Como um contador pode ganhar dinheiro: consultoria, afiliação e mais!

Praticamente todas as profissões estão no digital. Veja 6 formas de ganhar dinheiro online sendo um profissional contábil.
 Lara Zanesco  |      24/03/2023
Capa-Q1-Afiliados03.jpg

Seja um profissional recém formado ou aquele que quer se atualizar para acompanhar o mercado, no mundo contábil, com certeza você já se perguntou como um contador pode ganhar dinheiro, especialmente no universo digital.

Afinal, as tecnologias estão ficando cada vez mais acessíveis e os processos contábeis são facilitados. Para não ficar para trás, é importante pensar em novas formas de atuação. Além disso, trabalhar com contabilidade online pode ser uma excelente forma de gerar renda extra ou até renda passiva.

Neste artigo, você vai conhecer estas 6 alternativas de fonte de renda para contadores:

  • Consultoria contábil;
  • Infoprodutos;
  • Afiliado digital;
  • Conteúdos ricos;
  • Declaração de IR;
  • Mentoria.

Continue acompanhando e entenda a fundo como funciona cada uma e o que você precisa para começar nessas áreas de atuação.

1- Consultoria contábil

A consultoria contábil vai além dos serviços de contabilidade que você pode fazer para um cliente ou empresa. O diferencial é que você pode prestar análises e orientações contábeis para que seu cliente aplique.

👉 Como abrir uma empresa de Consultoria com baixo investimento?

Isto é, você acaba vendendo seu conhecimento e capacidade analítica sem necessariamente precisar colocar a mão na massa. É muito comum ver consultores de MEIs (Microempreendedores Individuais) para as etapas de abertura e regularização dos CNPJs, além da parte de pagamento das taxas do MEI, como o DAS.

2- Infoprodutos

Os infoprodutos são uma das formas mais conhecidas de se fazer dinheiro na internet e essa também é uma opção para o setor contábil. A ideia é você vender seu conhecimento em um material, seja um e-book, uma apostila ou uma série de vídeos.

O mais legal é que essa pode ser uma fonte de renda passiva para o contador ganhar dinheiro. Isso porque ele só tem que produzir o material uma vez e disponibilizar para venda. Depois, sempre que alguém comprar, você recebe. O segredo é fazer um bom trabalho de marketing inicial para chamar a atenção e depois receber.

3- Afiliado digital

O marketing de afiliados já é uma realidade para os contadores. Ser um afiliado digital é fácil, você só precisa promover um produto e gerar vendas. A cada venda feita a partir do seu link ou cupom, você recebe uma comissão.

Veja o programa de afiliação Contador Hero como exemplo. O cadastro é rápido e simples, rapidinho você tem acesso ao seu cupom exclusivo. Sempre que um dos seus clientes usar seu cupom para contratar nossos serviços, você recebe de 5 a 20% do valor do produto em comissão e uma pontuação na plataforma Hero.

Os pontos podem ser trocados por processos de abertura e regularização de empresas e, assim, você economiza e lucra ainda mais.

4- Conteúdos ricos

Outra forma que um contador pode ganhar dinheiro é com a produção de conteúdo rico. Essas são aquelas mídias que consumimos nas redes sociais que realmente entregam conhecimento de valor para quem acessa.

Hoje é um meio muito difundido nas principais redes sociais, como Instagram e Tiktok, mas o YouTube pode ser um excelente canal para começar a monetizar. Lá, você pode publicar diversos vídeos da área de contabilidade, para diferentes públicos, e ir consolidando seu nome na área, além de conseguir parcerias e até dinheiro com os próprios vídeos. A médio e longo prazo, pode ser uma excelente fonte de renda passiva.

5- Declaração de IR

Apesar de parecer simples para você, contador, a declaração do Imposto de Renda pode ser bastante desafiadora para Pessoas Físicas, especialmente nas primeiras vezes. É aí que você entra.

É possível trabalhar orientando e esclarecendo dúvidas sobre esse processo, como prazos, regras, documentos e cuidados necessários e por aí vai. Até mesmo estudantes conseguem oferecer uma consultoria online sobre o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) e ganhar uma grana com isso.

6- Mentoria

Se você se dedica aos estudos contábeis e tem bastante experiência, pode muito bem se tornar um mentor contábil, sabia? Essa forma de atuação te permite trabalhar online ou presencialmente, especialmente com profissionais que estão entrando no mercado de trabalho.

A ideia é oferecer influência e orientação profissional aos mentorados para facilitar a entrada deles na área de negócio. Um jeito fácil de fazer isso é utilizar grupos em aplicativos de conversa, como o Whatsapp e o Telegram, a depender do tamanho da sua turma.

Lá você pode disponibilizar conteúdos em diferentes formatos, como áudios, textos, imagens e vídeos, além das assistências personalizadas e individualizadas – e tudo isso te ajuda a precificar seu serviço.

Viu só? Existem vários campos de atuação para a contabilidade no universo digital, basta você se arriscar e começar a se desenvolver nesse meio. Você já sabe como um contador pode ganhar dinheiro, então, por que não começar?

Cadastre-se agora mesmo no programa Contador Hero e comece a lucrar ainda mais com os seus processos do dia a dia. É muito fácil:

  • Você faz seu cadastro rapidamente;
  • Configura seu cupom exclusivo;
  • Indica e recebe dinheiro e pontos.

Tem alguma dúvida? Chame um Hero no chat que vamos te ajudar!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes