Escritório virtual ou coworking, quais as diferenças?

Soluções como escritório virtual ou coworking facilitam a rotina de diferentes profissionais.
 Otávio Hoffmann  |      04/03/2022
Escritório virtual ou coworking?

O mundo dos negócios está evoluindo e soluções como escritório virtual ou coworking surgiram para facilitar a rotina de diferentes profissionais. Se você está começando seu próprio negócio, mas não pode alugar um espaço comercial, elas servem para te ajudar a estruturar sua empresa sem precisar arcar com os custos altos de um escritório convencional.

Um escritório fixo de modelo tradicional foi a primeira opção dos empreendedores por muito tempo. Com o avanço da tecnologia e a popularização do trabalho remoto, ele foi adaptado e os espaços de coworking e escritório virtual ganharam um papel de destaque na construção dos negócios.

Os dados do Censo da Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais reforçam que as soluções flexíveis são um sucesso. De acordo com a Ancev, 1.647 espaços de trabalho compartilhados estavam ativos no Brasil até 2021. A expectativa é de que esse número seja ainda maior, uma vez que as pessoas estão buscando o serviço cada vez mais.

As facilidades oferecidas pelo coworking e escritório virtual justificam o aumento da procura!

Criativos_conversão05.png

Clique aqui e um de nossos Heroes vai te ajudar!

Se antes você precisava pesquisar preços de aluguéis, reformar os espaços, transferir a titularidade das contas de água e luz e contratar internet, agora você consegue economizar e ainda ter acesso a um suporte para atender às suas necessidades enquanto cuida de melhorar o faturamento. Parece interessante, não é?

É natural que surjam dúvidas na hora de escolher entre os serviços. Para te ajudar na missão de decidir entre um escritório virtual ou coworking, trouxemos todas as vantagens e diferenças de cada um. Apesar de parecidos, os serviços têm suas características e atendem melhor a determinado perfil de profissionais ou empreendimentos.

Antes de entrarmos nos detalhes, vale a pena lembrar que tanto o coworking quanto o escritório virtual são opções vantajosas. A dica de ouro é: reflita sobre o contexto da sua empresa, seus objetivos profissionais e entenda como você pode se beneficiar. Não poupe esforços na hora de pesquisar as diferenças, afinal, seu negócio merece o melhor - e o seu bolso também!

Principais características do coworking e escritório virtual

O coworking e escritório virtual parecem iguais em um primeiro momento. Os dois serviços servem para flexibilizar a rotina de trabalho e ampliar as oportunidades para os empreendedores que não têm uma verba financeira alta disponível, mas existem algumas diferenças.

Enquanto o coworking é um espaço que reúne diversos profissionais em um ambiente colaborativo, o escritório virtual como seu nome já diz, não é um ambiente físico no qual você pode se direcionar até lá para trabalhar, ele tem como objetivo facilitar as questões legais que fazem parte do processo de abertura de uma empresa.

Pense no coworking como um local em que você poderá passar o dia trabalhando com outras pessoas, tendo acesso a uma sala com o básico para um dia de trabalho. Em contrapartida, o escritório virtual proporciona mais privacidade por ser online e você poder atuar de onde quiser, além de oferecer endereço comercial e fiscal para as empresas utilizarem em sua comunicação e realizarem seu registro junto aos órgãos oficiais.

Confira a seguir a descrição de cada serviço

Pessoa segurando tablet com informações sobre CLT vs PJ: descubra qual vale mais a pena, baixe nossa calculadora

👉 Baixar a calculadora agora

Coworking

Este é um local ou tipo de negócio que oferece a estrutura necessária para que outras empresas utilizem o espaço para trabalhar. Você aluga uma estação de trabalho de acordo com as suas necessidade e pode passar o dia por lá, resolvendo pendências e lidando com clientes.

Na maioria das vezes, os profissionais que dividem o ambiente atuam em parceria, mas existe a possibilidade do aluguel ser feito para desconhecidos. A principal característica do Coworking é a integração: as pessoas podem interagir ao longo do expediente, já que estão na mesma sala.

Contratando um coworking você terá acesso:

  • Serviços de internet e telefone;
  • Área de trabalho compartilhado;
  • Cozinha Compartilhada;
  • Suporte em serviços operacionais, de acordo com a estrutura contratada;
  • Ambiente que favorece a interação entre profissionais.

Escritório virtual

Essa solução é diferente de qualquer espaço tradicional que você conhece, onde os custos com aluguel, manutenção e valores comuns a um escritório são de total responsabilidade do empreendedor. O escritório virtual corresponde a um endereço comercial ou fiscal contratado junto de outros serviços essenciais para o seu desempenho, como recebimento de correspondências ou atendimento telefônico personalizado.

Contratando um escritório virtual você terá as seguintes vantagens:

  • Suporte na abertura de empresa para que você possa emitir notas fiscais;
  • Secretária e serviço de atendimento telefônico;
  • Agenda digital;
  • Endereço bem localizado;
  • O nome da sua empresa será associado a uma imagem mais séria e profissional.

E tem mais: com o escritório virtual você tem a oportunidade de receber seus clientes em locais estratégicos, com horários flexíveis e privacidade, sem ficar preso a um único endereço. Sem dúvidas, isso trará uma vantagem competitiva para você!

Escritório virtual ou coworking: qual vale mais a pena?

Sabendo que o custo mensal de um espaço comercial pode ser inviável para empreendedores ou pequenas empresas, o escritório virtual ou coworking são opções interessantes. O que você precisa é pensar no seu perfil de trabalho, pois quanto mais personalizado o serviço, melhor.

No coworking, os profissionais dividem um único ambiente em horário comercial. Em contrapartida, o escritório virtual não fornece um ambiente para uso, o que pode ser um benefício para quem deseja uma rotina mais flexível ou não sente a necessidade de trabalhar com outras pessoas em seu entorno.

Como oferece um ambiente compartilhado, o coworking promove a colaboração entre as pessoas, já o escritório virtual incentiva a privacidade, seriedade e remove aquela pressão tradicional de “ir trabalhar”, já que você pode fazer suas entregas de onde estiver.

Se você precisa de um ambiente mais reservado para se dedicar aos projetos, o silêncio do home office será ótimo, por isso um endereço de credibilidade do escritório virtual pode diferenciar seus serviços e se você necessitar atender seu cliente presencialmente, soluções como por exemplo as salas de reuniões podem te auxiliar.

Olhando por outro ângulo, o escritório virtual oferece um diferencial que vai além das vantagens do coworking: endereço útil para a parte burocrática. O serviço inclui a cessão do endereço fiscal que será utilizado em documentos como contrato social, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), notas fiscais, contratos com clientes e fornecedores, comunicação com o fisco e outras obrigações oficiais.

Quando comparado ao coworking, o escritório virtual também sai na frente pela personalização. O pacote contratado pode incluir desde o endereço de sua empresa até o gerenciamento de agenda e a assessoria na abertura do negócio. Você pode ter tudo o que precisa para cuidar bem da sua empresa em apenas um lugar.

Ainda com dúvidas entre o escritório virtual e coworking? Pense no que você quer a longo prazo!

Você deseja uma rotina mais flexível ou prefere continuar no modelo tradicional de trabalho? Saber quais são suas expectativas para o futuro e ter planos traçados para o negócio te ajudará a escolher entre as duas soluções. Uma boa maneira de decidir de uma vez por todas é pensar na praticidade.

Por exemplo, ao contrário do espaço de coworking, o escritório virtual não exige a presença frequente do profissional e ainda entrega serviços em plataformas digitais. Se as redes sociais te permite fazer networking de onde estiver, porque se prender a apenas uma região? A liberdade é um diferencial para o sucesso dos empreendedores hoje em dia.

Você pode explorar as mídias digitais e os aplicativos de mensagens, como Whatsapp, para manter o relacionamento com clientes e parceiros. Existem plataformas disponíveis na internet que te ajudam a fortalecer o marketing e abrem as portas para novos negócios. O tempo que networking era feito apenas em feiras e eventos ficou para trás. Nos dias atuais, o segredo é combinar ações online e offline.

Caso você precise agendar uma reunião presencial com um cliente em potencial, pode alugar salas de reunião nas melhores regiões do país, como essas opções oferecidas pela Company Hero. Imagine convidar uma pessoa para um bate-papo no melhor bairro de São Paulo? Sua reputação ficará lá no alto!

Aliar os recursos digitais para captar clientes e utilizar as soluções de aluguéis de espaço para causar uma boa impressão é uma combinação de sucesso. Use as ferramentas tecnológicas a seu favor, tanto no sentido de comunicação com o mercado quanto na hora de reduzir custos fixos.

Você não precisa ter um espaço próprio para divulgar o negócio, fazer com que ele exista perante os órgãos legais ou marcar reuniões, o escritório virtual está aí para tornar tudo mais fácil. Se você ainda tem dúvidas entre o coworking ou escritório virtual, fale com a equipe Company Hero e deixe a gente te ajudar.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes