Escritório virtual ou coworking, quais as diferenças?

Está em dúvida se contrata um coworking ou escritório virtual? Apesar de parecer, eles não são a mesma coisa. Veja para que serve cada um.
 Lara Zanesco  |      04/03/2022
Escritório virtual ou coworking?

O mundo dos negócios está evoluindo e soluções como escritório virtual e coworking surgiram para facilitar a rotina de diferentes profissionais. Se você está começando seu próprio negócio, mas não pode alugar um espaço comercial, essas soluções podem te ajudar sem precisar arcar com os custos altos de um escritório convencional.

Essa é a realidade de muitos empreendedores que, agora, trabalham de forma online e, muitas vezes, direto de casa. Os dados do Censo da Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais reforçam que as soluções flexíveis são um sucesso. De acordo com a Ancev, 1.647 espaços de trabalho compartilhados estavam ativos no Brasil até 2021.

O problema é que muitas pessoas ainda confundem uma coisa com a outra, sendo que escritório virtual e coworking são coisas diferentes – e têm finalidades completamente distintas.

Para te ajudar a entender qual a melhor opção para o seu negócio, neste artigo, vou te explicar para que serve cada um e suas vantagens para o seu negócio. Vamos lá!

Principais diferenças entre escritório virtual e coworking

Apesar de parecidos, os serviços têm suas características próprias e atendem melhor a determinado perfil de profissionais ou empreendimentos.

Antes de entrar nos detalhes, vale a pena lembrar que tanto o coworking quanto o escritório virtual são opções vantajosas. A dica de ouro é: reflita sobre o contexto do seu negócio, seus objetivos profissionais e entenda como você pode se beneficiar.

Entendendo o escritório virtual

O escritório virtual é uma solução pensada para abrir e regular CNPJs, além de poder ser usado para divulgar seu negócio em locais prestigiados sem gastar com um aluguel de alto custo. As principais características dessa solução são:

  • é um serviço totalmente online;
  • você contrata um endereço de um local existente;
  • você não usa o espaço físico;
  • conta com serviços de escritório, como a gestão de correspondência;
  • tem endereço fiscal e comercial para seu CNPJ.

👉 Quer se aprofundar? Veja nosso artigo completo sobre Escritório Virtual.

Contratando um escritório virtual, você terá as seguintes vantagens:

  • suporte na abertura de empresa para que você possa emitir notas fiscais;
  • endereço bem localizado com baixo custo;
  • o nome da sua empresa será associado a uma imagem mais séria e profissional;
  • possibilidade de alugar salas de reunião só quando precisar.

Entendendo o coworking

O coworking é um espaço onde você pode ir para trabalhar e que vários profissionais podem dividir ao mesmo tempo. Nada mais é do que um escritório físico compartilhado. É possível locar tanto estações de trabalho, como uma mesa, quanto salas privadas.

As principais características de um coworking são:

  • você contrata o uso do espaço físico de um escritório;
  • tem toda a infraestrutura para um dia de trabalho ou reuniões;
  • compartilha a estrutura do local com outros profissionais.

Essa é uma opção vantajosa para quem precisa do espaço de um escritório sem ter que alugar um mensalmente. Entre os benefícios de um coworking estão:

  • Serviços de internet e telefone;
  • Cozinha compartilhada;
  • Suporte em serviços operacionais, de acordo com a estrutura contratada;
  • Ambiente que favorece a interação entre profissionais.

Ficou clara a diferença entre escritório virtual e coworking? Então, veja agora como saber o que é melhor para o seu negócio.

Escritório virtual ou coworking: qual vale mais a pena?

Sabendo que o custo mensal de um espaço comercial pode ser inviável para empreendedores ou pequenas empresas, tanto o escritório virtual quanto o coworking são opções interessantes. O que você precisa é pensar no seu perfil de trabalho, pois quanto mais personalizado o serviço, melhor.

No coworking, os profissionais dividem um único ambiente em horário comercial. Em contrapartida, o escritório virtual não fornece um ambiente para uso, o que pode ser um benefício para quem deseja uma rotina mais flexível ou não sente a necessidade de trabalhar com outras pessoas em seu entorno.

Como oferece um ambiente compartilhado, o coworking promove a colaboração entre as pessoas. Já o escritório virtual incentiva a privacidade, seriedade e remove aquela pressão tradicional de “ir trabalhar”, já que você pode fazer suas entregas de onde estiver.

Se você precisa de um ambiente mais reservado para se dedicar aos projetos, o silêncio do home office será ótimo, por isso um endereço de credibilidade do escritório virtual pode diferenciar seus serviços. E se você necessitar atender seu cliente presencialmente, soluções como as salas de reuniões podem te auxiliar.

Olhando por outro ângulo, o escritório virtual oferece um diferencial que vai além das vantagens do coworking: endereço útil para a parte burocrática. O serviço inclui a cessão do endereço fiscal para uso em documentos como contrato social, CNPJ, notas fiscais, contratos com clientes e fornecedores, comunicação com o fisco e outras obrigações oficiais.

Quando comparado ao coworking, o escritório virtual também sai na frente pela personalização. O pacote contratado pode incluir desde o endereço de sua empresa até o gerenciamento de agenda e a assessoria na abertura do negócio. Você pode ter tudo o que precisa para cuidar bem da sua empresa em apenas um lugar.

No final das contas, tudo vai depender da sua necessidade. Enquanto o coworking impacta apenas na sua rotina diária de trabalho, o escritório virtual afeta a regularização e divulgação do seu negócio.

Como escolher entre escritório virtual e coworking?

Para entender qual escolher, você pode comparar os serviços de acordo com as suas necessidades e pensar a longo prazo. Mas saiba que um serviço não exclui o outro.

Você pode escolher um coworking, se:

  • precisa de um espaço para trabalhar presencialmente de vez em quando;
  • gosta de interagir com outros profissionais no dia a dia;
  • precisa ampliar seu networking.

Agora, o escritório virtual é a melhor opção caso você:

  • precise de um endereço adequado para abrir ou regularizar seu CNPJ;
  • queira divulgar sua marca em uma localização de renome;
  • precise de um serviço de gestão de correspondência profissional.

E o melhor é que mesmo quem contrata um escritório virtual pode contar com espaços físicos quando precisar. Aqui na Company Hero, por exemplo, nossos clientes podem alugar salas de reunião por horas ou dias para fazer seus encontros presenciais sempre que precisarem. É um serviço exclusivo que oferecemos para quem contrata nossos Escritórios Virtuais.

Aliar os recursos digitais para captar clientes e utilizar as soluções de aluguéis de espaço para causar uma boa impressão é uma combinação de sucesso. Use as ferramentas tecnológicas a seu favor, tanto no sentido de comunicação com o mercado quanto na hora de reduzir custos fixos.

Entendeu a diferença entre os dois? Então, aproveite para conhecer mais sobre o escritório virtual e como ele pode ajudar a impulsionar seu negócio. Veja como escolher seu escritório virtual sem erro.

Criativos_conversão05.png

Clique aqui e um de nossos Heroes vai te ajudar!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes