Escritório Virtual: feito para empresas como a sua

Algumas empresas encontram dificuldades em entender se podem contratar um escritório virtual. Entenda se é o caso de sua empresa e como ele pode te ajudar
 Otávio Hoffmann  |      19/01/2021Escritório-Virtual-feito-para-empresas-como-a-sua.png

Pequenas e médias empresas podem se beneficiar muito dos escritórios virtuais. Isso porque é um tipo de serviço que inclui o endereço fiscal, necessário para registrar e manter legalizado o IPTU de um CNPJ, além de todas as características de um escritório físico. O lado bom é que o escritório virtual não possui o alto custo envolvido na locação de conjuntos comerciais.

Sem as despesas de condomínio, luz, água, telefone, garagem ou transporte, o valor para manter sua empresa legalizada e operando cai consideravelmente. Entre as vantagens, podemos citar a gestão de correspondências e as salas de reunião como diferenciais, além da flexibilidade de você e sua equipe trabalharem remotamente, de qualquer lugar.

Surgido nos Estados Unidos, o termo “Virtual Office” foi trazido ao Brasil com a tradução de Escritório Virtual. É um serviço que se adequa como endereço fiscal e comercial para empresas de diversos ramos, sobretudo prestadores de serviço.

Desde que chegou ao Brasil esta solução vem se popularizando muito, chegando a quase 700 escritórios em 2018, segundo o Censo da Ancev, Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais.

No entanto, quem não é prestador de serviço e tem um comércio, também pode contratar um escritório virtual.

Entenda melhor, neste artigo, quais tipos de empresa podem - e quais não podem - se beneficiar das vantagens do escritório virtual para a gestão de seu negócio.

Entendendo o domicílio fiscal

Toda empresa, no momento da abertura, precisa colocar um domicílio fiscal, também conhecido como endereço fiscal, que serve de comprovação aos órgãos legais. É o endereço que consta no CNPJ da empresa.

Para alguns tipos de CNPJ de prestadores de serviço é possível inserir o endereço de sua própria residência como domicílio fiscal, por exemplo.

No entanto, essa saída traz algumas desvantagens, como falta de segurança e privacidade. Afinal, expor seu endereço na internet, hoje em dia, é uma exposição grande, mas que pode ser evitada com a contratação do escritório virtual.

Além disso, a localização de sua residência pode atrapalhar na hora de negociar com algum fornecedor ou conquistar novos clientes, que buscam empresas que transmitam credibilidade.

Existem casos de empresas colocam o endereço residencial, mas depois o dono precisa mudar de endereço. Nestes casos, haverá a burocracia de alterar o contrato social da empresa, já que a lei exige que o proprietário ou algum dos sócios resida no local do domicílio fiscal, quando ele é residencial.

Ao escolher um escritório virtual para administrar sua empresa, você não tem estes entraves, por isso é a alternativa mais recomendada. Assim, você consegue trabalhar de qualquer lugar e ter um endereço com excelente localização, gastando muito pouco.

Quais empresas podem e quais não podem utilizar um Escritório Virtual?

A restrição legal mais encontrada para utilizar um escritório virtual está ligada às atividades de comércio, importação e exportação e outras atividades relacionadas.

Essas empresas precisam de Inscrição Estadual para funcionar, e a maioria das cidades não permite a instalação desse tipo de empresa em endereços virtuais.

Mas se este é seu caso, fique tranquilo. A seguir falaremos em detalhes sobre como você pode ter um escritório virtual com a Company Hero, mesmo trabalhando com comércio.

Tirando estes casos, toda empresa que não precisa de um local fixo para funcionamento pode contratar um escritório virtual. Isso inclui, basicamente, todos os prestadores de serviço. Tanto MEIs, como empresas que possuam muitos empregados podem contratar um endereço fiscal e aproveitar de suas vantagens.

Veja alguns tipos de empresa que possuem Escritório Virtual com a Company Hero:

  • Agências de Marketing Digital;
  • Advogados*;
  • Profissionais de TI;
  • Profissionais de Consultoria;
  • Produtores audiovisuais.
prestadora-de-servico

A possibilidade de ter um endereço virtual se expande a diversas outras categorias, como:

  • Serviços relacionados a eventos;
  • Serviços administrativos e contábeis;
  • Agências de viagens;
  • Arquitetura, urbanismo e construção civil.

*A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, não permite que advogados administrem seus escritórios de advocacia em endereço residencial. Dessa forma, o escritório virtual é para eles a solução com melhor custo-benefício para iniciar sua carreira e se desenvolver profissionalmente.

A lista acima é apenas um resumo dos segmentos de pessoas jurídicas que podem aproveitar o serviço de domicílio fiscal para reduzir custos e operar de qualquer lugar. Este é um serviço cada vez mais utilizado por empreendedores atentos à oportunidade de economizar e conquistar novos clientes.

Vantagens do Escritório Virtual para prestadores de serviço

Algumas características do escritório virtual Company Hero tornam essa opção mais atraente aos prestadores de serviço, além do custo mais baixo, que já mencionei acima.

  • Com a Company Hero, você contrata o escritório virtual e ganha a abertura de sua empresa. Assim, está pronto para emitir notas fiscais sem burocracia e com baixo custo;
  • A gestão de correspondências deixa você livre da preocupação de perder alguma conta importante ou te livra de receber dezenas de cartas dispensáveis;
  • Você fica com um endereço exclusivo para fazer negócios, sem expor seu endereço residencial;
  • Com contratação à parte, você aluga salas de reunião por hora e pode encontrar com seus clientes para tomar um café e fazer novos negócios;
  • Ganhe desconto na contratação de outros serviços oferecidos pela Company Hero, como registro de marca, marketing digital e outros.

Entretanto, mesmo com estas vantagens, existe uma categoria de empresários que possuem algumas limitações e obstáculos para contratar um escritório virtual: os comerciantes.

Os requisitos exigidos pela lei para empresas que possuem Inscrição Estadual (IE) impedem, muitas vezes, a contratação destes serviços, pois nem sempre é possível vincular um endereço virtual a CNPJs com IE. Diante disso, a maior parte das empresas de escritório virtual do mercado sequer oferece essa solução.

A boa notícia é que contratar um escritório virtual com a Company Hero é possível para diversos tipos de comércios. Quer saber como? Siga com a gente!

Inscrição Estadual com a Company Hero: você pode

Se sua empresa é uma prestadora de serviços, você já entendeu que pode contratar um Escritório Virtual com agilidade, certo? Mas e se você tem uma empresa de comércio, será que também pode? Depende!

Dentre os endereços oferecidos pela Company Hero nas melhores regiões do país, em São Paulo, empresas com Inscrição Estadual conseguem contratar nosso escritório na Av. Paulista, 171.

Se você tem um comércio e deseja saber mais, chame um de nossos Heros especialistas, que saberão lhe dar todos os caminhos. Estes casos são feitos em um plano exclusivo, pois são necessárias mais especificações e documentos para efetivar a contratação.

Se você mora em outra região, pode optar por contratar este endereço em São Paulo ou contratar somente o endereço comercial. Você sabe o que é? Vou te explicar.

Você também pode gostar:

Endereço comercial é necessário mesmo tendo sede da empresa?

Como aumentar a visibilidade da empresa com pouco investimento

Endereço comercial: uma alternativa muito bem-vinda

Uma alternativa à contratação do endereço fiscal, que é o endereço de seu CNPJ, é contratar somente um endereço comercial, que serve para fins de divulgação e marketing.

Dessa forma, seu CNPJ estará vinculado a um endereço, enquanto você divulga sua empresa em outro, mais atrativo para atrair e conquistar novos clientes.

Com o endereço comercial você pode explorar suas campanhas de marketing digital no Google, nas redes sociais, em seu site e muito mais!

Se você ainda ficou com dúvidas se o escritório virtual é para sua empresa, fale com a gente no chat. Estamos prontos para te ajudar!

hoff.png
Otávio Hoffmann
Conteúdo - Company Hero