Vantagens de utilizar um escritório virtual no Brasil

O escritório virtual no Brasil tem crescido como uma opção para tornar os processos de abertura de empresa mais tranquilos. Entenda mais neste artigo.
 Otávio Hoffmann  |      18/03/2022
Vantagens de utilizar um escritório virtual no Brasil

Abrir e gerenciar um negócio pode ser complicado, por isso, o escritório virtual no Brasil tem crescido como uma opção para tornar os processos mais tranquilos. Além de servir como um facilitador na abertura de uma empresa, o serviço resolve a vida de profissionais autônomos que não têm um espaço físico ou empreendimentos que precisam reduzir custos. Você sabe como ele funciona?

O escritório virtual no Brasil já está no mercado faz um tempo, mas nos últimos anos a procura aumentou. Imagine poder aproveitar tudo que um escritório físico proporciona, mas sem precisar se preocupar com burocracias ou valores fixos de uma sede? É isso que o escrito virtual permite que você faça através da tecnologia e da internet.

Dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (SOBRATT) revelam que mais de 12 milhões de brasileiros estão atuando no modelo home office. Se você está entre esses profissionais, já deve ter percebido que o trabalho remoto é uma boa opção. Aliás, as pessoas estão investindo nisso, porque perceberam que podem ter a melhor estrutura sem gastar tanto.

Seja para trabalhar de casa ou para empreender com um escritório externo, os profissionais brasileiros enfrentam o mesmo desafio: processos burocráticos. Tem que ter um endereço específico para os documentos, precisa emitir nota fiscal, o registro nem sempre pode ser feito com a localização residencial…são várias exigências, mas investir no modelo de escritório virtual no Brasil facilita essas etapas.

Como funciona o escritório virtual no Brasil?

Um escritório virtual é um espaço físico gerenciado por uma administradora, que disponibiliza seu endereço e determinados serviços para empresas que não sentem a necessidade de alugar uma sala. Profissionais autônomos e empreendedores no início de carreira, que não podem investir no aluguel de um espaço, também utilizam o serviço para trabalhar de onde estiver.

Existem muitas opções de contratação de escritório virtual no Brasil, na maioria delas, são oferecidos: atendimento telefônico, recebimento de correspondências e locação de salas para reuniões, endereço comercial e domicílio fiscal. Apesar da palavra “virtual”, o serviço não se resume ao ambiente digital, oferecendo diversos serviços offline que facilitam a vida de quem prefere trabalhar de qualquer lugar do mundo.

A dinâmica de trabalho é simples: depois da contratação, a administradora fica responsável pela maioria das tarefas rotineiras de uma empresa e você está livre para focar na execução do trabalho, da sua casa ou de qualquer outra região. Entre os perfis de profissionais que mais procuram o escritório virtual no Brasil estão os prestadores de serviço, como profissionais de marketing ou contadores, e os MEIs, que conseguem se livrar da parte burocrática.

O serviço também vale a pena para grandes empresas que possuem muitos empregados?

Sim! Essa é uma forma de modernizar o formato de trabalho, pois as equipes e os profissionais podem trabalhar de casa, aproveitando condições especiais para locação de salas quando houver necessidade de agendar reuniões com clientes. Existem vantagens diferentes para cada tipo de negócio. O ideal é que você avalie as necessidades e busque o melhor para seu caso.

5 benefícios do escritório virtual que fazem a diferença para o sucesso da sua empresa

A principal vantagem dos escritórios virtuais é que eles permitem que você fuja das burocracias e se profissionalize. Outras razões para investir na solução:

1 - Baixo custo de manutenção

Quando você compra ou aluga um imóvel próprio, precisa investir um bom dinheiro para deixar o espaço pronto. Fora as reformas iniciais, a documentação envolve requerimentos e taxas intermináveis. Com o escritório virtual a preocupação e os preços são reduzidos. Você escolhe seu plano ideal e fica tranquilo em relação aos valores fixos, afinal, todo o preparo é por conta da administradora do serviço.

2- Redução de custos mensais

Se você não aguenta nem pensar em pagar contas de água, luz, telefone e internet para sua empresa, o escritório virtual será ótimo. Além de eliminar os gastos com a montagem do espaço, o sistema reduz os valores no final do mês. Você terá à sua disposição serviços e um endereço para chamar de seu, com a vantagem de pagar apenas pelo tempo e o que realmente utilizar.

3 - Estrutura de uma grande empresa à disposição

Mesmo quem trabalha sozinho precisa de uma infraestrutura básica para a rotina funcionar. Você precisará investir em internet, computador, telefone e acessórios para videochamadas, fora os espaços físicos para receber encomendas e clientes. No final das contas, o orçamento pode complicar.

Com o escritório virtual você tem tudo isso e muito mais. Afinal, a administradora já tem o espaço pronto, basta agendar e utilizar quando for necessário. Existe a possibilidade de locar salas de reunião para equipe e recebimento de clientes, auditórios, aparelhos eletrônicos para apresentações e conferências, entre outros.

4 - Flexibilidade que combina com diferentes perfis de profissionais

Depois que descobriram a facilidade de trabalhar remotamente, as pessoas não querem se prender a um endereço físico. O problema é que nem todo mundo consegue trabalhar integralmente de casa ou contratar uma secretária para cuidar do atendimento ao cliente, por isso, o escritório virtual é uma boa ideia.

Com os serviços de recebimento de correspondência e transferências de chamadas, você fica livre para estar onde preferir. Não tem custos fixos e ainda proporciona liberdade geográfica.

5 - Praticidade e agilidade para a abertura da empresa

Quem já tentou abrir uma empresa sabe o quanto isso é trabalhoso. A legislação brasileira exige diferentes documentos e critérios para a liberação, por isso, a busca por escritório virtual no Brasil só aumenta.

Essa é uma forma de ter um endereço físico para utilizar em suas divulgações e em todos os registros necessários para a abertura do negócio, como solicitação do CNPJ e obtenção de alvarás exigidos para a sua atividade econômica. Tudo isso é respaldado por lei e necessário para estar com todos os registros e fiscalização obrigatórias.

Atividades que podem ser licenciadas em escritório virtual

1.0 Serviços de Informática:

Análise e desenvolvimento de sistemas;

Programação;

Processamento de dados e congêneres;

Elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos;

Licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação;

Assessoria e consultoria em informática;

Suporte técnico em informática, inclusive instalação, configuração e manutenção de programas de computação e bancos de dados;

Planejamento, confecção, manutenção e atualização de páginas eletrônicas;

Serviço de Computação gráfica;

Serviço de Programação Visual.

2.0 – Serviços de Pesquisa:

Serviços de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza.

3.0 – Serviços de locação / Cessão de Uso:

Cessão de direito de uso de marcas e de sinais de propaganda;

Exploração de salões de festas, centro de convenções, quadras esportivas, estádios, ginásios, auditórios, casas de espetáculos, parques de diversões, canchas e congêneres, para realização de eventos ou negócios de qualquer natureza;

Locação, sublocação, arrendamento, direito de passagem ou permissão de uso, compartilhado ou não, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza;

Cessão de andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário;

De automóveis sem condutores e afins desenvolvidos em estabelecimentos de terceiros;

De imóveis;

De softwares.

4.0 – Serviços Médicos / Veterinários:

Medicina e biomedicina;

Instrumentação cirúrgica;

Acupuntura;

Enfermagem, inclusive serviços auxiliares;

Serviços farmacêuticos;

Terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia;

Terapias de qualquer espécie destinadas ao tratamento físico, orgânico e mental;

Nutrição;

Obstetrícia;

Odontologia;

Ortopédica;

Próteses sob encomenda;

Psicanálise;

Psicologia;

Outros planos de saúde que se cumpram através de serviços de terceiros contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do plano mediante indicação do beneficiário;

Medicina veterinária e zootecnia;

Planos de atendimento e assistência médico-veterinária.

5.0 – Serviços Pessoais:

Barbearia, cabeleireiros, manicuros, pedicuros e congêneres.

Esteticistas, tratamento de pele, depilação e congêneres.

Ginástica, dança, esportes, natação, artes marciais e demais atividades físicas.

6.0 – Serviços relativos à arquitetura, engenharia, geologia, urbanismo, construção civil, Manutenção, Limpeza, Meio ambiente, Saneamento e congêneres:

Engenharia, agronomia, agrimensura, arquitetura, geologia, urbanismo, paisagismo e congêneres;

Execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfuração de poços, escavação, drenagem e irrigação, terraplanagem, pavimentação, concretagem e a instalação e montagem de produtos, peças e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de serviços fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS);

Elaboração de planos diretores, estudos de viabilidade, estudos organizacionais e Outros, relacionados com obras e serviços de engenharia; elaboração de anteprojetos, projetos básicos e projetos executivos para trabalhos de engenharia;

Demolição;

Reparação, conservação e reforma de edifícios, estradas, pontes, portos e congêneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos serviços, fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS);

Colocação e instalação de tapetes, carpetes, assoalhos, cortinas, revestimentos de parede, vidros, divisórias, placas de gesso e congêneres, com material fornecido pelo tomador do serviço;

Recuperação, raspagem, polimento e lustração de pisos e congêneres;

Calafetação;

Decoração e jardinagem;

Acompanhamento e fiscalização da execução de obras de engenharia, arquitetura e urbanismo;

Aerofotogrametria (inclusive interpretação), cartografia, mapeamento, levantamentos topográficos, batimétricos, geográficos, geodésicos, geológicos, geofísicos e congêneres;

Pesquisa, perfuração, cimentação, mergulho, perfilagem, concretação, testemunhagem, pescaria.

7.0 – Serviços de treinamento:

Instrução, treinamento, orientação pedagógica e educacional, avaliação de conhecimentos de qualquer natureza.

8.0 – Serviços relativos à hospedagem, turismo, viagens e congêneres:

Agenciamento, organização, promoção, intermediação e execução de programas de turismo, passeios, viagens, excursões, hospedagens e congêneres;

Guias de turismo;

Turismo através da Internet.

9.0 – Serviços agenciamento:

Agenciamento, corretagem ou intermediação de câmbio, de seguros, de cartões de crédito, de planos de saúde e de planos de previdência privada;

Agenciamento, corretagem ou intermediação de títulos em geral, valores mobiliários e contratos quaisquer;

Agenciamento, corretagem ou intermediação de direitos de propriedade industrial, artística ou literária;

Agenciamento, corretagem ou intermediação de contratos de arrendamento mercantil de franquia e de faturização;

Agenciamento, corretagem ou intermediação de bens móveis ou imóveis, não abrangidos em Outros itens ou subitens, inclusive aqueles realizados no âmbito de Bolsas de Mercadorias e Futuros, por quaisquer meios;

Agenciamento marítimo;

Agenciamento de notícias;

Agenciamento de publicidade e propaganda, inclusive o agenciamento de veiculação por quaisquer meios;

Representação de qualquer natureza, inclusive comercial;

Distribuição de bens de terceiros.

10.0 – Serviços vigilância:

Vigilância, segurança desarmada ou monitoramento de bens e pessoas;

Serviços de recepção em eventos.

11.0 – Serviços relacionados a eventos:

Produção de danças, desfiles, bailes, óperas, concertos, recitais, festivais e congêneres;

Feiras, exposições, congressos e congêneres;

Produção, mediante ou sem encomenda prévia, de eventos, espetáculos, entrevistas, danças, desfiles, bailes, teatros, óperas, concertos, recitais, festivais e congêneres;

Fornecimento de música para ambientes fechados ou não, mediante transmissão por qualquer processo;

Desfiles de blocos carnavalescos ou folclóricos, trios elétricos e congêneres;

Exibição de filmes, entrevistas, musicais, espetáculos, concertos, desfiles, óperas, competições esportivas, de destrezas intelectuais ou congêneres;

Recreação e animação, inclusive em festas e eventos de qualquer natureza.

12.0 – Serviços relacionados imagem digital:

Serviços relativos à fonografia, fotografia, cinematografia e reprografia;

Fonografia ou gravação de sons, inclusive trucagem, dublagem, mixagem e congêneres;

Fotografia e cinematografia, inclusive revelação, ampliação, cópia, reprodução, trucagem e congêneres.

13.0 – Serviços relativos a bens de terceiros:

Lubrificação, limpeza, lustração, revisão, carga e recarga, conserto, restauração, manutenção e conservação de máquinas, veículos, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peças e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS);

Recondicionamento de motores (exceto peças e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS);

Restauração, recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodização, corte, recorte, polimento, plastificação e congêneres, de objetos quaisquer;

Instalação e montagem de aparelhos, máquinas e equipamentos, inclusive montagem industrial, prestados ao usuário final, exclusivamente com material fornecido por ele.

14.0 – Serviços de transporte:

Serviços de transporte de natureza municipal.

15.0 – Serviços de apoio técnico, administrativo, jurídico, contábil, comercial e congêneres:

Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, não contida em outros itens desta lista; análise, exame, pesquisa, coleta, compilação e fornecimento de dados e informações de qualquer natureza, inclusive cadastro e similares;

Datilografia, digitação, estenografia, expediente, secretaria em geral, resposta audível, redação, edição, interpretação, revisão, tradução, apoio e infra-estrutura administrativa e congênere;

Planejamento, coordenação, programação ou organização técnica, financeira ou administrativa;

Recrutamento, agenciamento, seleção e colocação de mão-de-obra;

Fornecimento de mão-de-obra, mesmo em caráter temporário, inclusive de empregados ou trabalhadores, avulsos ou temporários, contratados pelo prestador de serviço;

Propaganda e publicidade, inclusive promoção de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaboração de desenhos, textos e demais materiais publicitários;

Franquia;

Perícias, laudos, exames técnicos e análises técnicas;

Planejamento, organização e administração de feiras, exposições, congressos e congênere;

Organização de festas e recepções; bufê (exceto o fornecimento de alimentação e bebidas, que fica sujeito ao ICMS);

Administração em geral, inclusive de bens e negócios de terceiros;

Leilão e congênere;

Advocacia;

Arbitragem de qualquer espécie, inclusive jurídica;

Auditoria;

Análise da Organização e Métodos;

Atuária e cálculos técnicos de qualquer natureza;

Contabilidade, inclusive serviços técnicos e auxiliares;

Consultoria e assessoria econômica ou financeira;

Estatística;

Cobrança em geral;

Assessoria, análise, avaliação, atendimento, consulta, cadastro, seleção, gerenciamento de informações, administração de contas a receber ou a pagar e em geral, relacionado a operações de faturização;

Apresentação de palestras, conferências, seminários e congêneres;

Serviços de regulação de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeção e avaliação de riscos para cobertura de contratos de seguros; prevenção e gerência de riscos seguráveis e congêneres.

16.0 – Serviços diversos:

Serviços de programação e comunicação visual, desenho industrial e congênere;

Manutenção e conservação de jazigos e cemitérios;

Serviços de coleta, remessa ou entrega de correspondências, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agências franqueadas; e congêneres;

Serviços de assistência social;

Serviços de avaliação de bens e serviços de qualquer natureza;

Serviços de biblioteconomia;

Serviços de biologia, biotecnologia e química;

Serviços técnicos em edificações, eletrônica, eletrotécnica, mecânica, telecomunicações e congêneres;

Serviços de desenhos técnicos;

Serviços de desembaraço aduaneiro, comissários, despachantes e congêneres;

Serviços de investigações particulares, detetives e congêneres;

Serviços de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relações públicas;

Serviços de meteorologia;

Serviços de artistas, atletas, modelos e manequins;

Serviços de museologia;

Obras de arte sob encomenda;

Serviços de personal trainner, shopper, stylist e afins desenvolvidos em estabelecimentos de terceiros;

Encontrou sua profissão entre as atividades que podem ser licenciadas em escritório virtual? Então, é hora de escolher seu pacote e aproveitar as vantagens da solução. Você perceberá na prática como fica muito mais fácil se concentrar no crescimento da empresa quando recebe o suporte para isso.

Fale com um de nossos Heroes e contrate um escritório virtual no Brasil!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes