Saiba o que é coworking, como funciona e suas vantagens

O coworking é um espaço compartilhado de trabalho e tem muitas vantagens para quem trabalha por conta própria. Saiba mais.
 Lara Zanesco  |      23/03/2022
Capa-Q2-Dicas-08 (1).jpg

Quem está começando a trabalhar por conta própria pode até sonhar em ter um espaço próprio para trabalhar, mas nem sempre isso é uma realidade. Se esse é o seu caso, você precisa saber o que é coworking para explorar essa solução.

Afinal, atualmente, não é mais necessário ter um espaço físico fixo para poder trabalhar com segurança e conforto. Essa é a realidade de um mercado em que muitas profissões podem ser executadas de casa e de forma digital.

Assim como existe o escritório virtual para abrir a empresa sem precisar gastar com aluguel, existem os coworkings para quem quer ter espaços profissionais para trabalhar periodicamente. Neste artigo, vou te explicar tudo sobre esse serviço. Aqui você vai entender:

  • O que é coworking?
  • Como funciona o coworking?
  • Para quem é o coworking?
  • Quais as vantagens e desvantagens do coworking?
  • Coworking é a mesma coisa que escritório virtual?

Vamos lá!

O que é coworking?

Coworking é um espaço de trabalho compartilhado entre vários profissionais, não necessariamente da mesma empresa. Trata-se de um local que trabalhadores autônomos e que atuam por conta alugam para usar por um período determinado, sejam horas ou um dia.

A ideia é simples: dividir custos e locais de um espaço em comum. O termo surgiu no final dos anos 90 com um designer de games chamado Bernie de Koven. Ele se interessou por entender a dinâmica de trabalho remoto e de que forma a tecnologia favorece a produtividade.

O foco dos coworkings é oferecer um espaço confortável e com toda a infraestrutura para trabalhar. Muitas vezes, os profissionais não desejam um espaço fixo, mas também não querem trabalhar de casa todos os dias, então essa é uma solução. Embora o serviço de ambiente compartilhado tenha surgido no mercado há algum tempo, ele se fortaleceu com a popularização do home office.

No terceiro trimestre de 2021, as buscas pelos coworkings cresceram acima de 200% em relação ao segundo trimestre de 2020, de acordo com dados publicados na revista Exame. Isso é mais um indicativo de que os escritórios tradicionais estão ficando para trás.

Como funciona o coworking?

O coworking é uma solução flexível. Você aluga uma estação de trabalho de acordo com as suas necessidades e consegue adicionar serviços, como recepção, internet e atendimentos telefônicos.

Existem planos de aluguel por hora, por mês e anuais. O modelo de contratação vai depender da sua necessidade e valor disponível para investimento. Um espaço de trabalho será necessário três vezes por semana ou de quinze em quinze dias? Você é quem decide!

Para quem é o coworking?

O coworking é para quem quer mudar a rotina e trabalhar em um espaço diferenciado. Ele não tem limitação quanto a atividades, mas é um escritório. Então é compatível com atividades que podem ser realizadas nesse tipo de ambiente.

É muito utilizado por quem trabalha de forma remota ou no home office. Também é uma ótima pedida para quem quer expandir horizontes e ampliar o networking, porque você consegue conhecer outros profissionais nesses espaços.

Algumas profissões que usam muito os coworkings são:

  • marketing;
  • negócios;
  • TI;
  • teleatendimento;
  • advogados;
  • engenheiros;
  • designers.

O objetivo do serviço é reduzir custos e atrair talentos, portanto, quem quiser conquistar esses benefícios pode investir no coworking.

Quais as vantagens e desvantagens do coworking?

Assim como todo e qualquer serviço, o coworking também tem seus lados positivos e negativos. Veja agora quais são:

Vantagens do coworking:

  • Compartilhamento do espaço do escritório que estimula a interação entre as pessoas;
  • Opções de locais para trabalhadores que preferem trabalhar mais perto de casa;
  • Não exige contratos imobiliários de longo prazo;
  • Suporte às empresas que adotaram o regime de trabalho remoto;
  • Expansão da sua rede de networking, já que os profissionais no ambiente podem trocar ideias de negócios entre si.

Como reflexo dos benefícios que o coworking traz para o dia a dia dos profissionais, surgem várias outras coisas interessantes. Por exemplo, a retenção de colaboradores, uma vez que as pessoas ficam mais felizes tendo uma rotina confortável, além da agilidade dos processos, que ficam travados com modelos praticados nos escritórios tradicionais.

Desvantagens do coworking

  • Menos privacidade, pois o espaço é compartilhado com outros profissionais;
  • Excesso de barulho, que pode atrapalhar quem está acostumado a trabalhar no silêncio;
  • Necessidade de deslocamento, visto que você precisa ir até o local.

Coworking é a mesma coisa que escritório virtual?

Não, coworking e escritório virtual não são a mesma coisa, apesar de ser comum confundir.. Enquanto o coworking reúne diversos profissionais em um único ambiente compartilhado, o escritório virtual é um serviço que libera o uso de endereço comercial e fiscal para empresas. Esse endereço serve tanto para divulgação do negócio quanto para regularização, como abertura de CNPJ.

Agora que você já entendeu o que é o coworking, vale a pena conferir nosso conteúdo sobre a diferença entre coworking e escritório virtual, assim você pode descobrir outra solução inovadora para o seu trabalho.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes