Passo a passo para consultar situação cadastral do CNPJ

Veja o passo a passo simples e detalhado para consulta do CNPJ e quem pode fazer esse tipo de pesquisa.
 Raquel Kwok  |      02/05/2023
Capa-Q1-CNPJ-15.jpg

Consultar a situação cadastral do CNPJ é muito simples e pode ser feito de forma completamente online. Dessa forma, você consegue conferir o regime tributário da empresa, emitir comprovantes e verificar a situação de candidatos a eleições.

Para te ajudar, levantei o passo a passo para fazer a consulta de forma rápida e descomplicada. Vamos lá!

1- Acesse o site com sua conta gov.br

Para consultar a situação cadastral do CNPJ, você deve acessar o site de Consulta de CNPJ da Redesim. Lá, você já vai ser direcionado para logar na sua conta gov.br, a que você usa para acessar diversos aplicativos do governo.

página do site do governo para checagem de situacao cadastral

Você pode se conectar usando CPF, banco, QR code ou o certificado digital.

2- Preencha os dados do CNPJ

Na tela seguinte, é hora de preencher o número do CNPJ que deseja consultar. Neste exemplo, estou usando o CNPJ da Company Hero:

página do site do governo para preencher CNPJ

Assim que preencher, basta clicar em “Pesquisar”.

3- Confira o resultado na tela

Prontinho, o resultado já está pronto, é só rolar a tela para baixo. Ele te mostra se o CNPJ está ativo ou inativo, a razão social, área de atuação e de qual estado ele é:

página do site do governo para checagem de situacao cadastral

Essa é uma consulta simplificada da situação do seu CNPJ. Se você precisar imprimir a Situação Cadastral do CNPJ consultado, é só rolar a página mais um pouco e clicar no botão “Imprimir”.

Veja, agora, as dúvidas mais frequentes sobre esse assunto e entenda de uma vez tudo que você precisa

Quem pode consultar um CNPJ?

Todo mundo pode consultar a situação cadastral de um CNPJ, basta ter o número do cadastro em mãos. O CNPJ é um documento de cunho público, por isso é tão acessível. É diferente do CPF, que, por ser individual e pessoal, não está disponível para consulta pública.

Qual o melhor site para consultar a situação de um CNPJ?

O melhor site é o Portal da Receita Federal. Por ser um órgão oficial, lá você tem acesso a informações reais e atualizadas sem o risco de cair em algum tipo de golpe ou verificar apenas informações antigas.

Existem outros canais para você fazer essa busca, como o Portal do Empreendedor, cartórios de Protesto e, claro, as consultas pagas em aplicativos e sites privados. Se você optar por esses canais, é possível encontrar fontes confiáveis. Para isso, vale sempre a pena conferir as avaliações e segurança do site.

Viu só como é simples consultar a situação cadastral do CNPJ? Com esse passo a passo, não vai ter erro. Aproveite e confira também nosso conteúdo completo sobre como regularizar CNPJ inapto na Receita Federal.

Raquel Kwok (1).png
Raquel Kwok
Uma das especialistas em Direito que compõem a equipe de Legalização da Hero. Auxiliando diversos clientes todos os dias, tem vasta experiência em Direito Tributário, Direito Empresarial, Legalização de empresas e Registro de marcas.

Artigos recentes