Endereço comercial: o que é, seus benefícios e para que serve?

Endereço comercial é considerado a localização oficial de uma empresa. Confira para que serve, suas vantagens e as principais diferenças com o endereço fiscal.
 Frederico Foini  |      20/07/2020
Endereço-comercial

A preocupação com o endereço comercial é uma das primeiras etapas para quem decide abrir uma empresa. Normalmente, muitos negócios usam o endereço comercial para comunicação com parceiros, bem como clientes. Além disso, é uma obrigação em quase todos os tipos de operações nesse sentido.

É nessa fase que serviços de endereço comercial virtual dão uma grande ajuda, já que funcionam como um endereço real que facilita a expansão de negócios e o recebimento de correspondências e pacotes.

Após algum tempo de funcionamento, com a prosperidade dos negócios, surge a oportunidade de abrir uma sede própria! A partir daí, a empresa dá um salto de patamar e está preparada para alavancar ainda mais.

Esse processo que descrevemos reflete algumas das situações pelas quais muitas empresas passam. Mas daí surgem outros questionamentos também muito comuns nas empresas: “Estamos próximos dos nossos clientes?” ou “Endereço comercial e endereço fiscal precisam coincidir?”.

Vamos explicar tudo neste artigo e descobrir juntos se a sua empresa tem essa necessidade!

O que é endereço comercial?

O endereço comercial diz respeito à localização física da sua empresa. É o seu ponto físico, onde irão circular seus clientes e o qual será mais divulgado como sendo o endereço da sua empresa.

Para que serve o endereço comercial?

O endereço comercial geralmente é utilizado para se comunicar com seus clientes e fornecedores para atender algumas operações do negócio, como:

- Abertura de contas bancárias;

- Registrar o nome do domínio comercial

- Abrir contas com fornecedores;

- Receber documentos, faturas e contas;

- Arquivar contratos legais, licenças e autorizações;

- Comunicar com os clientes;

- Listar a empresa em sites de busca ou catálogos.

Qual a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial?

O endereço fiscal tem mais a ver com o registro junto às autoridades, podendo ser equivalente ao que a expressão “sede social” se refere. Portanto, enquanto um é designado para as documentações legais da empresa o outro pode apresentar comercialmente a mesma - como em um cartão de visitas, por exemplo.

O conhecimento sobre ambos conceitos de endereço de empresa e suas diferenças é uma das dúvidas mais frequentes dos pequenos empresários e empreendedores. Se você já passou por isso, saiba que não esteve sozinho.

Um dado disponibilizado pelo Sebrae informa que no Brasil existem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos de pequenos negócios empresariais. A quem já buscou endereço comercial para MEI (Microempreendedor Individual): no nosso país existem mais de 6,49 milhões. 1,68 milhão desses, de São Paulo.

Ou seja: a busca pelo endereço ideal para a empresa é um desafio atravessado por muitas empresas no nosso país. Mas quantos endereços uma empresa pode ter?

Uma empresa pode ter mais de um endereço?

Sim! Mesmo tendo uma sede social, isso não te impede de ter diferentes filiais. O seu endereço comercial pode ou não ser o mesmo do fiscal. É possível portanto usar isso como vantagem para posicionar seu negócio em diferentes locais estratégicos.

Você pode alugar um escritório virtual, inclusive. Divulgá-lo estrategicamente e receber seus clientes por lá! Nesses espaços, você pode aproveitar e usufruir de salas de reunião, auditório e ter espaço para eventos corporativos.

Você também pode se interessar:
🌆 Espaço para reuniões: os 3 melhores lugares de São Paulo

👉 Suporte para empresas no escritório virtual: como funciona?

👉 4 dicas para realizar uma reunião produtiva

Quais os benefícios de ter um endereço comercial?

Nós te falamos que o endereço fiscal diz respeito ao processo burocrático e de elaboração do contrato social, correto? Também falamos sobre o endereço comercial, como sendo a vitrine da sua empresa.

Mas na prática, como será que o endereço comercial pode contribuir com seus negócios, uma vez que já tenha sede social?

Se eu tenho sede, por que preciso de endereço comercial?

Se você já tem uma sede social, o endereço comercial pode te ajudar por dois principais motivos:

1 - Localização/proximidade com clientes;

2 - Transmissão de credibilidade.

Ambas tem a ver com ter foco no cliente. Porque você precisa estar perto dele e ter um endereço que transmita confiança.

Que empresa nunca pensou em estar mais próximo do seu cliente? Um endereço comercial acessível e próximo de regiões centrais e de alta circulação monetária de uma cidade garante um passo à frente da concorrência. É algo que pode facilitar muito suas negociações e vendas.

A mesma importância é devida em relação ao desenvolvimento de uma imagem profissional que transmita credibilidade sobre seu negócio. A respeito disso, Rob Hartnett, no livro “Small Business, Big Opportunity”, ofereceu uma valiosa lição. Ele escreveu:

“(Ser) reconhecido pelo público [...] ajuda a atrair pessoas aos seus produtos ou serviços, ajuda a construir lealdade, boa vontade do público para com eles e valores verdadeiros de vendas para o seu negócio.”

Já pensou em expandir seu negócio e contar com esses benefícios? Entenda melhor como você pode ter o seu endereço comercial virtual de forma rápida e sem burocracia!

Frederico Foini
Frederico Foini
Especialista de Marketing