Como incluir CNAE no CNPJ: dicas de regularização

Se você vai começar um novo negócio, precisa incluir sua atividade secundária no CNPJ. Veja como e tire suas dúvidas aqui!
 Danila Xavier  |      12/04/2023
Capa-Q1-CNPJ-02.jpg

Se você, profissional independente, está buscando uma nova atividade para complementar sua renda, precisa saber como incluir a CNAE no CNPJ. Afinal, um novo ramo de atuação significa uma nova classificação e seus documentos precisam estar atualizados.

Aqui é o lugar certo para entender o que fazer para incluir uma nova atividade no seu CNPJ. Vou te explicar o passo a passo simplificado e, ainda, responder a dúvidas comuns sobre esse tema, olha só:

  • Passo a passo para incluir CNAE no CNPJ
  • Cuidados ao incluir um CNAE no CNPJ
  • Quanto custa para incluir CNAE no CNPJ?
  • Quanto tempo demora para incluir um novo CNAE?
  • Quantos CNAE pode ter cada CNPJ?

Continue comigo!

Passo a passo para incluir CNAE no CNPJ

O processo para incluir uma nova atividade no CNPJ é simples, bem semelhante à alteração do CNAE no CNPJ. Então, sem enrolação, olha só o que você tem que fazer:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Já sou MEI”;
  2. Clique em “Atualização cadastral”;
  3. Clique em “Solicitar”;
  4. Preencha seus dados;
  5. Em “Dados para alteração”, adicione a(s) CNAE(s) que deseja incluir. Nesse momento, você pode alterar o nome fantasia do seu CNPJ, se quiser;
  6. Informe o CEP da sua empresa, se declarou Imposto de Renda e o número do seu título de eleitor.

Prontinho, o formulário já está pronto e é só enviar. Não se esqueça de imprimir o certificado de atualização da condição de MEI e o CNPJ da situação cadastral.

Ah, vale conferir se precisa atualizar a documentação no DAT ou na SEFAZ.

Cuidados ao incluir um CNAE no CNPJ

A primeira coisa a se fazer é conferir se a sua nova atividade é compatível com o seu endereço. Por exemplo, existem profissionais que podem trabalhar de casa, apesar de que usar o endereço residencial no CNPJ não é indicado. Mas se sua CNAE secundária não estiver nessa condição, você vai precisar alterar o endereço.

👉 Aprenda também: Como alterar o endereço do CNPJ.

Nesses casos, o mais indicado é usar um escritório virtual como novo endereço, assim, é mais difícil precisar alterar mesmo com inclusão de novas atividades. Basta escolher entre o endereço tradicional e o endereço fiscal com inscrição estadual para não errar.

Outro ponto de atenção é quanto às atualizações nos órgãos oficiais, como a SEFAZ da sua região. Em alguns casos, é preciso apresentar os documentos emitidos na atualização. Para isso, um contador pode te ajudar, afinal, mesmo sendo um processo simples, ele precisa de atenção.

Quanto custa para incluir CNAE no CNPJ?

A inclusão de CNAE no CNPJ é gratuita para MEIs (Microempreendedores individuais) e pode ser feita a qualquer momento, assim como outras alterações no cadastro.

As microempresas (ME) precisam pagar taxa estadual para alteração, mas isso muda de estado para estado. Fale com seu contador ou com a junta comercial do seu estado para saber qual valor você pagará, se for o seu caso.

💡 Nesse processo de mudança, você pode proteger o seu CNPJ gastando pouco com um endereço fiscal adequado para suas atividades. Para isso, vale a pena investir em um Escritório Virtual.

Essa solução oferece endereço fiscal e comercial para você registrar e divulgar seu negócio com segurança – na Hero, você encontra endereços em todo o país a partir de R$ 83 por mês!

👉 Quer mais segurança com economia? Contrate um Escritório Virtual agora mesmo!

Quanto tempo demora para incluir um novo CNAE?

Se você é MEI, a inclusão de uma nova atividade no CNPJ pode levar de 5 a 10 minutos, é só seguir o passo a passo que ela fica pronta em instantes.

Para as MEs, o prazo é de até 20 dias, dependendo da sua região e da entrega dos documentos necessários no momento da solicitação. Por isso indicamos que conte com a ajuda de um profissional contábil nesse processo.

Quantos CNAE pode ter cada CNPJ?

Depende do tipo de empresa que você tem. MEIs podem ter até 16 CNAEs atrelados ao CNPJ, um principal e os demais secundários. Vale ressaltar que o limite de ganhos anual (R$ 81 mil) é delimitado por CNPJ e não por número de atividades, ou seja, ele não aumenta só porque você exerce mais de uma atividade.

As microempresas, por sua vez, podem ter até 99 CNAEs secundárias, totalizando 100 atividades por CNPJ.

Tirou suas dúvidas sobre como incluir atividade secundária no CNPJ? Agora você pode aproveitar o material exclusivo da Hero para aprender a colocar preço no seus serviços, incluindo impostos, despesas e lucros. BAIXE A PLANILHA DE PRECIFICAÇÃO GRATUITA AGORA:

Danila Santos.png
Danila Xavier
Especialista em Ciências Contábeis, a Danila compõe a equipe de Legalização da Hero, ajudando clientes com demandas de Direito Tributário, Direito Empresarial, Legalização de CNPJs e Registro de Marcas todos os dias.

Artigos recentes