Endereço comercial para MEI: tudo que você precisa saber

O endereço comercial do microempreendedor não precisa ser o mesmo da sua casa. Saiba como escolher aqui!

 Lara Zanesco  |      06/01/2023
Capas-Artigos_EV-RM_03.jpg

Se você é microempreendedor individual (MEI) e está finalizando a abertura do seu CNPJ, precisa saber como escolher o melhor endereço comercial para MEI.

Essa simples informação pode fazer muita diferença no seu dia a dia e no desenvolvimento do seu negócio, sabia? Isso mesmo. Para te ajudar, neste artigo, vou te explicar:

  • O que é o endereço comercial para MEI?
  • Posso colocar o endereço residencial como comercial do MEI?
  • Tem como alterar o endereço comercial do MEI?
  • O que colocar no endereço comercial para MEI?

Quer saber mais? Então, continue acompanhando!

O que é endereço comercial para MEI?

O endereço comercial nada mais é do que aquele que você usa para divulgar seu negócio para clientes, parceiros e fornecedores. É esse endereço que você coloca nas redes sociais do seu negócio, em cartões de visita ou outras estratégias de marketing e comunicação comercial.

Posso colocar o endereço residencial como comercial do MEI?

Sim, o MEI pode usar o endereço de casa como endereço comercial desde que a atividade exercida não precise de um local específico para atuar.

Porém, isso não é o mais indicado, sabia? Como expliquei, o endereço comercial é aquele pelo qual as pessoas irão conhecer e relacionar ao seu negócio. Imagine divulgar seu endereço pessoal para clientes, fornecedores e parceiros. Além de não ser muito profissional, você acaba colocando em risco a sua privacidade.

Então, apesar de ser permitido para diversas atividades comerciais, usar o endereço residencial como comercial para MEI não é a melhor opção.

Tem como alterar o endereço comercial do MEI?

Sim, é possível alterar o endereço comercial do microempreendedor. Para isso, você precisa atualizar seus dados no Portal do Empreendedor. Você pode contar com seu contador ou advogado para fazer essa alteração de forma rápida e simples.

Mas não se esqueça de que, além de mudar o endereço comercial nas documentações, você precisa atualizar materiais de marketing, redes sociais e site, se tiver. Além disso, é muito importante conferir se o endereço está correto em contas bancárias e com fornecedores.

Apesar de simples, é um processo com muitas etapas e que pode tomar um certo tempo da sua rotina.

O que colocar no endereço comercial do MEI?

Essa dúvida é bastante comum e, no final das contas, muitas pessoas acabam colocando o endereço de casa como comercial ao abrir um MEI. Como já expliquei, essa prática pode trazer bastante problemas para o seu negócio. Veja agora as opções mais adequadas para isso:

  • Localização de um ponto físico:

Uma possibilidade é alugar um espaço comercial para desenvolver o seu negócio. Isso porque você contará com a estrutura e a localização de uma verdadeira empresa para atrelar à sua marca, ou seja, um bom ponto de referência para clientes e parceiros conhecerem.

No entanto, antes de escolher essa opção, tenha na ponta do lápis todos os gastos que ela vai gerar para o seu negócio. Aluguel, reforma ou decoração, água, energia, internet, manutenção, deslocamento ao espaço… Há muitas despesas fixas atreladas a um espaço físico, por isso, apesar de ser uma possibilidade de endereço comercial do MEI, não é a melhor.

  • Endereço comercial virtual:

O endereço comercial virtual é uma localização que você contrata para atrelar ao seu negócio. Para contratar, você pode buscar um escritório virtual e, se quiser, contratar um endereço fiscal junto com o comercial.

Ou seja, você conta com o endereço sem precisar gastar com o espaço físico de fato. Mas o que eu faço para receber alguém presencialmente? Simples, você pode alugar uma sala de reunião e pagar só pelo tempo que for usar. É bem mais em conta!

Escolher um endereço comercial virtual é uma excelente alternativa porque é econômico. Aqui na Company Hero, por exemplo, você consegue contratar um escritório virtual a partir de R$ 83 por mês e conta com endereços em locais bem conceituados, como na Avenida Paulista.

Outra vantagem para o MEI usar o endereço comercial virtual é proteger a própria privacidade. Além disso, com economia e mais liberdade, você consegue investir no seu negócio e, quem sabe, no futuro, ter o espaço físico que você sempre quis.

Tem alguma outra dúvida sobre o assunto? Chame um Hero no chat e pergunte agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Redatora

Artigos recentes