Nota fiscal para e-commerce: como ela ajuda sua loja a crescer

Emitir nota fiscal para o consumidor é uma demonstração de profissionalismo e ajuda na credibilidade do e-commerce. Entenda sua importância!
 Otávio Hoffmann  |      21/04/2021
Nota-fiscal-para-e-commerce-como-ela-ajuda-sua-loja-a-crescer.png

Ainda é comum algumas pessoas fazerem compras em lojas físicas e não receberem sua nota fiscal. É um erro que afeta direitos do consumidor, além de abrir margem para atos ilícitos e que podem prejudicar a empresa, como sonegação de impostos por parte do comerciante.

No mundo online, o formato de comércio digital (ou e-commerce) vem se popularizando. Mas, para comercialização dos produtos, todas estas empresas devem emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para ser entregue junto ao produto. Com frequência, a NF também é enviada por e-mail.

A finalidade da emissão da nota fiscal eletrônica é o registro de transações entre empresas ou de uma empresa para um consumidor.

Por ser feita de forma online, a emissão da nota é informada diretamente à Secretaria da Fazenda do município ou estado, que possui sistema integrado à Receita Federal.

Dessa forma, há mais controle sobre impostos e também dados sobre as movimentações comerciais no país. Sem isso, seu negócio pode ser considerado irregular e ter problemas com o fisco.

O acesso à informação é muito importante para entendermos o potencial do e-commerce no Brasil.

Um bom exemplo é a pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), que indicou o crescimento do e-commerce com a pandemia do novo coronavírus.

Considerando os meses de março e abril de 2020, as vendas em e-commerce tiveram incremento de 70% de novos usuários adquirindo produtos pela internet.

Para melhorar, 70% dos consumidores pretendem continuar comprando por canais digitais, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

TOC! TOC! TOC!

A oportunidade está batendo à sua porta!

Quem embarcou no mundo do comércio online, por necessidade ou perfil de empreendedor, está encontrando um mercado repleto de opções e consumidores dispostos ao consumo online.

No entanto, de nada adianta comercializar ótimos produtos, se faltar credibilidade e segurança no momento de conclusão da compra e gestão correta das finanças e tributos da sua empresa.

Tudo isso pode ser melhorado com a emissão de notas fiscais.

A importância de emitir notas fiscais em e-commerce

Um ponto importante a ser destacado, antes de falar sobre a importância em lojas virtuais emitirem notas fiscais, é que ela é obrigatória por lei. Você sabia disso?

Segundo a Lei n 8.846/1994, o vendedor deve enviar, junto com a mercadoria, a nota comprovando sua aquisição e o valor total da mercadoria comprada. O modelo eletrônico existe desde 2007.

Do ponto de vista do comerciante, a nota fiscal eletrônica serve para comprovar a legalidade daquela venda.

Outro problema que pode ocorrer ao não emitir nota é no processo de entrega da mercadoria.

Se a fiscalização interceptar o produto sem Nota Fiscal ele pode ser apreendido. E aí o comerciante acaba ficando no prejuízo duplo: financeiro e de credibilidade.

Confira 5 motivos detalhados para você não deixar a emissão de nota fiscal de lado.

1. Segurança para o consumidor

Quando você comercializa um produto e emite a nota fiscal para o comprador, está entregando também uma garantia.

Em caso de defeito no produto ou mesmo desistência da compra, o consumidor tem o direito a trocá-lo, mediante apresentação da nota fiscal.

Da mesma forma, essa é a comprovação de que determinado produto foi realmente adquirido em seu e-commerce.

Ou seja, a nota fiscal ajuda seu e-commerce a controlar a entrada e saída de produtos e garante a segurança para o consumidor em casos de troca e para confirmar a originalidade do produto adquirido.

2. Comprovante de venda legal

A nota fiscal é importante para provar à Receita Federal, através da Secretaria da Fazenda de seu estado e município, que a operação ocorreu sem fraudes.

Isso porque é comum comerciantes emitirem notas fiscais com valores diferentes do valor original do produto, como forma de sonegar impostos.

A fiscalização dos órgãos competentes serve para intervir nestes casos e, se necessário, punir os responsáveis.

3. Vender em diversos canais

Com tanta oferta de canais de venda, seu e-commerce tem muito a ganhar com a emissão de notas fiscais. Um dos melhores exemplos são os marketplaces, como Mercado Livre, Amazon e Carrefour.

É do próprio fundador da Amazon, Jeff Bezos, que trago uma reflexão importante para você que vai começar a atuar no comércio eletrônico de produtos, ou já atua no ramo:

Pensando nas necessidades do consumidor, os marketplaces oferecem seus espaços para que empresas comercializem seus produtos e troquem o espaço por comissão.

A contrapartida, no entanto, como forma de garantir a compra bem-sucedida do consumidor, é a liberação do valor das vendas para o vendedor só depois do envio da nota fiscal ou, em muitos casos, com a entrega do produto efetivada.

4. Envio de produtos

Para que seu e-commerce seja bem avaliado e tenha mais vendas, é fundamental que você pense na logística.

De nada adianta ter bons produtos para comercializar, mas demorar na entrega ou ter o produto extraviado.

Por isso, a maior parte das empresas de logística exigem a emissão da nota fiscal, que é transportada junto ao produto até o destinatário final.

Isso porque a fiscalização pode parar o entregador e exigir a nota fiscal do produto, sob risco de apreensão.

5. Mais credibilidade para você

Com tudo o que foi apresentado acima, você não deve mais ter dúvidas de como emitir notas fiscais pode ajudar seu e-commerce a vender mais, não é mesmo?

Entre um vendedor que emite nota fiscal e outro que não, principalmente em se tratando de compra online, em qual você acha que o consumidor vai confiar mais?

Eu aposto que será no vendedor que emite nota.

Veja também:

👉Endereço comercial é necessário mesmo tendo sede da empresa?

Requisitos para emissão da nota fiscal e como fazer

Se você ainda não emite Notas Fiscais e quer começar, veja o que precisa:

No entanto, com um Escritório Virtual da Company Hero, você pode abrir sua empresa de e-commerce com Inscrição Estadual, sem pagar as taxas de um imóvel físico. Fale com seu contador, fale com a gente e saiba mais!

Outros requisitos que você terá para a emissão da nota fiscal de sua loja virtual:

  • Certificado Digital: o certificado digital é a assinatura eletrônica de sua empresa e garante a autenticidade das transações. Para adquiri-lo você deve recorrer às autoridades certificadoras, empresas autorizadas pela Receita Federal a emitirem esses certificados.
  • Software para emissão: a emissão de notas fiscais pode ser feita através de programas gratuitos ou adquiridos por sua empresa. No caso dos MEIs, por exemplo, eles emitem através da Secretaria da Fazenda de seu Estado e não precisam de certificado digital.

É comum que, no início dos trabalhos em e-commerce, os empresários emitam notas e busquem soluções por conta própria. No entanto, é importante entender que com o tempo o auxílio e os serviços de um contador podem se tornar providenciais para o desenvolvimento de seu comércio eletrônico.

O serviço de legalização para comércio, feito pela Company Hero junto à sua contabilidade, é mais minucioso do que aos prestadores de serviços. Como as exigências dos órgãos reguladores é maior nestes casos, temos um processo diferenciado.

Cada pedido de abertura de empresa com Inscrição Estadual recebe um cuidado especial de um Hero especialista, para que todos os documentos sejam entregues e você possa operar sem problemas, utilizando um de nossos endereços para administrar seu e-commerce e fazer suas transações.

Se você está precisando formalizar seu e-commerce e tem dúvidas sobre como funciona o processo, consulte um de nossos especialistas!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes