Como saber se meu MEI está ativo ainda?

Preparamos um guia prático e simplificado para consultar a situação do seu MEI pelo portal da Receita Federal. Confira no blog da Hero!
 Lara Zanesco  |      26/10/2023
Capas-ArtigosQ3-18.png

Se você quer atuar como MEI (Microempreendedor Individual) ou já atua, é muito importante saber se seu MEI está ativo ou não. A situação cadastral do seu CNPJ impacta diretamente na sua regularização para trabalhar.

E caso não esteja mais usando o CNPJ, precisa conferir se ele está regular e se há alguma pendência em aberto no seu nome.

Para te ajudar, preparei este passo a passo para consultar se o CNPJ MEI está ativo ou não. Siga o guia com imagens para fazer a consulta de forma rápida e prática.

1- Acesse o Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor é onde você pode acessar diversos serviços para CNPJs, seja para abrir o seu ou para fazer consultas, alterações e regularizações. Pesquise por ele no seu navegador ou acesse neste link.

portal do empreendedor

2- Acesse os serviços para MEIs

Desça um pouco na página e clique no item “Já sou MEI”. É nele onde você vai encontrar os serviços para microempreendedores individuais:

já sou mei

3- Clique para acessar comprovantes MEI

Na nova página, desça até encontrar a opção “Certidões e Comprovantes”. Lá, você terá a opção de emissão de diversos documentos diferentes, além da possibilidade de consultar a situação cadastral do CNPJ:

certidões e comprovantes

4- Faça a consulta da situação cadastral do CNPJ

Na página seguinte, role até o final para chegar na opção “Comprovante de Situação Cadastral do CNPJ” e clique no botão lateral:

comprovante

Você será direcionado para a página de buscas da Receita Federal. Nela, informa o número do seu CNPJ MEI e clica em “Consultar”. Veja este exemplo com o CNPJ da Company Hero:

cnpj

Prontinho, assim que a pesquisa for realizada, você já poderá conferir se o seu MEI está ativo ou não no Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral.

💡 Sabia que você pode proteger o seu CNPJ gastando pouco com um endereço fiscal adequado para suas atividades? Para isso, vale a pena investir em um Escritório Virtual.

Essa solução oferece endereço fiscal e comercial para você registrar e divulgar seu negócio com segurança – na Hero, você encontra endereços em todo o país a partir de R$ 83 por mês!

👉 Quer mais segurança com economia? Contrate um Escritório Virtual agora mesmo!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes