Quantos CNPJ uma pessoa pode ter?

É possível ter mais de um CNPJ no mesmo nome, dependendo do tipo de empresa que você abrir. Entenda como funciona e tire suas dúvidas aqui!
 Lara Zanesco  |      19/06/2023
Capa-Q2-Gestao-CNPJ-09.jpg

Se você está empreendendo e quer aumentar suas atividades, é natural se perguntar quantos CNPJs uma pessoa pode ter. Afinal, você precisaria de um novo registro para atuar em outra cidade? Ou para ampliar seu negócio?

Este artigo vai te responder essa dúvida e te explicar como funciona a quantidade de cadastros para cada pessoa e empresa. Aqui, você vai ver tudo isso:

  • Pode ter mais de um CNPJ no mesmo nome?
  • Quantos MEI posso ter no meu nome?
  • Quantas empresas LTDA uma pessoa pode ter?
  • Pode ser MEI e ME ao mesmo tempo?
  • Por que uma empresa tem mais de um CNPJ?

Continue acompanhando para saber mais.

Pode ter mais de um CNPJ no mesmo nome?

Sim, uma pessoa pode ter mais de um CNPJ, mas com algumas regras. Isso só é possível se cada cadastro estiver em um tipo de categoria, por exemplo: um ser ME e outro EI (Empresário Individual).

Além disso, o tipo de empresa que você tiver pode influenciar na possibilidade de abrir ou não outro CNPJ. Entenda as regras:

  • MEIs não podem ter outro CNPJ nem ser sócios em outras empresas;
  • As demais categorias permitem CNPJs em outras categorias. Se você tem uma SLU (Sociedade Limitada Unificada), não pode abrir outra SLU, mas pode ter uma EI e sociedade em outras empresas;
  • É possível ter mais de um CNPJ no Simples Nacional, desde que não seja MEI, e que o faturamento anual de todos eles juntos não ultrapasse o limite do regime: R$, 4,8 milhões.

Mas se você precisa mudar a categoria da sua empresa e não necessariamente abrir uma nova, saiba que é possível. Aqui no blog da Hero, já expliquei como mudar de MEI para ME.

Quantos MEI posso ter no meu nome?

É permitido apenas um MEI por CPF, assim, você não pode atuar como Microempreendedor Individual com dois registros diferentes.

Caso você tenha pensado nisso porque quer iniciar uma atividade em um nicho diferente do atual, não precisa se preocupar: você pode ter até 16 CNAEs no mesmo MEI para empreender de formas diferentes.

👉 A Hero te ajuda: Como incluir CNAE no CNPJ: dicas de regularização.

Quantas empresas LTDA uma pessoa pode ter?

Não existe limite para participar de empresas LTDAS. No geral, você pode ter uma sociedade LTDA no seu nome e participar como sócio de quantas tiver interesse.

Pode ser MEI e ME ao mesmo tempo?

Não. O Microempreendedor Individual não pode ser dono de outra empresa nem sócio. Essas são regras da categoria. Se você quiser, precisará desenquadrar o CNPJ do MEI e abri-lo em outra categoria, como a ME.

Por que uma empresa tem mais de um CNPJ?

Uma empresa tem mais de um CNPJ quando abre filiais. Dessa forma, a sede tem um CNPJ e cada filial tem outro, sendo que eles têm relação jurídica entre si, mas não são o mesmo número.

Este conteúdo te ajudou? Então, aproveite para ver nosso artigo sobre o que fazer quando usam seu CNPJ indevidamente, você pode gostar.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes