O que é coworking e como funciona?

Entender o que é coworking e como funciona este modelo de trabalho te dá formas alternativas de fortalecer o próprio negócio.
 Otávio Hoffmann  |      23/03/2022
O que é coworking e como funciona

O começo de uma empresa pode ser desafiador para quem não tem dinheiro sobrando no caixa. Entender o que é coworking e como funciona este modelo de trabalho te dá formas alternativas de fortalecer o próprio negócio. Com a tecnologia a seu favor, você tem mais segurança, organização e ainda economiza. Continue lendo para entender tudo sobre o assunto!

Uma das principais preocupações na abertura de uma empresa é como lidar com os custos iniciais. Alugar ou comprar um imóvel para construir a sede nem sempre é uma boa opção. Pense bem, você acha que é fácil encontrar uma boa localização e ter um espaço para receber seus clientes sem investir um valor alto? Sabemos que não. É por isso que o coworking tem crescido tanto.

Os espaços de trabalho compartilhados surgiram para suprir a necessidade de muitos empreendedores que não podem ou preferem não investir em um local próprio. Existem muitas vantagens na contratação do coworking, a principal é que você consegue consolidar sua empresa no mercado utilizando os recursos que têm, sem precisar se endividar, além de aproveitar o suporte da administradora para focar nos seus objetivos. Se você está concentrado em vender, é bem provável que venda mais.

O que é coworking?

Pense em um espaço onde várias empresas e profissionais autônomos compartilham o mesmo ambiente de trabalho, é assim que o coworking se apresenta: como uma opção para dividir custos e locais de área comum. O termo surgiu no final dos anos 90, com um designer de games chamado Bernie de Koven, que se interessou por entender a dinâmica de trabalho remoto e de que forma a tecnologia favorece a produtividade.

O foco dos coworkings é oferecer um espaço confortável e com toda a infraestrutura para trabalhar. Muitas vezes, os profissionais não desejam um espaço fixo, mas também não querem trabalhar de casa todos os dias, então essa é uma solução. Embora o serviço de ambiente compartilhado tenha surgido no mercado há algum tempo, ele se fortaleceu com a popularização do home office.

No último terceiro trimestre de 2021, as buscas pelos coworkings cresceram acima de 200% em relação ao segundo trimestre de 2020, de acordo com dados publicados na revista Exame. Não há dúvidas: os escritórios tradicionais estão ficando para trás. Você já pensou em atuar dessa forma?

Como funciona o coworking?

O coworking é uma solução flexível. Você aluga uma estação de trabalho de acordo com as suas necessidades e consegue adicionar serviços como recepção, internet e atendimentos telefônicos. Existem planos de aluguel por hora, por mês e anuais. O modelo de contratação vai depender da sua necessidade e valor disponível para investimento. Um espaço de trabalho será necessário três vezes por semana ou de quinze em quinze dias? Você é quem decide!

Quem pode aproveitar o coworking?

Agora que você já descobriu o que é coworking e como funciona, deve estar se perguntando se também pode usufruir do modelo de negócio que traz tantos benefícios. Pode comemorar: quase todos os tipos de atividades são permitidas. Basta querer uma rotina de trabalho mais dinâmica e econômica.

A locação de coworkings é mais comum entre as pequenas empresas de serviços relacionados a internet, como as áreas de marketing, negócios de TI e teleatendimento. Profissionais autônomos, entre eles, advogados, arquitetos, engenheiros, designer e coaches, também têm utilizado a solução para estabelecer sua atuação no mercado. O objetivo do serviço é reduzir custos e atrair talentos, portanto, quem quiser conquistar esses benefícios, pode investir no coworking.

Escritório virtual ou coworking: qual vale mais a pena?

Criativos_conversão05.png

Clique aqui e um de nossos Heroes vai te ajudar!

Algumas pessoas confundem o escritório virtual com o coworking. Isso é normal, porque as duas soluções são parecidas. Enquanto o coworking reúne diversos profissionais em um único ambiente compartilhado, o escritório virtual é um serviço que oferece endereço comercial e fiscal para as empresas divulgarem sua localização e realizarem seu registro junto aos órgãos oficiais, além dos demais serviços de suporte e aluguéis de sala.

A principal diferença entre os dois modelos é que no coworking o profissional frequenta o espaço de acordo com seus horários de trabalho, já o escritório virtual não tem um tempo fechado, você frequenta de acordo com sua necessidade. Aliás, se preferir, todos os serviços podem ser administrados à distância. Você só vai até o espaço se for realmente necessário.

Vantagens do coworking

  • Compartilhamento do espaço do escritório, que estimula a interação entre as pessoas.
  • Opções de locais para trabalhadores que preferem trabalhar mais perto de casa.
  • Não é necessário contratos imobiliários de longo prazo.
  • Suporte às empresas que adotaram o regime de trabalho remoto.
  • Expansão da sua rede de networking, já que os profissionais no ambiente podem trocar ideias de negócios entre si.

Como reflexo dos benefícios que o coworking traz para o dia a dia dos profissionais, surgem várias outras coisas interessantes. Por exemplo, a retenção de colaboradores, uma vez que as pessoas ficam mais felizes tendo uma rotina confortável, além da agilidade dos processos, que ficam travados com modelos praticados nos escritórios tradicionais.

Vantagens do escritório virtual

  • É uma modalidade de trabalho que não exige que o usuário frequente o espaço todos os dias.
  • Oferece endereço comercial para ser utilizado nos materiais de comunicação e contatos com clientes.
  • Serviço de endereço fiscal para as etapas de registro e abertura da empresa.
  • Suportes administrativos, como atendimento telefônico, recebimento e gerenciamento de recados e correspondências, endereço físico e endereço fiscal.
  • Redução de gastos, pois você só contrata o necessário para sua empresa funcionar.
  • Transmite uma imagem mais séria e profissional, que é construída a partir dos serviços de recepção, ambiente agradável e boa localização.
  • Serviços de cópias, impressões, motoboy e cartório.

Em comparação ao coworking, o serviço de escritório virtual é mais completo e menos engessado. Você consegue personalizar o pacote contratado, incluindo atividades que colaboram com o crescimento da sua empresa. O ideal é listar suas necessidades para entender qual solução é mais viável.

De maneira geral, o coworking e o escritório virtual podem te ajudar em relação à otimização de custos, etapas burocráticas na abertura da empresa e crescimento profissional. Não importa se você é iniciante ou um profissional já experiente, o modelo de negócio compartilhado é uma boa ideia e impulsiona seus resultados!

Entendeu o que é o coworking e como funciona a solução? Então é hora de apostar na tecnologia para viabilizar a abertura da sua empresa. Fale com um de nossos Heroes e conheça as melhores soluções para você.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes