Prestação de serviço: exemplos e como atuar com CNPJ

Entenda o que é e quais os tipos de prestação de serviço, os desafios e as leis. Acesse este conteúdo completo no blog da Hero.
 Lara Zanesco  |      31/10/2023
Capas-ArtigosQ3-16.png

A prestação de serviços é uma das formas mais comuns de empreender no Brasil. Seja você um autônomo ou esteja pensando em começar seu negócio, entender o que é prestação de serviço, conhecer os diferentes tipos e os desafios da modalidade é essencial para se manter regular e ter sucesso.

Neste guia completo, você entenderá, com exemplos, detalhes sobre os tipos de serviços, dicas profissionais e muito mais. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

O que é prestação de serviço?

A prestação de serviços é a venda de habilidades, conhecimentos e mão de obra especializada. Assim, o prestador de serviços não vende um produto de fato, mas sim fornecendo um ação.

Isso pode contemplar uma ampla variedade de atividades, consultorias, serviços mecânicos, na área da beleza, do marketing até serviços de saúde e educação.

Exemplos de prestação de serviços

A diversidade de serviços é imensa e está presente em várias áreas do mercado. Aqui estão alguns exemplos de prestação de serviços:

  • Consultoria empresarial;
  • Medicina;
  • Fisioterapia;
  • Odontologia;
  • Suporte técnico;
  • Consultoras em TI (Tecnologia da Informação);
  • Aulas particulares;
  • Cursos online;
  • Limpeza residencial;
  • Limpeza empresarial;
  • Planejamento de eventos;
  • Redação de conteúdo digital;
  • Designer;
  • Gestão de mídias sociais;
  • Desenvolvimento de softwares.

Tipos de Prestação de Serviços

Existem diversos tipos de prestação de serviços. Para te ajudar a entender, classifiquei-os de acordo com os setores de mercado, isto é, áreas de atuação. Veja a seguir:

Serviços especializados:

Incluem serviços que exigem formação especializada, como consultoria, serviços de saúde e serviços jurídicos.

Serviços de manutenção:

Englobam atividades como serviços de encanamento, elétricos e de construção.

Serviços de entretenimento:

Atividades como planejamento de eventos, música ao vivo e entretenimento digital.

Serviços de tecnologia:

Envolvem todas as atividades relacionadas à tecnologia da informação, como desenvolvimento de software, suporte técnico e segurança digital.

Serviços de alimentação:

Incluem serviços de buffet, restaurantes e entrega de comida.

Serviços de transporte:

Serviços de transporte de pessoas e mercadorias, como transporte por aplicativo e serviços de entrega.

Serviços de consultoria:

Pode ser consultoria nas mais diversas áreas, desenvolvimento de carreira, marketing, financeiro e por aí vai. O profissional especializado fornece conhecimentos e avaliações para outras pessoas e empresas.

Características da prestação de serviço

A prestação de serviços tem características distintas que a diferenciam da venda de produtos. Algumas das principais incluem:

Intangibilidade

Os serviços não podem ser tocados ou vistos fisicamente, pois são baseados em experiências, conhecimento e habilidades.

Inseparabilidade

Muitos serviços são criados e consumidos ao mesmo tempo, envolvendo interação direta entre o prestador e o cliente.

Variabilidade

Os serviços podem variar de acordo com a pessoa que os presta e as circunstâncias em que são prestados.

Perecibilidade

Alguns serviços não podem ser armazenados ou estocados, tornando a gestão do tempo e da demanda essencial.

👉 Você pode gostar: Trabalho PJ, como funciona? Entenda direitos e deveres.

Principais desafios da prestação de serviço

A prestação de serviços apresenta desafios específicos que os prestadores e as empresas precisam superar.

Um deles é o de manter um alto padrão de qualidade, visto que a mudança de contexto e recursos pode implicar na qualidade do serviço e isso é essencial para a satisfação do cliente em serviços.

A gestão eficaz do tempo também é crucial para garantir que os serviços sejam prestados dentro dos prazos e isso pode ser desafiador.

Além disso, o prestador de serviços precisa saber como construir relacionamentos sólidos com os clientes para fidelizá-los e ter mais sucesso e estabilidade com o passar do tempo.

E como se não bastasse, em muitos setores, a concorrência é acirrada, pois há muitas pessoas prestando os mesmos serviços. Isso exige diferenciação, inovação e flexibilidade dos profissionais.

Dicas para Prestadores de Serviço

Se você é ou está pensando em ser um prestador de serviços, preparei estas dicas que podem te ajudar a desenvolver seu negócio com segurança e estratégia.

1- Invista em qualificação

Mantenha-se atualizado em sua área e busque oportunidades de aprendizado. O mercado é concorrido e está sempre se atualizando, então, você precisa estar preparado para as mudanças.

2- Atendimento ao cliente

Ofereça um atendimento ao cliente excepcional, ouvindo suas necessidades e respondendo prontamente às suas perguntas. O bom relacionamento com seu público faz toda a diferença na construção do seu nome e da sua marca, além de poder promover indicações naturais do seu serviço e te destacar da concorrência.

3- Construa sua marca

Desenvolva uma marca forte e uma presença online para atrair mais clientes. Comece pensando no nome dela, faça o registro e desenvolva ações de marketing e marca para que as pessoas lembrem do seu nome.

🔓 Como usar o ChatGPT para criar o nome da sua empresa.

4- Honre seus compromissos

Cumpra suas demandas e prazos em todas as entregas e, quando não puder, seja transparente e ofereça alternativas para seus clientes. A confiabilidade é essencial na prestação de serviços.

5- Aprenda com o feedback

Ouça o feedback dos clientes e use-o para melhorar seus serviços continuamente. Saber lidar com comentários negativos é essencial para aprender sobre as lacunas do seu serviço e poder se desenvolver cada vez mais.

Agora que você já sabe tudo sobre prestação de serviços, BAIXE NOSSA PLANILHA DE PRECIFICAÇÃO para saber como cobrar seus serviços de forma justa! É GRÁTIS:

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes