Endereço Fiscal: o que você ainda não sabe sobre ele

O endereço fiscal é uma obrigatoriedade de toda empresa. A definição dele é muito importante para gerir um negócio e pensar em sua expansão.
 Otávio Hoffmann  |      21/04/2021
Endereço-Fiscal-o-que-você-ainda-não-sabe-sobre-ele.png

Ser um empreendedor e empresário envolve várias etapas importantes e toda empresa precisa definir qual será seu endereço fiscal. Essa medida pode parecer irrelevante, mas é uma exigência da junta comercial. Além disso, tem a etapa legal de efetivamente formalizar a sua empresa com a abertura de CNPJ.

O endereço fiscal e o CNPJ são a mesma coisa?

São coisas diferentes, mas que esttão relacionadas. O endereço fiscal é vinculado ao CNPJ. Ou seja, serve para que os órgãos da prefeitura e do estado saibam onde bater caso precisem fazer uma fiscalização ou enviar uma correspondência, taxas de cobrança, etc.

Pequenas e médias empresas, assim como profissionais autônomos e prestadores de serviço, geralmente conhecem apenas duas opções para formalizar empresa: usar o endereço da sua casa como o endereço fiscal do seu CNPJ ou alugar uma sala comercial para ter um outro endereço focado nos negócios.

Mas existe uma outra opção mais segura e barata e nós vamos te explicar todos os detalhes ao longo deste texto.

Abertura de empresas em alta

A abertura de empresas no Brasil está em alta nos últimos meses. Segundo o Mapa de Empresas, do Governo Federal, em novembro de 2020, 297.810 empresas foram abertas. Mais de 244 mil destas empresas são MEIs.

Se compararmos o primeiro trimestre de 2019 com o de 2021, o aumento da abertura de empresas no país foi histórico: foram mais de 37% novas empresas abertas. fonte: site gov.br

Imagine se todas essas empresas tivessem que buscar um ponto comercial para funcionar? Ou se você descobrisse, no momento da abertura, que sua atividade econômica não poderia funcionar em um endereço residencial?

O que pouca gente sabe é que escritório virtual é uma solução rápida e barata para sediar a empresa.

Antes de falar com mais detalhes sobre isso, precisamos começar pelo mais básico, não é mesmo?

O que é Endereço Fiscal?

  • Ele é uma exigência legal para qualquer empresa, inclusive para os microempreendedores individuais (MEI). Ele é o registro da sede de sua empresa na prefeitura de sua cidade.
  • Através dele a administração municipal vai lhe enviar comunicados e é onde sua empresa está formalizada.
  • No momento da abertura da empresa você precisará informar qual será o endereço fiscal
  • Ele é o que permite que a prefeitura dê o alvará de funcionamento à sua empresa.

Posso usar meu endereço residencial para abertura de empresas?

Muitas pessoas escolhem o endereço de casa para ser seu endereço fiscal, principalmente para prestação de serviços, porque a lei permite.

Essa parece ser a escolha mais óbvia e confortável, mas não é nada segura e possui muitos contras.

Falta de privacidade

Um dos aspectos importantes do endereço fiscal é que ele fica disponível na internet para qualquer um que quiser pesquisar sobre o seu negócio. É muito fácil pesquisar um CNPJ e encontrar os dados do proprietário.

Imagine as pessoas encontrando você na internet e batendo à sua porta?

Misturar a vida particular com a vida profissional é um erro que você não pode cometer. Por isso ter o endereço fiscal vinculado à sua residência não é o ideal.

Morar no mesmo endereço

Talvez você não saiba, mas a legislação exige que ao menos um dos sócios resida no mesmo endereço cadastrado pela empresa, caso ele seja residencial.

A partir disso, surge uma dificuldade: alguns condomínios não permitem o uso de CNPJ nos apartamentos. Se você mora de aluguel, por exemplo, terá que alterar o contrato social caso mude de endereço, para manter seu cadastro regularizado junto à Prefeitura.

Esses são alguns dos motivos que fazem o uso do endereço residencial como endereço fiscal uma saída barata financeiramente, mas que pode sair cara em dores de cabeça para você.

Existe ainda o caso dos advogados, que não podem abrir escritório com endereço residencial por determinação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Diante disso, devo te apresentar uma solução com um custo-benefício melhor do que alugar uma sala comercial viável financeiramente e que também é melhor do que ter o endereço em casa.

Abertura de empresas com

Escritório Virtual

Gastar muito dinheiro com uma sala comercial, aluguel, iptu e todos os custos fixos que vem no pacote o colocar o endereço de casa e correr o risco da minha privacidade e segurança serem invadidas?

Você tem uma terceira opção barata, fácil, totalmente legal: o Escritório Virtual.

A vantagem dele, em geral, é que você pode trabalhar de qualquer lugar, enquanto sua empresa fica regularizada em outro endereço.

Vantagens em optar pelo Escritório Virtual

O escritório virtual entrega para sua empresa mais do que a formalidade do endereço fiscal, que serve aos órgãos públicos.

Com ele você possui gestão de correspondências especializada e não perde mais tempo abrindo cartas irrelevantes. Você recebe alertas por e-mail e pode pedir para que as mais importantes sejam escaneadas.

Encontrar um cliente também fica muito mais fácil com um escritório virtual, já que eles possuem sala de reunião para você fechar negociações com privacidade e conforto.

Com um suporte humanizado e ágil, você tira suas dúvidas e resolve suas necessidades rapidamente com um escritório virtual.

Profissionais e empresas que se beneficiam com a solução do Escritório Virtual

Essa é uma solução para profissionais de diversos nichos de atuação, inclusive do comércio, que precisam de inscrição estadual.

Ainda assim, temos alguns que se destacam mais, pela rotina ágil e facilidade de trabalhar de qualquer lugar, como:

Se você está no processo de abrir sua empresa, ou já tem o seu CNPJ e quer alterar o seu endereço para um Endereço Virutal fale com alguem do time Company Hero.

Abra sua empresa com endereço fiscal nas melhores regiões do país!

Tudo 100%, ágil e sem papelada ou burocracia. Conte com a gente :)

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes