O que é programa de afiliados e como funciona

Entenda como funciona um programa de afiliados, quais as vantagens e como escolher o melhor para se afiliar. Acesse agora!
 Lara Zanesco  |      28/08/2023
Capa-Q2-afiliados10.jpg

Escolher um bom programa de afiliados é a prática que muitas pessoas seguem para terem uma renda extra no fim do mês. E não faltam opções, pois essa é uma estratégia de marketing que funciona e já é adotada por muitas empresas.

Mas, com essa variedade, pode ser difícil entender o que são e como funcionam esses programas. É ainda mais confuso saber como escolher o melhor para se filiar.

Se essas são algumas das suas dúvidas, continue lendo. Este artigo vai te explicar tudo sobre os programas de afiliados para que você possa se tornar um afiliado digital sem medo. Vamos lá!

O que é um programa de afiliados?

O programa de afiliados é o que regulamenta uma estratégia de marketing de afiliados. Ele estabelece as regras que determinam os ganhos por indicação dos afiliados. Estes se cadastram no programa, por meio de uma plataforma, fazem indicações da marca e recebem benefícios ou bonificações, conforme determinado pelo programa.

Trata-se de uma forma de renda extra ou até renda passiva para os afiliados e uma excelente ferramenta de alcance e vendas para as marcas. Por meio das vendas online comissionadas, os programas de afiliados unem os produtores a vendedores.

Como surgiram os programas de afiliados?

Os programas de afiliados surgem com o marketing de afiliados, que já existe desde 1989.

O conceito surgiu com a marca PC Flowers & Gifts, de William J. Tobin. A empresa teve um produto de grande sucesso, que deu origem ao seu modelo de vendas comissionadas.

A estratégia caiu nas graças das empresas estadunidenses e os e-commerces começaram a levá-la para o universo digital. Afinal, há muitas pessoas online para poder indicar e comprar os produtos.

Assim, começaram a surgir sites só para indicação de produtos, com links e banners redirecionando para os e-commerces. O programa de afiliados global da Amazon surgiu em 1996 e foi revolucionário.

A partir daí, a estratégia foi se espalhando e chegando em diferentes locais do planeta, inclusive no Brasil nos anos 2000. Assim, surgiu uma metodologia legal e regularizada que não oferece riscos para os afiliados e é bastante promissora para as marcas.

👉 Pode confiar: marketing de afiliados não é pirâmide!

Como funciona um programa de afiliados?

Um programa de afiliados funciona com dois agentes importantes:

  1. Marca: a empresa que tem o produto/serviço e cria o programa com suas regras de indicação, define os benefícios, vantagens e bonificações, além da plataforma de gestão das indicações;
  2. Afiliado: pessoa que se cadastra para indicar os serviços, seguindo a regulamentação do programa.

Assim, o afiliado se cadastra e pode começar a indicar. Para contabilizar as vendas realizadas por ele, geralmente a marca cria um cupom ou link exclusivo para cada afiliado. Sempre que alguém comprar usando esse código, a venda é contabilizada para o afiliado e impacta nos benefícios que ele recebe. Ou seja, é indicar para ganhar.

Quais as vantagens de ser um afiliado?

Existem várias vantagens em se cadastrar em um programa de afiliados. As que mais chamam a atenção são:

  • possibilidade de renda extra ou passiva;
  • sem investimento necessário;
  • autonomia para trabalhar;
  • auxílio da marca filiadora.

Quer saber mais? Veja todas as vantagens de ser afiliado digital.

O que buscar em um programa de afiliados?

Já entendeu que ser afiliado vale a pena, mas não sabe como escolher entre as opções do mercado? Vou te explicar o que você deve avaliar na hora de escolher o melhor para você:

  • produto ou serviço que você entenda e goste;
  • benefícios que façam sentido com seu objetivo;
  • suporte humanizado e ágil para tirar suas dúvidas;
  • plataforma que facilite a gestão das suas indicações;
  • quando há pagamento de bonificações, consultar as condições.

Com essas informações, ficará mais fácil entrar um ou mais programas de afiliados que podem ser vantajosos para você. Alguns oferecem descontos, outros serviços/produtos e até mesmo comissão pelas vendas online. Veja o que faz mais sentido para seus objetivos.

Quer conhecer uma boa oportunidade? Veja detalhes do programa de afiliados da Hero e comece a ganhar indicando soluções para tranquilidade financeira.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes