Diferença entre produto e serviço: saiba como escolher sua CNAE

Quer atuar por conta própria? Você precisa entender a diferença de trabalhar com produto e serviço e a Hero te explica neste artigo!
 Lara Zanesco  |      31/10/2023
artigo-diferenca-produto-e-servico.png

Quando você está prestes a iniciar um novo negócio, precisa entender a diferença entre produto e serviço. Afinal, essa diferença vai determinar a escolha da sua CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) parte da sua atividade e impacta a gestão do seu CNPJ.

Neste conteúdo, você vai entender a diferença entre as duas coisas por meio de exemplos, além de conceitos importantes e o impacto de cada um no seu negócio. Também vou te explicar como escolher a CNAE ideal para o seu CNPJ.

Quer entender tudo isso para saber em qual frente empreender e os cuidados que deve ter? Continue a leitura!

Diferença Entre Produto e Serviço

A diferença fundamental entre produto e serviço reside na natureza do que está sendo oferecido ao cliente.

  • Produto: assim como um smartphone ou uma bicicleta, é tudo que é tangível e pode ser tocado. Você compra algo que pode ver, segurar e utilizar;
  • Serviço: tudo que é intangível. Você está pagando por uma experiência, habilidade ou ação realizada por outra pessoa. Pode ser uma consultoria, um corte de cabelo, uma aula de ioga ou até mesmo serviços de consultoria em contabilidade.

Exemplos de produtos físicos:

  • Smartphone;
  • Bicicleta;
  • Livro;
  • Roupas;
  • Carro.

Exemplos de serviços:

  • Consultoria Empresarial;
  • Corte de Cabelo;
  • Aulas de Ioga;
  • Serviços de Contabilidade;
  • Serviços de Jardinagem.

Uma vez que você entende a diferença entre produto e serviço fica mais claro enxergar onde a sua atividade se enquadra.

Isso é essencial para tomar decisões importantes, tendo em vista que a sua atividade e, consequentemente, sua CNAE impactam em outras decisões importantes do seu negócio. Leia o tópico a seguir e entenda como.

Impactos da atividade (CNAE) na Gestão do CNPJ

A escolha da atividade, determinada pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), exerce um impacto significativo na gestão do CNPJ e isso varia entre atividades de comércio de produtos e de prestação de serviços.

Veja os principais impactos de acordo com essa diferenciação:

Empresas que lidam com produtos:

Se você deseja trabalhar com um atividade de comércio de produto, saiba que terá que pensar em coisas como:

  • Estoque e Logística: a escolha da CNAE influenciará como essas atividades são regulamentadas, bem como as obrigações legais associadas à gestão de estoque e à distribuição de produtos, não será possível usar qualquer endereço para abrir o CNPJ;
  • Tributação: a tributação de produtos pode variar de acordo com sua classificação na CNAE, e alguns estão sujeitos a impostos especiais, como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • Licenciamento e Regulamentação: determinadas categorias de produtos podem estar sujeitas a regulamentações específicas, como segurança e qualidade. A escolha da CNAE pode determinar as licenças e conformidades necessárias, desde a escolha do endereço com Inscrição Estadual até os alvarás necessários para funcionamento;
  • Perfil de Risco: a escolha da CNAE pode influenciar como o seguro é adquirido e as medidas de segurança implementadas.

Empresas que oferecem principalmente serviços:

Agora, se você quer prestar algum tipo de serviço, algumas burocracias são diferentes:

  • Tributação: diferentes atividades de serviços podem estar sujeitas a alíquotas de impostos variáveis, como o ISS (Imposto Sobre Serviços);
  • Licenciamento e regulamentação: a escolha da CNAE influencia as licenças e regulamentações específicas que a empresa de serviços deve cumprir. Por exemplo, serviços de saúde e educação podem estar sujeitos a regulamentações mais rigorosas. Por outro lado, os prestadores de serviço não precisam de Inscrição Estadual para registrar o CNPJ;
  • Perecibilidade: a perecibilidade dos serviços é um fator crítico. Alguns serviços, como consultorias, não são perecíveis e podem ser agendados conforme a demanda, enquanto outros, como refeições em restaurantes, são perecíveis e devem ser fornecidos imediatamente;
  • Gestão de equipe: empresas de serviços podem depender mais fortemente da gestão da equipe, uma vez que a qualidade dos serviços muitas vezes está diretamente ligada às habilidades e competências dos prestadores de serviços.

Cuidados importantes de acordo com a sua atividade

Existem duas coisas básicas que merecem a sua atenção quando decidir se vai trabalhar com produtos ou serviços: a escolha da sua CNAE e a escolha do endereço fiscal do seu CNPJ. Entenda cada uma a seguir.

Escolhendo sua CNAE

A CNAE é um sistema de códigos utilizado para classificar atividades econômicas no Brasil. Escolher a CNAE impacta a tributação, as obrigações legais e as licenças necessárias para você poder trabalhar.

Para escolher o código ideal, determine qual é a atividade principal do seu negócio. Essa será sua CNAE principal, mas você também pode ter atividades secundárias. Consulte a Tabela CNAE no site da Receita Federal e encontre os códigos correspondentes às atividades principal e secundárias.

Escolhendo seu endereço

Quem atua trabalhando com prestação de serviços tem mais facilidade na hora de escolher o endereço fiscal do CNPJ. Algumas atividades podem ser registradas no endereço residencial até, mesmo que isso não seja indicado.

Mas quem atua com o comércio de produtos só pode registrar o CNPJ em um endereço fiscal com Inscrição Estadual. Não sabe o que é isso? Aqui no blog da Hero, já explicamos tudo sobre Inscrição Estadual, vale a pena conferir.

Sem esse registro, você não tem aprovação da Junta Comercial para vender e, assim, não pode atuar de forma regular.

Ficou clara a diferença entre produto e serviços? Aproveite para se aprofundar nessa questão aqui no blog da Hero. Veja nosso conteúdo sobre os direitos do prestador de serviço.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes