Marketing de afiliados é pirâmide? Entenda

O marketing de afiliados não é pirâmide, mas uma fonte de renda segura. Veja as diferenças e como não cair em golpe.
 Lara Zanesco  |      31/03/2023
Capa-Q1-Afiliados10.jpg

O marketing de afiliados não é pirâmide. Trata-se de um tipo de marketing que pode ser fonte de renda principal, extra ou passiva para os afiliados, sem precisar de investimento inicial nem indicar outras pessoas.

Muitas pessoas acabam confundindo uma coisa com a outra porque ambas prometem ser uma forma fácil de ganhar dinheiro. De fato eles são, mas trabalhar como afiliado é seguro, enquanto os sistemas de pirâmide são até mesmo considerados crimes (artigo 2º, inciso IX, da Lei 1.521/1951).

Para te ajudar a entender, neste artigo, vou te explicar as diferenças entre uma coisa e outra e quais cuidados você precisa ter para não entrar num sistema de pirâmides achando que é um programa de afiliados.

  • Diferenças entre marketing de afiliados e pirâmide;
  • Como não cair em pirâmides sendo afiliado;
  • Como escolher um bom programa de afiliados.

Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Diferenças entre marketing de afiliados e pirâmide

Já disse que o marketing de afiliados não é pirâmide e se trata de um negócio seguro. Mas, para deixar mais claro, vou elencar as diferenças entre as duas coisas. Então, para começar, entenda melhor o que é cada um:

Entenda um sistema de pirâmide

O sistema de pirâmide funciona a partir da indicação de pessoas por pessoas. Cada um precisa indicar o máximo de pessoas possíveis para ganhar dinheiro e, assim, é construída a pirâmide que intercala uma pessoa à outra.

Dessa forma, uma pessoa que entrou no começo da pirâmide vai ganhar mais e se esforçar menos do que uma pessoa que entrou no meio ou no final da pirâmide – e assim sucessivamente.

Esse é o fator que torna o sistema fraudulento. Geralmente, é vendida a ideia de que basta você se esforçar para ganhar dinheiro num sistema de pirâmide, mas não é assim. Dependendo de onde você está nessa rede, você vai se esforçar muito, ganhar pouco e deixar as outras pessoas mais ricas, porque elas ganham sobre seus ganhos.

Da mesma forma, o valor que você recebe vai depender de quantas pessoas você indicou e de quantas pessoas elas vão indicar. Nesse sentido, não depende apenas do seu trabalho, mas dos esforços dos outros.

Outro fator que faz esse tipo de programa ser muito arriscado é que, no geral, não fornece informações claras e suficientes sobre como funcionam – afinal, ninguém iria topar se entendesse como funciona de fato.

Entenda um programa de afiliados

O programa de afiliados funciona a partir de indicações, mas você não depende de ninguém além de você para garantir seus rendimentos. É assim: você indica o produto ou serviço e ganha uma comissão sempre que alguém comprar a partir da sua indicação, seja usando um link ou um cupom exclusivo seu.

Os produtos e serviços são reais e o objetivo não é que as pessoas comecem a indicar também. Você só quer que seu público compre – podem ser diferentes ações, isso varia do programa.

A comissão geralmente é uma porcentagem do valor daquilo que você está indicando, mas isso é definido de um programa para outro. Essa prática é legal e muito comum. Hoje, há grandes marcas trabalhando com o marketing de afiliados, como a Hotmart e a Shopee, o que te ajuda a ter segurança na hora de se cadastrar.

Aqui no blog Hero, você pode se aprofundar nesse tópico no nosso conteúdo completo sobre marketing de afiliados. Vale a pena conferir!

Como não cair em pirâmides sendo afiliado

Já ficou mais clara a diferença entre marketing de afiliados e pirâmides, não é? Você pode estar pensando como as pessoas confundem uma coisa com a outra e a resposta é simples: propagandas enganosas.

Como nem tudo são flores na internet, há diversos sistemas de pirâmide que são apresentados como se fossem programas de afiliados. Qualquer pessoa menos informada pode confundir e cair nessa armadilha. Para você não correr esse risco, preparei estas dicas de como evitar as pirâmides disfarçadas:

Só indique produtos ou serviços

Os programas de afiliados são focados em produtos e serviços, sejam eles físicos ou digitais, como aqui na Hero. Eles não querem que você consiga outras pessoas para indicar, não focam em aumentar sua rede.

Isso é diferente das propagandas para que as pessoas se tornem afiliadas. Os seus rendimentos não têm nada a ver com indicação de outras pessoas. É um tipo de trabalho autônomo cujos resultados são totalmente ligados à sua performance.

Você não precisa investir para começar

Exatamente: você não precisa pagar nada para ser afiliado. É comum que algumas pessoas invistam em peças e publicações de marketing, outras até em mídias pagas para alcançar mais indicações, mas isso não é obrigatório.

Ser afiliado digital não exige que você coloque dinheiro para entrar no programa e para começar a divulgar. Se o programa que você encontrou pede isso, não vale a pena e pode ser outra coisa. Corra dele!

Fuja das promessas de ganhos altos e fáceis

Nada nessa vida vem fácil, não é? Ainda mais quando o assunto é dinheiro. De fato a afiliação pode te gerar até uma renda passiva, mas isso vai depender da sua estratégia e do seu público – e não quer dizer que vão ser “rios de dinheiro”.

Apesar de parecerem propostas mais atrativas, essas promessas de ganhos altos em pouco tempo e de forma fácil são muito arriscadas. No marketing de afiliados, o que vai impactar seus ganhos são a comissão do programa escolhido e a quantidade de indicações que você consegue, assim, a sua performance é o que importa.

Dedicação exclusiva é furada

Lembre-se de que o afiliado trabalha de forma autônoma, muitas vezes a profissão é uma segunda fonte de renda. Ou seja, ao entrar em um programa, você não se torna funcionário da empresa, está mais para um “parceiro”.

Dessa forma, não faz sentido você só poder divulgar o produto ou serviço dela, concorda? Uma das vantagens de ser afiliado é justamente a liberdade para trabalhar como e com o que quiser para ter mais chances de ganhar com indicações que façam sentido para você e seu público.

Conheça o que está indicando

Por último, mas não menos importante: você precisa conhecer o produto ou serviço antes de começar. Primeiro porque isso facilita a fazer as indicações, mas o mais importante é que você não corre o risco de estar indicando um produto “fake”.

Como assim? Existem processos de pirâmide em que o “produto” ofertado é um curso que não tem valor em si, ele apenas ensina a como vender mais o próprio curso. Ou seja, de forma indireta e mais discreta, tenta transformar os compradores em novos indicadores (ou “afiliados”) da marca.

Um produto ou serviço precisa ter valor por si próprio e não influenciar outras compras a não ser pela sua qualidade.

Como escolher um bom programa de afiliados

Agora que você sabe os cuidados que deve tomar para não cair numa pirâmide na hora de se tornar um afiliado, é bom entender o que você deve considerar para escolher entre tantos programas disponíveis. Olha só estas dicas simples:

  1. Considere o que seu público já consome;
  2. Escolha um produto/serviço com o qual se identifique;
  3. Analise o tipo e o tamanho da comissão oferecida;
  4. Veja as avaliações da marca e do programa;
  5. Conheça o suporte oferecido pela marca produtora;
  6. Analise a compatibilidade do programa com suas metas.

Aqui no blog, você pode conferir com mais detalhes os motivos para se tornar um afiliado e entender a fundo esses aspectos.

E se você é da área contábil, saiba que é possível entrar nesse mercado com produtos que tem tudo a ver com o seu nicho! Veja, agora, nosso conteúdo sobre como um contador pode ser afiliado!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes