Saiba como montar um escritório de advocacia virtual

Aprenda tudo sobre como montar um escritório de advocacia virtual, amplie seu campo de atuação e alavanque sua carreira jurídica.
 Otávio Hoffmann  |      11/03/2022
Veja como montar um escritório de advocacia virtual

Saber como montar um escritório de advocacia virtual pode ser o ponto de partida para seu sucesso na área jurídica. Em algum momento do passado, ser bem-sucedido para um advogado era sinônimo de ter uma sala gigantesca e muitos arquivos de papéis por todas as partes. Como os profissionais mais antenados já sabem, isso ficou para trás!

Hoje em dia, soluções como o escritório de advocacia virtual existem para reduzir custos, poupar espaços e liberar tempo para o que realmente importa: cuidar da sua carreira profissional e dos seus clientes. Com as facilidades da tecnologia, você pode trabalhar online e de forma rentável, investindo na comunicação digital do seu serviço sem resumir sua carteira de clientes ao endereço físico. Já imaginou poder lidar com casos do país inteiro? É um sonho possível com esse serviço.

Entenda o que é um escritório de advocacia virtual

O escritório de advocacia virtual é um modelo de negócio que atende tanto às necessidades dos jovens advogados, quanto às dos mais experientes, que buscam potencializar os resultados financeiros e aumentar seu prestígio. Com ele, você dribla as dificuldades que impedem muitos empreendedores da área jurídica de começar, como custos com aluguéis ou manutenção de um espaço físico.

A ideia do escritório de advocacia virtual é aproveitar as facilidades da internet para migrar as atividades feitas no espaço físico para um ambiente online. Em vez de ter várias pastas com notas de clientes, contratos ou trabalhar todos os dias com outras pessoas, você resolve tudo pelo computador e celular. Ou seja, pode acessar o que precisar de onde estiver.

Alguns profissionais que buscam informações sobre como ter um escritório de advocacia virtual podem pensar que essa é apenas uma forma de trabalhar em casa. Porém, os benefícios vão além! Ter um endereço online serve para conseguir um registro e atuar sem precisar investir em um espaço físico como sede para atender as questões legais.

Quer saber qual é a melhor parte de ter um escritório virtual? Até a burocracia para a abertura da empresa é menor. Você consegue formalizar o empreendimento e emitir notas fiscais sem arcar com aluguel, condomínio e contas de um escritório tradicional.

Porque é importante saber como montar um escritório de advocacia virtual

  • Ter uma presença virtual ajuda em termos de reconhecimento social e jurídico. Você pode trabalhar sua reputação no mercado, mostrando que está antenado nas mudanças da sociedade, melhorando a autoridade e a captação de clientes.
  • Como não terá custos fixos, como aluguel e telefone, poderá investir em outros diferenciais do seu trabalho. Que tal aquela especialização que você está querendo fazer? Quem sabe contratar uma agência especializada em marketing jurídico para te ajudar na comunicação?
  • Ter um escritório de advocacia virtual é ter liberdade geográfica. Como você não terá um endereço físico, poderá agendar reuniões onde quiser, afinal, os preços para alugar salas de reuniões são mais acessíveis do que manter um cômodo só para os encontros eventuais.
  • O processo de abertura e regularização da empresa é mais prático. Você pode emitir notas fiscais rapidamente, sem burocracia e com baixo custo. O meio digital permite que você abra os processos e acompanhe as atualizações em tempo real. Tudo nas pontas dos dedos!
  • Existem muitas ferramentas de organização gratuitas na internet que podem suprir as necessidades de agenda, lembretes de reunião e arquivamento de documentos. Você continuará com uma rotina organizada mesmo tendo um escritório de advocacia virtual.
escritório virtual de advocacia

Trabalhe de onde quiser, contrate seu escritório virtual de advocacia agora!

Por onde começar a montar um escritório de advocacia virtual?

Seja por falta de recursos financeiros iniciais ou por receio de arriscar investir em um espaço físico, muitos advogados estão empreendendo em escritórios com uma estrutura que facilita a prestação de serviços online. Se você está pensando em seguir por esse caminho, anote essas duas dicas importantes.

  • Cuide das questões legais

Você, como advogado, sabe da importância de regularizar a empresa para agir conforme a lei. A primeira coisa a ser feita é a abertura de um CNPJ. Na maioria das vezes, o MEI é o tipo de empresa ideal para quem trabalha por conta própria e precisa do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para emitir notas fiscais pelo serviço oferecido. Fique atento somente as expectativas de ganhos anuais, que têm o limite de R$81.000 ao ano.

Para abrir um CNPJ, você precisará de um endereço fiscal válido, já que será necessário vincular documentos como IPTU, comprovante de endereço, AVCB, entre outros. Vale a pena gerenciar os processos e documentos de formalização de CNPJ com Juntas Comerciais, prefeituras e órgãos federais de forma online, para garantir mais conforto nas transações.

Aqui na Company Hero nós oferecemos suporte 100% online dos melhores especialistas em legalização de empresas por uma plataforma exclusiva que cuida de toda a papelada e atualização dos processos em tempo real. Sabemos que as questões burocráticas são muitas, mas elas são indispensáveis e devem ser cumpridas.

  • Invista na comunicação digital

Ter uma identidade visual bem estabelecida e uma presença online nas redes sociais atrai muitos clientes interessados no seu serviço. Se entender como montar um escritório de advocacia virtual é o caminho para uma prática mais moderna, conseguir expor seus diferenciais como advogado é o ponto de virada para fechar mais contratos.

A verdade é que o marketing jurídico está cada vez mais forte. A dica é: mescle as estratégias físicas e digitais, mesmo que você atenda em um escritório de advocacia virtual. Mantenha uma linha visual equilibrada, que será utilizada desde os tradicionais cartões de visita, papelaria, redes sociais, assinatura de e-mail e no site do seu escritório.

Explore as ferramentas disponíveis na internet e seja direto ao mostrar seu valor para as pessoas. Sem dúvidas, será mais fácil captar clientes e fechar parcerias atuando em um escritório de advocacia virtual.

E se você precisar fazer reuniões presenciais?

Ter um escritório de advocacia virtual é uma mão na roda para agilizar processos e reduzir custos. Porém, vale lembrar que atender online não quer dizer nunca mais se reunir com seus clientes. Para os encontros presenciais você tem outro serviço inovador no mercado: a locação de salas.

A Company Hero oferece salas de reunião e espaços de trabalho nas melhores regiões do país. Se precisar atender um cliente em uma região longe da sua casa, pode alugar um espaço mais estratégico, como um endereço no centro de São Paulo ou em um dos melhores bairros do Rio de Janeiro. O agendamento é prático e você pode fazer isso sem sair de casa.

Entre as vantagens de alugar uma sala de reunião estão: flexibilidade no tamanho, locação por hora ou diária, privacidade, conforto e uma estrutura preparada para atender às suas necessidades. Você também terá uma equipe de suporte à sua disposição para ajudar no que for preciso. Tudo o que precisa fazer é receber seu cliente no local escolhido e atendê-lo com todo seu talento e habilidade.

Com o avanço da tecnologia, o sonho do próprio escritório se tornou cada vez mais realizável. Os advogados que entendem como montar um escritório de advocacia virtual e se empenham em acompanhar as tendências do mercado, podem trilhar uma jornada de sucesso no direito. Explorar o modelo de negócio alternativo te permite quebrar barreiras financeiras e ampliar seus horizontes de atuação.

Que tal investir no formato?

Fale com um de nossos Heroes e entenda como abrir seu escritório de advocacia virtual sem burocracias.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes