10 vantagens de ter CNPJ e regularizar seu negócio

Abrir um CNPJ pode te ajudar a pagar menos impostos, atuar de forma regular, ser seu próprio chefe e muito mais. Veja por que vale a pena!
 Lara Zanesco  |      02/05/2023
Capa-Q1-CNPJ-14.jpg

Está em dúvida se vale a pena ou não ter um CNPJ para regularizar seu negócio? Veja as 10 vantagens de ter CNPJ e descubra por que essa é uma ótima opção para quem quer crescer de forma independente. Sem enrolação, veja a primeira vantagem em ser Pessoa Jurídica:

1- Empresa formalizada

O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) existe para formalizar negócios e empresas no Brasil. Esse é o objetivo desse cadastro. É com ele que você pode trabalhar de forma regular, considerando as legalidades jurídicas e fiscais.

Ele é tão importante que, em 2008, foi criado o MEI (Microempreendedor Individual). Essa é uma categoria simplificada de CNPJ que é fácil de abrir e gerir. Ela foi pensada justamente para facilitar a regularização de milhões de profissionais autônomos que estavam irregulares, sem nenhum tipo de direito assegurado por lei.

👉 Saiba mais: O que é MEI: Guia Completo para Microempreendedores Individuais.

2- Crédito facilitado

Quando você trabalha por conta própria, precisa atuar de forma estratégica para conseguir expandir seu negócio. Uma forma de fazer isso é ter acesso a linhas de crédito bancário facilitadas – e essa é mais uma vantagem de ter CNPJ.

As Pessoas Jurídicas (PJs) conseguem acessar diferentes soluções bancárias, como créditos e financiamentos personalizados para quem está regular. São soluções com condições melhores para te ajudar a desenvolver seu negócio, como juros mais baixos.

3- Mais opções de pagamento para clientes

Abrir um CNPJ também facilita o seu relacionamento com o cliente e a experiência dele ao consumir seu produto ou serviço. Isso porque o CNPJ permite que você amplie as formas de pagamento que aceita no seu negócio. Desse modo, diminuem os impeditivos para que o cliente finalize a compra.

É possível utilizar soluções digitais para receber de diferentes formas em um único sistema:

  • PIX;
  • Cartão de crédito e débito;
  • Boleto;
  • Vales diversos (vouchers).

Muitas dessas soluções digitais são baratas e muito práticas, facilitam o dia a dia de quem empreende, mas só estão disponíveis para CNPJ.

4- Benefícios com fornecedores

Essa é uma ótima vantagem de ter CNPJ para quem trabalha com comércio. Muitos fornecedores só vendem para quem tem CNPJ. Outros até vendem para CPF, mas os preços e as condições são muito melhores para Pessoas Jurídicas. São vantagens como:

  • descontos personalizados;
  • prazos de pagamento especiais;
  • diferentes opções para pagar.

Dessa forma, você consegue otimizar seus investimentos no seu negócio e fazer o dinheiro da empresa render mais.

5- Aumento da sua equipe

Com CNPJ, você consegue contratar pessoas no regime CLT. Até mesmo o MEI pode ter um funcionário. Isso é essencial para ampliar a capacidade do seu negócio quando você quer crescer.

Outro detalhe importante é que isso te permite oferecer um emprego formal aos seus colaboradores. Desse modo, além de estar regular, você garante que ele tenha acesso a direitos trabalhistas importantes e evita multas sobre trabalho irregular.

6- Emissão de notas fiscais

As notas fiscais são muito importantes para seus clientes, pois funcionam como comprovantes para trocas, devoluções e garantias. Em alguns casos, são até mesmo obrigatórias.

Mas a vantagem não é só para os consumidores. Com as notas fiscais, você consegue garantir o pagamento dos impostos sobre o montante correto do seu rendimento. Essa é uma ação simples e muito prática para se manter em dia com seus compromissos fiscais e facilitar as declarações de imposto.

👉 Para se aprofundar: Nota fiscal para e-commerce: como ela ajuda sua loja a crescer.

Se você se arriscar sem os valores corretos para declaração, pode acabar sonegando impostos. As consequências disso são muito graves:

  • detenção de 6 meses a 5 anos;
  • apreensão de produtos;
  • encerramento da empresa.

Vale a pena correr esses riscos? Com certeza não, ainda mais porque é fácil abrir CNPJ.

7- Pagamento da Previdência

Outra vantagem de ter CNPJ é poder pagar a Previdência Social e garantir a sua aposentadoria. Você pode fazer o pagamento por tempo de contribuição ou por uma quantidade personalizada e para pagar é simples: é só gerar a Guia da Previdência Social (GPS) e manter a assiduidade das quitações.

No caso de quem abre CNPJ MEI, é ainda mais simples: a Previdência já está inclusa na Guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Ou seja, você só paga um boleto e pronto, está protegido.

8- Possibilidade de participar de licitações

Somente Pessoas Jurídicas podem participar de licitações públicas. São editais abertos por órgãos municipais, estaduais e federais para a contratação de serviços ou compra de produtos.

Geralmente, as licitações envolvem altas quantias em valores, por isso são excelentes oportunidades para as empresas. Sem CNPJ, isso não é uma possibilidade para você.

9- Pagamento dos tributos corretos

Todo tipo de negócio deve recolher impostos para se manter regular. Quando se abre um CNPJ, você consegue enquadrar sua empresa no regime tributário que mais faz sentido para ela, de acordo com o porte e o tipo de atividade. É esse regime que vai ditar quanto você deverá pagar de imposto a cada ano.

Assim, ao abrir o CNPJ, você tem mais opções de arrecadação e evita pagar impostos desnecessários.

E para o MEI, como já comentei, isso é ainda mais fácil. Todos os impostos a serem recolhidos pelo Microempreendedor ficam na guia DAS e são bem baixos.

👉 Veja agora: Qual o valor da taxa do MEI 2023?

10- Mais possibilidades de negócio

A última vantagem de ter CNPJ desta lista diz respeito aos negócios que você pode fazer como Pessoa Jurídica.

Se você é do comércio, já sabe que tem vantagens com fornecedores e na contratação de pessoas estratégicas, que aumentam suas chances de fechar mais e melhores negócios. Mas não para por aí.

Para os prestadores de serviço, ter um CNPJ é tão vantajoso quanto para quem vende. Muitas empresas, atualmente, só contratam serviços de quem é PJ. Além disso, o número de vagas de trabalho PJ tem crescido muito nos últimos anos e se mostrado uma tendência de mercado.

Ou seja, é possível conseguir muito mais contratos profissionais como Pessoa Jurídica do que Física nos dias de hoje, tanto pela segurança das empresas quanto pela facilidade que é contratar um profissional PJ.

Deu para ver que existem muitas vantagens em ter CNPJ, não é? Então, por que não dar o primeiro passo para esse processo? Leia nosso artigo sobre o que é preciso para abrir um CNPJ e comece a se regularizar agora mesmo.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes