Seguro do profissional liberal: conheça a melhor opção

O profissional liberal está exposto a riscos de responsabilidade e incapacidade de atuação. Veja como um bom seguro pode te ajudar.
 Lara Zanesco  |      09/03/2023
Capas-Q1-Seguros_14.jpg

Existem várias opções de seguro para o profissional liberal e, cada vez mais, a busca por esse tipo de serviço vem crescendo.

Afinal, um bom seguro é o que garante mais tranquilidade para quem trabalha dessa forma. O profissional liberal, por vezes, se vê desamparado e correndo diversos riscos que podem surgir de forma imprevista.

Se esse é o seu caso, saiba que já está no caminho certo por buscar informação a respeito de como se proteger. E aqui é o melhor lugar para entender qual é o melhor seguro para você, profissional liberal. Neste artigo, você pode tirar as principais dúvidas sobre esse tema:

  • O que é um profissional liberal?
  • Por que o profissional liberal precisa de seguro?
  • Qual o melhor seguro para profissional liberal?
  • Como contratar o seguro para profissional liberal?

Quer descobrir como ter mais segurança financeira mesmo atuando de forma liberal? Então, vem comigo que eu vou te explicar!

O que é um profissional liberal?

Antes de começar, você precisa entender se, de fato, se enquadra como um profissional liberal. Esse profissional tem formação em alguma área, seja ela de nível técnico ou acadêmico, e tem toda a capacidade para trabalhar independentemente, incluindo conhecimentos e materiais necessários.

No geral, são profissionais que estão registrados em conselhos profissionais e órgãos de classe, como psicólogos (CRP), médicos (CRM) e advogados (OAB). Assim, eles conseguem atuar de forma regular mesmo sem ter um vínculo empregatício com alguma empresa.

Diferente do autônomo, o profissional liberal atua ligado ao órgão oficial da sua área, que o permite atuar. Um profissional autônomo da área elétrica, por exemplo, não precisa se atrelar a nenhuma instituição para trabalhar por conta própria.

Outro ponto importante de destacar é que o profissional liberal assume total responsabilidade sobre aquilo que ele oferece ao público, seja um produto ou serviço. Ou seja, é um profissional que está constantemente exposto a riscos, inclusive de imagem e liberdade de atuação. Por isso, procurar um seguro para profissional liberal é tão importante.

O liberal possui total responsabilidade pelo serviço ou produto que oferece. Por este motivo, é interessante procurar por um seguro para profissionais liberais. Assim, consegue se proteger dos riscos de sua profissão.

E aí, você se enquadra nessa categoria? Caso seja um autônomo, não se preocupe. Por aqui, já explicamos tudo sobre seguro para autônomos.

Por que o profissional liberal precisa de seguro?

Contratar um seguro sendo um trabalhador liberal é uma forma de garantir mais segurança financeira. Por exemplo, esses profissionais não são assistidos pelo INSS. Ou seja, não é um profissional que recebe seguro desemprego ou pode se afastar do trabalho tranquilamente em casos de doenças ou acidentes, se não tiver outro vínculo empregatício.

Além disso, o profissional é o próprio responsável pelos erros que comete, diferente do que acontece numa empresa quando um colaborador faz algo inadequado. Assim, a depender do acontecimento, um trabalhador liberal pode perder anos e fundos investidos em imagem, aperfeiçoamento devido a ações judiciais. Sem um bom seguro, todo o seu esforço terá ido pelo ralo e você precisará recomeçar totalmente do zero.

Qual o melhor seguro para profissional liberal?

O melhor seguro para profissional liberal da atualidade é aquele que o protege dos dois aspectos citados anteriormente: incapacidade de trabalhar e perdas por responsabilidade. Além disso, seguros de vida podem ser uma boa opção para aqueles que são provedores de seus núcleos familiares.

Existem 3 tipos de seguros que são excelentes para quem atua dessa forma. Conheça-os com mais detalhes:

Seguro de responsabilidade civil

Com certeza, você já viu casos de profissionais que foram processados devido a algum erro administrativo ou de procedimento mesmo. Esses são os casos em que um seguro de responsabilidade civil vem a calhar.

Esse tipo de proteção te devolve o dinheiro gasto nas ações movidas contra você, cobrindo sua defesa e até a indenização que você possa vir a dever. Tudo depende do plano contratado e do valor assistido pela seguradora.

E isso não quer dizer que um profissional que recorra a esse tipo de seguro seja mais negligente em seus atendimentos. É sempre importante lembrar que todos estamos passíveis ao erro, mesmo que com muita técnica e conhecimento atualizados. O melhor a se fazer é se aperfeiçoar e se preparar para situações inconvenientes que possam vir a acontecer.

Seguro Renda Protegida

Outro fator de risco para profissionais liberais é ficarem impossibilitados de trabalhar, seja por conta de uma doença ou de um acidente pessoal. Nesses casos, de onde vai entrar o dinheiro?

O seguro de Proteção de Renda é a opção certa para você. Eles funcionam a partir das Diárias por Incapacidade Temporária (DIT), um valor pago por dia parado. Ou seja, mesmo sem atuar, você estará recebendo seu “salário” a partir do seguro e não precisará se preocupar ou se colocar em risco para garantir sua segurança financeira.

O período coberto e o valor a ser pago dependem do plano e da seguradora escolhidos. Por isso, é importante analisar muito bem as opções disponíveis no mercado.

A Proteção de Renda da Hero, por exemplo, paga até 90 dias a cada incidente e você pode receber até R$ 9 mil por mês, a depender da avaliação da seguradora. Um ponto positivo desse tipo de seguro é que ele não exige um alto investimento e oferece ótimos benefícios.

Seguro de vida

Os seguros de vida tradicionais são aqueles que oferecem cobertura em casos de morte, seja por causas naturais ou acidentais. Nesse tipo de seguro, o contratante indica os beneficiários para que, caso algo aconteça, eles recebam o valor do seguro.

Essa é uma forma de não deixar seus dependentes desamparados, por isso é muito comum colocar filhos e parceiros como beneficiários. Também é comum que esses seguros ofereçam assistência funeral para cobrir os gastos da cerimônia, o que já oferece tranquilidade financeira aos familiares.

Na verdade, esse último suporte pode ser oferecido junto com outros tipos de seguro, como a proteção de renda. Aqui na Hero, até mesmo o plano básico é um seguro de vida com proteção de renda para que, além do suporte quando não puder trabalhar, seja oferecido o suporte funeral em casos de mortes acidentais ou naturais.

Como contratar o seguro para profissional liberal?

Para contratar um seguro para profissional liberal, você precisa encontrar uma empresa ou seguradora que ofereça um ou todos esses tipos de seguros. Mesmo que já tenha uma em mente, vale a pena comparar preços e avaliações dos clientes.

A partir das avaliações, é possível entender se a empresa é confiável, se o processo de contratação e acionamento do seguro é descomplicado ou burocrático e por aí vai.

Aqui na Hero, é muito simples contratar o seguro Proteção de Renda para profissionais liberais:

  1. Acesse nossa página de Seguro Renda Protegida;
  2. Escolha o melhor plano para você;
  3. Faça o primeiro pagamento;
  4. Aguarda a aprovação.

Geralmente, a aprovação ocorre em, no máximo, 3 dias úteis. A partir desse prazo, você já estará protegido contra acidentes pessoais. A carência para doenças é de 3 meses. Caso a seguradora não aprove o seu cadastro, o valor pago será estornado a você, não precisa se preocupar. Conheça essa solução!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes