Como regularizar CNPJ suspenso?

Está com problemas com sua documentação e precisa regularizar CNPJ suspenso? Leia este artigo!
 Otávio Hoffmann  |      21/10/2022
Capa-Artigo_CAD_11.jpg

Deu problema com sua documentação e precisa regularizar CNPJ suspenso? Ficou mais fácil resolver as pendências hoje em dia! Basta ter acesso a internet e o apoio de um profissional da área contábil de confiança para deixar tudo em ordem. Com algumas etapas simples, seu negócio volta a funcionar dentro da lei. Respirou aliviado? Então vamos descobrir o que fazer!

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é um número emitido pela Receita Federal que identifica a abertura de uma empresa. Ele é útil para a realização de diferentes tipos de atividades, como a emissão de notas fiscais ou o pagamento dos impostos. É por isso que quando algo está errado com o documento, por exemplo, ele não está ativo, você precisa ir atrás de regularizar CNPJ suspenso.

Qual a diferença entre a suspensão e o cancelamento do documento?

Regularizar CNPJ suspenso até que é fácil, mas você precisa ter certeza de que essa é a situação cadastral do seu documento. Já pensou dar entrada em um processo incorreto? Perca de tempo!

Confira as diferenças de significado e causas de cada status:

  • CNPJ suspenso

Significa que a empresa está com pendências em relação às suas obrigações legais na Receita Federal, por exemplo, o não pagamento de impostos ou a falta de envio de declarações.

A orientação é entrar em contato com o órgão para saber quais são as dívidas em aberto. Quando estiver com o valor total em mãos, faça o pagamento para ter o CNPJ ativo novamente e resolver esse problema de uma vez.

  • CNPJ cancelado

Já o CNPJ cancelado é uma situação mais complexa, porque indica que o número de cadastro da sua empresa não existe mais. Isso pode acontecer quando você pede baixa na Receita Federal no momento em que está encerrando as atividades.

Outra razão para um CNPJ ser cancelado é a falta de atualizações sobre o negócio por cinco anos consecutivos, gerando o cancelamento automático pela Receita. Vale lembrar que um documento cancelado não pode ser reativado.

Se o seu CNPJ for cancelado, todas as autorizações municipais, como alvarás e licenças e estaduais como Inscrição Estadual, são suspensas com o CNPJ. Ou seja, você precisa começar tudo de novo e um novo número no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica será gerado.

O que causa a suspensão de um CNPJ?

O CNPJ pode ser suspenso quando o microempreendedor individual não realiza o pagamento de seus boletos mensais, nem envia a declaração anual do MEI, a DASN-Simei.

É possível regularizar CNPJ suspenso?

Sim! Dá para reativar o CNPJ que está inapto ou suspenso. Para fazer isso, verifique junto ao órgão regulador o que levou a essa condição e siga os procedimentos indicados para regularizar a sua situação cadastral.

Como consultar a situação cadastral de um CNPJ?

Seja qual for a razão da inconsistência cadastral do CNPJ, ela impede a negociação com fornecedores e clientes. Sendo assim, é importante que você mantenha sua documentação em ordem e fique de olho na regularidade das pessoas jurídicas com quem está negociando - isso protege suas relações profissionais.

Você e o time de profissionais da sua empresa precisam saber como pesquisar uma empresa pelo CNPJ para evitar surpresas indesejadas. Trouxemos alguns canais online onde é possível checar se um CNPJ está suspenso ou cancelado.

  • Portal da Receita Federal
  • Aplicativo CNPJ, disponibilizado pela Receita Federal
  • Portal do Empreendedor
  • Plataforma de Legalização da Company Hero

Entender o que está acontecendo com o CNPJ é o começo de qualquer processo. Sabendo a real situação de um documento, você pode direcionar suas ações para resolver as pendências com agilidade.

O que fazer para regularizar CNPJ suspenso?

Antes de qualquer coisa, vá atrás das pendências que levaram a suspensão do seu documento. Acesse o site da Receita Federal, faça uma relação do que precisa ser regularizado e se organize para entregar os documentos solicitados.

  • O passo a passo para essa consulta está disponível no site Gov.Br, na página direcionada para “Consultar dívidas e pendências fiscais”.
  • Você também pode agendar uma ida até a Receita Federal para entender exatamente tudo o que está sendo pedido.

Pode ser necessário fazer o pagamento de multas, pois a entrega das obrigações fora do prazo gera penalidades de R$ 200,00 cada uma. A boa notícia é que o prazo para a reativação do CNPJ costuma ser de 24 horas após a análise dos documentos e do pagamento dos eventuais débitos.

Quer regularizar CNPJ suspenso com mais agilidade? Conheça a Plataforma de Legalização da Company Hero

Se você é empresário ou atua com serviços paralegal, deve saber que organizar tantos documentos de uma vez é um desafio e tanto! Passamos alguns anos observando a realidade dos principais negócios do Brasil e chegamos a uma solução para facilitar a gestão e formalização dos empreendimentos: a Plataforma de Legalização da Company Hero.

Em um único ambiente digital e com poucos cliques você pode:

  • Iniciar e acompanhar processos de abertura, alteração e encerramento de CNPJ;
  • Ativar endereço fiscal nas principais regiões do país;
  • Acessar documentos como IPTU, contratos sociais e certidões;
  • Contar com um time de especialistas em formalização de empresas, para poder regularizar CNPJ suspenso da sua empresa ou dos seus clientes.

Contadores e advogados que apostam na Plataforma de Legalização da Company Hero têm mais possibilidades dentro dos escritórios. Como você consegue acompanhar os processos de todos os seus clientes em uma única tela e em tempo real, minimiza as chances de erro. Isso aumenta a satisfação e o valor do seu trabalho.

Mesmo que você não tenha tanta afinidade com a tecnologia, a ferramenta irá te ajudar. O dashboard é intuitivo, com notificações de status e automações que facilitam a consulta de protocolos. Além disso, um executivo de contas fica dedicado à sua empresa e aos seus processos. É tudo muito simples!

Regularizar CNPJ suspenso é um processo que exige atenção desde a descoberta das pendências até a entrega dos documentos necessários. Se as etapas forem confusas para você, conte com especialistas no assunto para te ajudar, de preferência, aqueles que utilizam uma ferramenta digital para otimizar o trabalho!

Ficou com dúvidas sobre como regularizar CNPJ suspenso ou utilizar a Plataforma de Legalização da Company Hero? Fale com a gente!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes