entender coisas como:

  • Que tipo de problema esse produto vai solucionar?
  • O que ele tem a ver comigo?
  • Por que ele é melhor do que o do concorrente?

Essas são perguntas básicas que um simples link não vai responder. Você precisa entregar conteúdos de informação para o seu público, educá-lo sobre as dores e soluções que ele pode ter para só então apresentar o serviço ou produto em si.

2- Você deve testar seu público

Nesse caminho de produzir conteúdos de afiliado, você pode fazer pesquisas sobre seu público para tentar entender o que ele gosta de consumir. Mas a melhor forma de ter certeza é testar os diferentes formatos possíveis com ele.

Por exemplo, dentro do Instagram, você pode publicar apenas uma foto, uma sequência de fotos ou vídeos no Feed, a linha do tempo da rede social. Também é possível variar nos Stories, aqueles que ficam disponíveis apenas por 24 horas. Experimente os diferentes formatos e veja as métricas, o que tem melhor entrega, com qual as pessoas interagem mais e por aí vai.

Teste, também, a forma como você constrói as postagens. Você pode construir passo a passo, apresentar curiosidades, perguntas e respostas e por aí vai. Conforme você for percebendo, a partir dos dados, o que funciona melhor com seu público, é hora de explorar esse modelo com mais frequência.

Além de descobrir o que funciona, com os testes, você vai percebendo o que não dá certo para não perder tempo com o que não te dará resultados. Esse processo pode tomar um certo tempo e esforço até você pegar a prática, mas ainda assim vale a pena.

Alguns programas oferecem suporte com materiais de marketing aos afiliados para facilitar esse processo de produção de materiais para divulgação, como aqui na Hero, no nosso programa de afiliação para contadores.

3- Aprenda técnicas de comunicação persuasiva

Seja para educar seu público ou para fazer sua indicação, as técnicas de comunicação persuasiva são essenciais para conseguir convencer sua audiência.

Duas técnicas que você pode estudar são o storytelling e o copywriting. Calma, eu vou explicar cada uma:

Storytelling:

O storytelling no marketing é a técnica de contar uma história, criar um enredo para envolver e encantar seu público. Para isso, é possível usar textos, áudios, imagens e vídeos, diversos recursos.

Essa é uma excelente técnica de comunicação persuasiva porque ajuda a criar conexão e identificação com o público. Por meio dos enredos, é possível apresentar coisas que as pessoas conhecem e é isso que ajuda na persuasão.

Copywriting:

O copywriting é a produção de textos publicitários e persuasivos para convencer o usuário a tomar alguma ação que você deseja. Ele pode ser usado nos mais diferentes tipos de conteúdo, tanto naqueles para educar as pessoas quanto nos de venda.

O copywriting também explora os chamados CTAs (Calls to Action), isto é, as Chamadas para Ação. São construções diretas propondo uma ação para o usuário: ler um novo artigo num blog, baixar um e-book, acessar um link e por aí vai.

Juntamente com o storytelling, é possível criar materiais completos e bem desenvolvidos para apresentar os produtos e serviços que você quer indicar.

4- Não foque no curto prazo

Quando você é um afiliado iniciante, pode ter pressa para ver os resultados das suas indicações. Mas isso só vai acontecer rapidamente se você estiver apresentando um produto que já tem a ver com o seu nicho.

Por exemplo, se você é um contador que abre empresas e sempre precisa ajudar seus clientes a cadastrar o endereço adequado para o seu CNPJ, fica fácil indicar um Escritório Virtual que vai sanar esse problema.

Ainda assim, é importante ter em mente que sua estratégia pode tomar mais tempo e os resultados podem vir a médio prazo. Você pode precisar construir sua confiança para que o seu público queira conhecer e comprar o que você está indicando. Quanto mais se dedicar a isso, mais rápido serão os resultados.

5- Comece com foco em um produto

Deu para ver que vender como afiliado iniciante exige dedicação, não é? Por isso, um ponto importante é começar aos poucos para descobrir o seu caminho na afiliação. Se você se dedica a apenas um produto no início, é mais simples direcionar esforços.

Desse modo, você consegue testar e se desenvolver com um único produto e, quando tiver mais prática, vai ser muito mais fácil indicar outros itens sem ter que passar por tudo outra vez.

Gostou das dicas de como ser um bom afiliado desde o início? Então, você vai gostar do nosso artigo sobre como ter renda passiva sendo afiliado!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes