Consultar a situação cadastral do CNPJ é muito simples e pode ser feito de forma completamente online. Dessa forma, você consegue conferir o regime tributário da empresa, emitir comprovantes e verificar a situação de candidatos a eleições.
Para te ajudar, levantei o passo a passo para fazer a consulta de forma rápida e descomplicada. Vamos lá!
1- Acesse o site com sua conta gov.br
Para consultar a situação cadastral do CNPJ, você deve acessar o site de Consulta de CNPJ da Redesim. Lá, você já vai ser direcionado para logar na sua conta gov.br, a que você usa para acessar diversos aplicativos do governo.

Você pode se conectar usando CPF, banco, QR code ou o certificado digital.
2- Preencha os dados do CNPJ
Na tela seguinte, é hora de preencher o número do CNPJ que deseja consultar. Neste exemplo, estou usando o CNPJ da Company Hero:

Assim que preencher, basta clicar em “Pesquisar”.
3- Confira o resultado na tela
Prontinho, o resultado já está pronto, é só rolar a tela para baixo. Ele te mostra se o CNPJ está ativo ou inativo, a razão social, área de atuação e de qual estado ele é:

Essa é uma consulta simplificada da situação do seu CNPJ. Se você precisar imprimir a Situação Cadastral do CNPJ consultado, é só rolar a página mais um pouco e clicar no botão “Imprimir”.
Veja, agora, as dúvidas mais frequentes sobre esse assunto e entenda de uma vez tudo que você precisa
Quem pode consultar um CNPJ?
Todo mundo pode consultar a situação cadastral de um CNPJ, basta ter o número do cadastro em mãos. O CNPJ é um documento de cunho público, por isso é tão acessível. É diferente do CPF, que, por ser individual e pessoal, não está disponível para consulta pública.
Qual o melhor site para consultar a situação de um CNPJ?
O melhor site é o Portal da Receita Federal. Por ser um órgão oficial, lá você tem acesso a informações reais e atualizadas sem o risco de cair em algum tipo de golpe ou verificar apenas informações antigas.
Existem outros canais para você fazer essa busca, como o Portal do Empreendedor, cartórios de Protesto e, claro, as consultas pagas em aplicativos e sites privados. Se você optar por esses canais, é possível encontrar fontes confiáveis. Para isso, vale sempre a pena conferir as avaliações e segurança do site.
Viu só como é simples consultar a situação cadastral do CNPJ? Com esse passo a passo, não vai ter erro. Aproveite e confira também nosso conteúdo completo sobre como regularizar CNPJ inapto na Receita Federal.