Como funciona um escritório virtual? Acabe com suas dúvidas

Para você que está você que está procurando uma solução rápida para seu negócio, tire suas dúvidas de como o Escritório virtual funciona. Leia o artigo e saiba tudo sobre
 Otávio Hoffmann  |      11/03/2022
Escritório virtual como funciona

O termo “escritório virtual como funciona” é um dos mais pesquisados no Google. A solução está cada vez mais popular e é natural que as pessoas queiram mais saber sobre ela. Se você ainda tem perguntas sobre o assunto, este artigo foi feito pensando em te ajudar.

Sabia que o trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar? Dados da sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (SOBRATT) mostram que mais de 12 milhões de brasileiros trabalham em suas casas atualmente. Seja pela necessidade ou por opção, o fato é que as atividades à distância estão cada vez mais comuns e entender quais são as atividades permitidas em escritório virtual pode ser um diferencial no conforto da rotina.

Escritório virtual como funciona e quais os diferenciais

O escritório virtual é um serviço para empreendedores em que é oferecido suporte administrativo para que a empresa funcione de qualquer lugar. Ele é interessante tanto para os prestadores de serviço que trabalham em home office e precisam atuar dentro das obrigações legais, quanto para micro e pequenos empreendimentos, que não querem arcar com os custos fixos de uma sede.

Quem não tem dinheiro sobrando para investir na abertura de uma nova empresa ou precisa reduzir os custos mensais também vai se beneficiar com o serviço. Se a sua área de trabalho está entre as atividades permitidas em escritório virtual, vale a pena aproveitar as facilidades.

4 Principais vantagens do escritório virtual para você:

  1. Permite que você abra a empresa e emita notas rápido;
  2. Te coloca nas melhores localizações do país sem os custos fixos;
  3. Recebimento de correspondências e encomendas sem complicações;
  4. Maior segurança e privacidade para a sua residência, pois a gestão da empresa será separada da vida pessoal.

Com o escritório virtual você abre sua empresa com menos complicações

Se você está empreendendo, guarde uma coisa na cabeça: empresa boa é empresa que atua dentro de obrigações legais. Sabemos que a burocracia na abertura de um negócio pode ser cansativa e confusa, por isso, o escritório virtual é seu aliado, como um facilitador nessa etapa.

A contratação do serviço é online e o envio da documentação acontece em até 24 horas. Como você deve ter percebido, esse é o jeito mais fácil de abrir seu negócio e emitir notas fiscais rápido e com baixo custo.

10 dúvidas sobre “escritório virtual como funciona” respondidas

1 - O que é escritório virtual?

É um serviço que oferece a locação de um endereço fiscal para a abertura de uma empresa, regularização de documentos e emissão de notas fiscais. Inclui o suporte técnico e administrativo, como recebimento de encomendas e atendimentos telefônicos.

2 - Para quem serve o escritório virtual?

É indicado para todas as empresas que não necessitam de um local fixo para funcionamento e registro. Muitos empreendedores de diferentes áreas e profissionais liberais estão aderindo ao serviço e aproveitando para economizar enquanto têm acesso ao suporte do escritório virtual.

Por se tratar de uma solução personalizável e digital, pode atender a diferentes perfis de pessoas.

3 - Posso escolher um endereço longe em uma cidade do meu residencial?

Pode. Você está livre para registrar sua empresa em qualquer região. Muitas pessoas aproveitam a oportunidade para contratar endereços em locais privilegiados, coisa que não seria possível no caso de um escritório tradicional.

Caso seja necessário encontrar clientes ou realizar eventos em outras localizações, você consegue alugar salas de reunião em regiões estratégicas.

4 - Vale a pena investir no escritório virtual?

Tendo em vista que o escritório virtual proporciona a redução de custos mensais e ainda facilita o processo de abertura ou alteração de empresa, a solução é interessante para profissionais autônomos e empresas de diferentes ramos de atuação.

Para decidir se a contratação é boa para você, compare os custos para manter uma sede própria e quanto tempo e energia teriam que ser dedicados para a gestão do negócio e do ambiente.

5 - Quanto custa?

O preço varia de acordo com o pacote escolhido. Nas opções oferecidas pela Company Hero, contadores, advogados e empresas gerenciam todos os documentos e processos para legalização de CNPJ e a contratação pode ser feita com cartão de crédito ou via boleto.

Acesse o site e veja as opções e valores que mais se adequam a sua realidade.

6 - O que fazer caso seja preciso encontrar o cliente pessoalmente?

O escritório virtual te dá a liberdade de trabalhar de onde estiver, mas se você precisar se reunir com um cliente, pode alugar uma sala de reunião. A locação do espaço pode ser feita mesmo que você queira encontrar uma pessoa em outra cidade.

O aluguel das salas de reunião é feito por hora ou diária e ainda sai mais em conta do que pagar um aluguel fixo todo mês. Clique aqui e conheça as salas de reunião e espaços de trabalho da Company Hero.

7 - Posso usar o endereço do meu escritório virtual nos materiais de papelaria e comunicação?

Sim! Inclusive, a credibilidade de um bom endereço é um dos benefícios do escritório virtual. Se a pessoa pesquisar seu empreendimento e ver que fica em um dos melhores bairros da cidade, é mais provável que ele tenha uma boa imagem de você.

8 - Quais serviços são oferecidos pelo escritório virtual?

Locação de endereço fiscal para abertura de empresa, suporte técnico, suporte administrativo, com atendimento telefônico, recebimento de encomendas, gestão de agenda e muito mais. O pacote do escritório virtual é personalizável e você pode contratar os serviços conforme sua necessidade.

9 - O escritório virtual também serve para prestadores de serviço que trabalham sozinhos?

Sem dúvidas. Essa é uma solução prática e barata para profissionais que não necessitam de uma estrutura física ou não conseguem arcar com os custos de um espaço de trabalho.

10 - O escritório virtual é uma tendência passageira ou a solução veio para ficar?

A popularização do trabalho remoto já estava no radar dos especialistas há alguns anos, mas foi acelerada com a pandemia do novo coronavírus. Com tantas mídias e ferramentas de comunicação digitais, muitos profissionais já perceberam que a presença física já não é necessária. O escritório virtual é o presente do trabalho!

Como saber quais as atividades permitidas em escritório virtual?

O escritório não é mais o lugar onde os profissionais passam turnos fixos com horários de reuniões rígidas, é apenas um espaço que deve ser adequado à rotina das empresas. Essa flexibilidade permite que pessoas de diferentes áreas de atuação explorem o serviço para ter mais sucesso na jornada profissional.

Apesar de ser recomendado para todos os tipos de negócios, o empreendedor que está contratando um escritório virtual para exercer sua atividade legalmente deve verificar se seu negócio pode aderir ao serviço.

Confira a seguir a lista das principais atividades permitidas em escritório virtual.

  • 1º 8211-3/00- Serviços de escritório e administrativos;
  • 2º 8230-0/01- Organização de festas e eventos em geral;
  • 3º 7733-1/00- Alugar máquinas para escritório
  • 4º 8299-7/07 – Salas de acesso à internet;
  • 5º 8599-6/04 treinamento e desenvolvimento de pessoas

Existem outros CNAEs que podem utilizar o endereço online. Para saber se a sua empresa está entre eles, consulte outras classificações no seguinte portal: www.cnae.ibge.gov.br

Agora que você já entendeu o escritório virtual como funciona, é hora de se programar para aproveitar os benefícios da solução. Da flexibilização da rotina, passando pela economia e facilidade com as questões burocráticas, o serviço só tem a colaborar com o crescimento da sua empresa.

Fale com um de nossos Heroes e entenda como contratar o serviço de escritório virtual.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes