Duas empresas no mesmo endereço: entenda a lógica do escritório virtual

Veja como funciona o uso do mesmo endereço fiscal para mais de um CNPJ para atividades de serviço e de comércio.
 Raquel Kwok  |      30/11/2023
capa-duas-empresas-mesmo-endereco.png

Um dos passos importantes na hora de abrir ou regularizar o CNPJ é a escolha do endereço fiscal. Ele é a referência local oficial do seu negócio, por isso precisa ser escolhido de forma estratégica e respeitar diversas regulamentações.

Nessa hora, pode surgir a dúvida se é possível ter duas empresas no mesmo endereço. Isso porque existem muitos negócios sendo abertos a todo momento no Brasil e a escolha por um endereço estratégico pode ser desafiadora.

Nesse ritmo, os escritórios virtuais ganharam espaço de destaque e passaram a ser uma solução acessível e inteligente para proteger e regularizar PJs em todo país.

Aqui, você vai entender quais as regras para uso de mais de um CNPJ no mesmo endereço e como isso se dá nos endereços virtuais. Assim você vai saber por que essa solução é regular e vantajosa. Acompanhe até o final.

Pode ter dois CNPJs no mesmo endereço?

Sim, é possível ter dois CNPJs registrados no mesmo local, mas é preciso se atentar às limitações legais. Em geral, isso é possível e simples para prestadores de serviços, porque são atividades que não precisam, em geral, prestar atendimento ao público ou de liberações muito específicas para atuação.

Assim, a burocracia para a escolha do endereço é menor do que para quem tem comércio, que precisa buscar um endereço com Inscrição Estadual, ter pelo menos uma sala única e assim por diante.

Afinal, não é possível ter atendimento ao público no exato mesmo endereço e a Receita Federal entende que pode haver mistura de bens, estoques e outros processos típicos que limitam o uso do mesmo endereço para vários profissionais do comércio.

Também vale destacar que, mesmo que uma empresa já tenha feito toda a documentação do endereço para se regularizar, qualquer outra que se inscrever naquele local precisará ter a própria documentação, registros e cumprir suas obrigações de forma individualizada.

Como funciona o uso dos escritórios virtuais?

Os escritórios virtuais surgem como uma solução para prestadores de serviços e comerciantes também. Por serem locais que você contrata apenas o endereço, eles permitem mais de um negócio registrado.

E existem opções para quem tem comércio, mas, nesses casos, não é possível usar a solução se você precisa ter estrutura de estoque ou indústria. Mesmo assim, essas unidades contam com Inscrição Estadual e equipes para receber a fiscalização sempre que necessário. Entenda melhor no próximo tópico.

E para empresas de comércio?

Também é possível usar um mesmo endereço em dois CNPJs com CNAEs de comércio, mas cada um deve, no mínimo, estar registrado em salas diferentes.

Por exemplo, se dois profissionais que atuam com comércio quiserem contratar o mesmo escritório virtual na Avenida Paulista, número 0, um deles estará registrado na sala A e o outro na sala B.

E, claro, é preciso conferir se o endereço escolhido com com Inscrição Estadual para garantir que tenha a documentação correta, tendo em vista que grande parte os profissionais da área do comércio são contribuintes do ICMS.

Entendeu, agora, por que pode haver duas empresas no mesmo endereço e como? Aproveite para conhecer nossos Escritórios Virtuais, a solução mais econômica e segura para registrar seu negócio.

Raquel Kwok (1).png
Raquel Kwok
Uma das especialistas em Direito que compõem a equipe de Legalização da Hero. Auxiliando diversos clientes todos os dias, tem vasta experiência em Direito Tributário, Direito Empresarial, Legalização de empresas e Registro de marcas.

Artigos recentes