Quanto tempo dura o auxílio por incapacidade temporária?

Entenda o prazo e como funciona o processo de prorrogação do benefício antes chamado de auxílio doença.
 Lara Zanesco  |      10/05/2023
Capa-Q2-Seguros-08.jpg

O auxílio por incapacidade temporária, em geral, pode durar por até 120 dias (4 meses) e pode ser prorrogado, se necessário.

Esse benefício do INSS visa oferecer suporte financeiro para o trabalhador que não puder trabalhar em decorrência de um acidente ou uma doença. Existem diferentes fatores para ser elegível ao benefício, mas ele com certeza garante mais estabilidade para momentos delicados de cuidado com a saúde.

Para que você tire suas dúvidas sobre o período de proteção que o auxílio oferece, preparei este artigo com informações básicas, mas importantes que você precisa saber. Aqui, você vai entender:

  • Como fazer para prolongar o auxílio por incapacidade temporária?
  • Quantas prorrogações posso fazer para receber o auxílio-doença?
  • Quanto tempo dura o auxílio por incapacidade temporária para MEI?
  • Qual prazo de validade de um laudo médico para o INSS?
  • O que fazer se não conseguir prorrogar o auxílio doença?

Como fazer para prolongar o auxílio por incapacidade temporária?

Para prolongar o seu auxílio por incapacidade temporária, você pode pedir a prorrogação do benefício ao INSS.

A prorrogação é válida para quem teve o benefício aprovado a partir de perícia presencial. Caso você tenha passado por perícia documental, só poderá solicitar um novo benefício após 30 dias do final desse primeiro.

Quantas prorrogações posso fazer para receber o auxílio-doença?

A prorrogação do auxílio por incapacidade temporária pode ser solicitada até duas vezes de forma automática e outras duas a partir de perícia.

Calma, eu explico. Caso você perceba que o prazo do seu auxílio não é suficiente, você pode solicitar a prorrogação do benefício até 15 dias antes do fim do prazo inicial dado pelo INSS.

A Instituição deve agendar a perícia em até 30 dias. Caso não haja datas livres nesse prazo, o benefício é prorrogado de forma automática no que o sistema entende como PMAN (Prorrogação de Manutenção).

Isso pode acontecer até duas vezes quando o INSS não consegue encaixar a solicitação do segurado em sua agenda. A partir da segunda, deve-se solicitar o Pedido de Perícia Médica Conclusiva (PPMC) ou o Pedido de Perícia Médica Resolutiva (PPMRES).

Quanto tempo dura o auxílio por incapacidade temporária para MEI?

O tempo é o mesmo dos demais segurados, já que o MEI contribui com a previdência da mesma forma. Assim, o auxílio deve permanecer pelo tempo de afastamento, sendo que, geralmente, o prazo máximo inicial é de até 120 dias.

Qual prazo de validade de um laudo médico para o INSS?

90 dias é o prazo de validade de um laudo médico para o INSS de acordo com o Jusbrasil.

O que fazer se não conseguir prorrogar o auxílio doença?

Caso você não consiga prorrogar seu auxílio por incapacidade temporária, seja por conta de tempo ou não aprovação pelo INSS, é importante ter uma alternativa para garantir sua renda se não conseguir voltar para o trabalho. Especialmente se você for um trabalhador por conta própria.

💡 Existe uma solução que pode garantir sua estabilidade financeira nesses momentos – já ouviu falar do seguro DIT? É um seguro que te paga Diárias por Incapacidade Temporária, isto é, auxílio financeiro pelos dias que você não puder trabalhar por conta de acidentes e doenças.

A Company Hero tem uma solução personalizada para quem quer essa segurança: o Seguro Renda Protegida Hero. Esse serviço te oferece até R$ 9 mil por mês conforme comprovação de renda, além do seguro de vida. Os planos têm valores acessíveis e garantem mais estabilidade e tranquilidade financeira em momentos de imprevistos.

👉 Quer contar com essa proteção? Acesse agora e faça uma simulação do seu Seguro de Renda!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes