Como abrir uma empresa de Consultoria com baixo investimento?

Uma empresa de Consultoria é especialista no seu ramo de atuação e pode gerar renda constantemente. Saiba como abrir a sua!
 Lara Zanesco  |      28/11/2022
Capas-Artigo-EV_05.jpg

Para abrir uma empresa de consultoria, você precisa ser especialista no seu ramo e ter ampla capacidade analítica e de resolução de problemas. Mas, antes de atuar diretamente com seus clientes, é essencial abrir e estruturar seu negócio de forma legal e estratégica.

A consultoria funciona como uma prestação de serviço para empresas. Trata-se de um ou mais especialistas em um determinado tema que prestam análise e recomendações para solucionar problemas da contratante, seja com pessoas, com Marketing, com TI ou outro setor que afeta o bom desenvolvimento do negócio.

Se você quer empreender como consultor no seu ramo, este guia simplificado vai te ajudar a abrir seu negócio de forma fácil e regularizada, sem precisar gastar muito. Continue acompanhando!

5 passos para abrir uma empresa de consultoria

Abrir uma empresa pode ser um processo bastante burocrático quando você não sabe por onde seguir. Como a missão da Company Hero é facilitar todo esse processo, este guia vai te ajudar a sair do sonho de ter uma consultoria e viver tudo que o empreendedorismo pode te oferecer:

1 - Defina sua área de atuação

Antes de realizar qualquer processo legal para abrir sua empresa, você deve ter clareza sobre como ela irá atuar. Definir a atividade do seu negócio vai facilitar na hora de preencher os formulários legais.

Como consultoria, você pode atuar de forma mais ampla, analisando a situação das empresas-clientes como um todo, ou de modo focalizado em apenas um setor/problema de seus clientes. Algumas possibilidades de consultoria empresarial são:

  • Consultoria em gastronomia;
  • Consultoria de franquia;
  • Consultoria em gestão empresarial;
  • Consultoria financeira;
  • Consultoria em gestão de riscos;
  • Consultoria em Recursos Humanos;
  • Consultoria ambiental;
  • Consultoria de Marketing;
  • Consultoria de Tecnologia da Informação (TI).

Há alguns ramos de consultoria que, além de transmitir credibilidade pela sua experiência na área, é preciso apresentar comprovações técnicas e até regulamentadas. Um exemplo disso é a consultoria de TI:

Como funciona uma empresa de consultoria em TI?

Um consultor de TI viabiliza a inovação dentro das empresas. A proposta é analisar as áreas do negócio e propor soluções tecnológicas e inovadoras para aqueles problemas que acabam passando em branco no dia a dia.

Até mesmo pequenas empresas podem se beneficiar desse tipo de consultoria, mas é essencial que o(s) consultor(es) tenha(m) vasto conhecimento na área de Tecnologia da Informação.

Além de tudo isso, seu cliente pode contar com seu conhecimento e olhar analítico sem precisar de uma pessoa de TI internamente, ou seja, também é econômico para ele.

2 - Abra CNPJ e legalize seu negócio

Definida a área de atuação da sua empresa de consultoria, é hora de registrá-la. O processo de abertura de CNPJ exige registro municipal e estadual e as regras podem mudar de acordo com a sua localização.

Ou seja, é um processo bastante complexo e qualquer erro pode significar o atraso do seu trabalho. Por isso, indicamos que conte com um contador ou advogado especializado em abertura de empresas para prevenir erros e agilizar o processo.

Uma etapa bastante relevante nessa etapa de abertura de uma empresa de consultoria é a definição do CNAE. É isso que vai determinar qual atividade seu negócio poderá executar legalmente e quais impostos, contribuições e taxas deverão ser pagas.

Por exemplo, o CNAE 7020-4/00 é uma opção para atividades de consultoria em gestão empresarial, com exceção para as consultorias técnicas específicas. Caso você queira prestar consultoria em TI, o CNAE 6204-0/00 é indicado.

É nesse momento, também, que deve ser definido se sua consultoria será feita apenas por você ou se terá algum tipo de sócio.

Para quem opta por atuar sozinho, é possível abrir uma Empresa Individual (EI) ou uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Caso você decida ter um sócio, seu formato jurídico deve ser ou de Sociedade Anônima (S/A) ou como Sociedade Limitada (LTDA).

3 - Analise a tributação mais adequada

Quando o registro de uma empresa de consultoria é feito corretamente, você não sofre com tributos desnecessários entre suas despesas fixas. Para definir o regime tributário, você pode se deparar com Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

Entenda a diferença entre os dois últimos, os mais usados, de forma resumida:

  • Simples Nacional: para alguns tipos de negócios em micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões ao ano. Unifica todos os impostos em apenas uma única guia: IRPJ, CSLL, CPP, IPI, ISS, PIS/PASEP e ICMS. Também há condições relativas ao formato jurídico escolhido;
  • Lucro Presumido: empresas que faturam até R$ 78 milhões ao ano. A Receita Federal determina a porcentagem do lucro presumido conforme o faturamento e a atividade exercida. Ao escolher esse modelo, é necessário quitar os mesmos tributos do Simples Nacional, mas em diversas guias diferentes.

Para escolher sem erro, vale a pena realizar o processo com um advogado ou contador especializado.

4 - Estruture uma imagem de credibilidade para a empresa

Após abrir sua empresa de consultoria, é hora de fazer o negócio rodar. Você precisa construir sua marca de forma estratégica para conquistar clientes. Quando falamos em consultoria, eles procuram por nomes que são autoridade no assunto, que são reconhecidos.

Além de fazer um excelente trabalho de marketing pessoal ou da sua marca, você precisa entregar qualidade e autoridade durante os atendimentos. É possível que você esteja pensando em fazer cursos, usar uma roupa adequada e outras coisas do tipo que, de fato, são importantes.

Mas existe um fator simples que pode passar despercebido nesse processo e faz muita diferença para quem quer atuar como consultor: o endereço da sua empresa. Imagine contratar o serviço de um especialista em finanças e chegar na casa dele quando precisar fazer uma reunião.

Provavelmente essa experiência fará você questionar a credibilidade daquele profissional e isso pode acontecer com você se não escolher um local adequado para atender.

5 - Use os recursos estrategicamente

Assim como em qualquer outro tipo de empresa, saber onde e como investir os recursos é essencial para garantir o crescimento do negócio. Então, que tal começar pensando em quais custos você pode cortar ou minimizar nesse processo?

Por exemplo, você não precisa alugar um espaço físico para atuar, até porque consultores costumam atender diretamente nas empresas. Para garantir autoridade e baixo custo, o Escritório Virtual é uma excelente saída.

Esse recurso permite que você contrate uma localização adequada ao tipo de negócio e que pode chamar a atenção dos clientes. Imagine colocar no seu cartão de visitas que seu negócio está situado na Avenida Paulista (SP), uma das localizações mais conceituadas do país!

Se você quiser locar uma sala comercial em uma região assim, além de se deparar com um aluguel altíssimo, terá custos com limpeza, água, internet e por aí vai. Sem falar que não faria tanto uso do espaço.

Com o Escritório Virtual, você investe muito pouco e usufrui do endereço. Além disso, quando quiser, pode alugar uma sala de reunião em um local adequado para atender seus clientes com profissionalismo.

Quanto custa abrir uma empresa de consultoria?

O custo da abertura de uma empresa de consultoria abrange muitas variáveis, por isso, é difícil delimitar um valor exato. Por isso, vale a pena contabilizar as despesas destes fatores:

  • serviço de um contador ou advogado;
  • abertura da empresa;
  • quantidade de funcionários;
  • equipamentos de uso diário;
  • licenças e outros documentos de acordo com a área;
  • escritório virtual.

Há outras coisas que você pode considerar de acordo com a sua atuação, especificidades do seu negócio ou estratégia, como o Marketing.

Lembre-se de que existem formas de minimizar gastos e otimizar seu dinheiro. Você pode abrir uma empresa de consultoria com baixo investimento se contar com a ajuda de recursos e especialistas no assunto.

Uma opção é contar com o serviço de Escritório Virtual da Company Hero – somos referência em agilizar e simplificar a abertura de empresas. Fale com um Hero!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes