Qual é a diferença entre endereço fiscal e comercial?

O endereço fiscal é essencial para abrir sua empresa, mas não precisa ser o mesmo do comercial. Entenda as diferenças entre os dois tipos.

 Lara Zanesco  |      28/11/2022
Capas-Artigo-EV_01.png

O endereço fiscal é uma exigência da junta comercial para abertura de qualquer empresa. Até mesmo os MEIs (Microempreendedores individuais) precisam desse tipo de endereço para atuar de forma legalizada.

Muitas pessoas costumam colocar um mesmo endereço como fiscal e comercial por acharem que essa é a única opção, mas há outras possibilidades. Para entender melhor a diferença entre esses dois tipos, continue acompanhando este artigo e aprenda:

  • O que é endereço fiscal?
  • O que é endereço comercial?
  • Qual a diferença entre endereço fiscal e comercial?
  • Como ter endereços fiscal e comercial diferentes?
  • Como escolher o endereço fiscal?

Vamos lá!

O que é endereço fiscal?

Também conhecido como domicílio fiscal, o endereço fiscal é aquele em que sua empresa será notificada por órgãos oficiais e onde ela é formalizada.

Nele, tanto órgãos municipais como estaduais e federais poderão localizar seu negócio, enviar documentos, procurações e realizar qualquer outro tipo de contato legal referente à empresa.

É o endereço fiscal que viabiliza o alvará da empresa para funcionamento pleno e regular das atividades também. Esse endereço deve ser apresentado no momento de abertura do CNPJ e precisa ser estratégico, afinal, é o local de referência para diferentes trâmites legais do seu negócio.

Por estar presente nas documentações da sua empresa, esse endereço deve estar relacionado às atividades praticadas por ela, por isso não precisa ser o mesmo que o comercial.

Da mesma forma, usar o endereço residencial como fiscal não é uma prática recomendada, conforme você verá neste artigo logo mais. Isso pode gerar incompatibilidades para sua empresa, entre o que está no papel e o que é praticado no dia a dia.

O que é endereço comercial?

O endereço comercial, como já foi explicado aqui no blog, é o local de divulgação da sua empresa. É aquele onde você poderá receber clientes e até mesmo divulgar nas campanhas e comunicações do seu negócio.

É ele que consta em redes sociais, no seu e-commerce e qualquer outro tipo de anúncio ao público e aos clientes. Além disso, o endereço comercial pode ser usado para receber encomendas da empresa, como faturas e contas, ou para a realização de reuniões com parceiros e clientes.

Outras funcionalidades desse tipo de endereço de empresas são a abertura de contas em bancos e com fornecedores e o arquivamento de contratos, autorizações e licenças.

Qual a diferença entre endereço fiscal e comercial?

Em resumo, o primeiro é utilizado para fins legais da empresa, enquanto o segundo existe para uso em trâmites comerciais diversos.

Quem está no processo de abertura de CNPJ pode achar que precisa usar o mesmo endereço para tudo, mas não é bem assim. É possível ter uma localização como endereço fiscal e outra como comercial.

No entanto, fazer essa diferenciação precisa ser um passo estratégico do seu negócio e não apenas um capricho. Por exemplo, o fiscal precisa estar completamente de acordo com as atividades fiscais exercidas pela empresa.

Já o comercial não precisa ser o local onde fica seu estoque ou onde você realiza suas atividades processuais diárias. Ele pode estar numa localização mais renomada em que você possa receber clientes e parceiros. Isto é, ter essa “cara” de comércio mesmo, ser a referência física da empresa - e você não quer que isso seja o seu galpão, não é?

Como ter endereços fiscal e comercial diferentes?

Você pode estar pensando que não compensa investir em um endereço fiscal e um comercial diferentes financeiramente. Um jeito prático e barato de fazer isso é contratar um escritório virtual.

Esse é um recurso estratégico para quem quer divulgar uma localização renomada para o seu negócio e atuar de acordo com o que propõe a lei.

O escritório virtual é um endereço que você aluga (não um local) e pode usar tanto no registro da empresa quanto de forma comercial. Além disso, há opções que recebem suas encomendas e notificações legais, além de disponibilizar aluguel se salas de reunião quando necessário, entre outros serviços, como aqui na Company Hero.

Então, se você já tem seu endereço fiscal, você mantém ele e contrata apenas o endereço comercial. Isso pode ajudar até suas estratégias de crescimento, ampliando o alcance da sua empresa, a abertura de filial ou outras estratégias de Marketing.

Caso você ainda não tenha nenhum dos dois, é só escolher um escritório e usar o endereço tanto como fiscal quanto como comercial, pois cumprirá muito bem as duas funções!

Vantagens de usar um endereço virtual

Existem muitos benefícios que um endereço virtual pode oferecer à sua empresa, por isso, destaco as vantagens da contratação do escritório virtual:

1- Separe o trabalho do seu lar

Ao escolher um endereço virtual como fiscal, você evita receber demandas legais na sua casa, assim, fica muito mais fácil separar o profissional do pessoal.

Isso tem se tornado cada vez mais necessário, especialmente para quem trabalha em casa e para empresários. Afinal, quando não nos desligamos momentâneamente dos afazeres profissionais, perdemos tempo de qualidade com a família, os amigos ou até sozinhos - e como fazer isso recebendo intimações e documentações empresariais em casa?

Além disso, você evita ter que abrir sua residência para clientes, parceiros ou fornecedores. É possível escolher um escritório virtual para divulgação como endereço comercial da empresa também.

2- Evite mudanças de endereço constantes

Com um escritório virtual, você não precisa alterar toda a documentação da empresa quando mudar de endereço, seja comercial ou residencial.

Isso porque o endereço fiscal virtual pode permanecer o mesmo durante todo esse trâmite, o que te faz economizar tempo e dinheiro, além de tornar o processo de mudança muito mais tranquilo.

3- Não se preocupe com as correspondências

Quem abre uma empresa costuma receber documentos e encomendas constantemente. Com um escritório virtual, é possível contratar o serviço de recebimento desses pacotes.

Aqui na Company Hero, por exemplo, nós recebemos sua encomenda e notificamos na nossa plataforma imediatamente. Assim, podemos escaneá-la sem nenhum custo adicional, redirecioná-la ou disponibilizar a retirada em um local acessível a você. É muito prático e seguro para sua empresa e sua rotina.

4- Elimine despesas de um local físico

Há diferentes tipos de negócio que não podem ser registrados em um endereço residencial e encontrar um local físico para o registro pode ser uma grande barreira financeira. Alugando um endereço fiscal, você não precisa gastar com a manutenção do espaço físico e usufrui da localização para a abertura e legalização do seu negócio.

Além disso, você acaba dispensando todos os custos de manutenção de um local físico e pode alugar salas de reunião somente quando achar necessário. Isso significa mais economia e mais controle dos gastos da empresa.

Desvantagens de usar um endereço virtual

O endereço fiscal virtual é um verdadeiro solucionador de problemas para a abertura de diferentes empresas, mas o serviço tem algumas limitações. Entenda melhor cada uma delas:

1- Pode não ser compatível com a sua atividade

Lembra que expliquei que o endereço fiscal precisa estar completamente alinhado com a atividade legal da empresa? Então, se você abrir um negócio que precisa de grande maquinário, por exemplo, não é possível contratar um endereço fiscal situado em um prédio empresarial na Av. Paulista.

2- Confira se há Inscrição Estadual

Alguns negócios precisam de Inscrição Estadual (IE) para funcionamento e, para isso, precisam de um endereço compartilhado. No entanto, nem todos os serviços de escritório virtual oferecem o endereço fiscal com a IE, ou seja, se você não se atentar a esse detalhe, pode contratar um serviço inválido ao seu negócio.

Na Hero, por exemplo, há duas opções de contratação do escritório virtual, uma sem e outra com Inscrição Estadual, para atender especialmente ao comércio e ao varejo.

Como escolher o endereço fiscal?

Depois dessa comparação, fica claro que usar um escritório virtual para contratar seu endereço fiscal e/ou comercial oferece muito mais vantagens do que empecilhos.

Agora, entenda o que considerar na hora de escolher o seu endereço fiscal de forma simples e prática:

  • Você terá suporte sempre que precisar?
  • O processo de contratação é ágil e simplificado?
  • Você recebe seus documentos rapidamente?
  • Paga apenas pelo que realmente vai usar?
  • Tem acesso a endereços estratégicos a nível de acesso e divulgação?

Esses são alguns dos sinais de que você escolheu o endereço fiscal ideal para o seu negócio. Respondendo a essas perguntas, você poderá decidir entre as opções de empresas do mercado.

A Company Hero conta com diferentes pacotes de escritório virtual para que você encontre exatamente o que precisa na sua busca por um endereço fiscal. Fale com um Hero e tire suas dúvidas agora mesmo!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Redatora

Artigos recentes