Prova de inscrição no cadastro de contribuinte estadual

Veja o passo a passo de como consultar o cadastro de ICMS de um CNPJ pelo site da SINTEGRA.
 Danila Xavier  |      26/05/2023
Capa-Q2-EV-IE-01.jpg

A prova de inscrição no cadastro de contribuinte estadual é o comprovante de Inscrição Estadual. Trata-se de um documento emitido pelo Estado onde a empresa está sediada, que atesta a regularidade da contribuição das empresas com o Imposto sobre Circulação de Comércio e Serviços (ICMS).

Acontece que algumas empresas precisam da Inscrição Estadual para funcionarem, como os comércios. Em alguns momentos, então, as empresas precisam apresentar o comprovante, por isso é importante saber como consultá-lo.

Para fazer isso, é muito simples. Preparei este passo a passo detalhado e com prints para te ajudar com esse processo. Confira:

1- Acesse o site do SINTEGRA

Você pode acessar o site do SINTEGRA neste link ou pesquisar por ele em um buscador, como o Google, e clicar na primeira opção:

sintegra.jpg

2- Escolha o Estado onde a empresa está registrada

Você será direcionado para uma página com o mapa do Brasil. Agora, você deve clicar no estado onde está sediada a empresa, seja pelo mapa ou na lista lateral direita ao mapa:

Como exemplo, cliquei no estado de São Paulo, onde está sediada a Company Hero.

sintegra-2.jpg

3- Faça a pesquisa pelo CNPJ ou CPF

O layout da próxima tela muda de um estado para outro, mas todos funcionam da mesma forma. Procure o campo do CNPJ ou CPF para informar o dado que você tem da empresa (CNPJ, CPF ou NIRE), realize a verificação de segurança e clique em “Consultar” ou “Pesquisar”:

No exemplo, utilizei o CNPJ da Company Hero.

sintegra-3.jpg

4- Confira as informações e o comprovante

Prontinho, já está na sua tela as informações sobre o CNPJ, inclusive o número da Inscrição Estadual.

sintegra-4.jpg

Viu, só? Consultar a prova de inscrição no cadastro de contribuinte estadual é bem fácil e necessário para diversos tipos de empreendedores. Aproveite que está por aqui e aprenda mais sobre o universo PJ: veja a diferença entre Inscrição Estadual e Inscrição Municipal.

Danila Santos.png
Danila Xavier
Especialista em Ciências Contábeis, a Danila compõe a equipe de Legalização da Hero, ajudando clientes com demandas de Direito Tributário, Direito Empresarial, Legalização de CNPJs e Registro de Marcas todos os dias.

Artigos recentes