3 motivos para empresas de TI contratarem um Escritório Virtual

A escolha do endereço pode ser uma preocupação para empresas de TI. O Escritório Virtual dá mais liberdade aos profissionais dessa área. Entenda os motivos no artigo!
 Otávio Hoffmann  |      27/08/2021
empresas-de-TI.max-800x600.png

Empresas de TI, que antes possuíam uma sede física, abriram mão disso para acomodar os colaboradores no trabalho remoto. Esse é seu caso? Para além das questões técnicas, como equipamentos bons, boas condições de trabalho, tecnologia de armazenamento e comunicação, toda empresa de TI deve se preocupar com outra coisa: o endereço.

Ao invés de manter o vínculo com uma sede física, por exemplo, a empresa pode funcionar em um escritório virtual. Para quem não sabe o que é ou nunca ouviu falar de escritório virtual, esse tipo de solução pode ser utilizado por profissionais autônomos, incluindo o profissional de TI, ou empresas que possuem colaboradores.

O objetivo do escritório virtual é oferecer um endereço comercial e endereço fiscal, sem precisar de um espaço físico para ser para você e sua equipe. Ou seja, é possível ter esse endereço e trabalhar de casa, com todos os seus colaboradores em segurança!

Dados sobre o trabalho remoto no Brasil

Antes de apresentar os principais benefícios do escritório virtual para empresas de TI, vale a pena destacar o acesso dos brasileiros à internet. Levantamento do Comitê Gestor da Internet (CGI), em 2019, mostrou que mais de 70% dos lares brasileiros possuem acesso à internet.

Ou seja, se você opta pelo sistema presencial de trabalho por medo de seus funcionários não terem acesso adequado à internet, estes números mostram como a internet vem chegando a cada vez mais lares, disponíveis em todos os cantos do país.

Além disso, o trabalho remoto cresceu com a pandemia do novo coronavírus e caiu no gosto dos profissionais autônomos. Pesquisa da Workana, em 2020, mostrou que 96,7% dos entrevistados vão analisar o home office como um diferencial para as empresas que desejam trabalhar.

E uma das vantagens do Escritório Virtual, vou adiantar para você, é justamente oferecer o trabalho remoto aos colaboradores, sem perder credibilidade, com o CNPJ e informações comerciais vinculadas a um endereço atraente para conquistar mais clientes.

Em se tratando de empresas de TI, existem tecnologias que facilitam o trabalho remoto e viabilizam o desenvolvimento das atividades à distância, como você verá no decorrer deste artigo.

Como o escritório virtual ajuda empresas de TI

O escritório virtual é um endereço contratado para fins fiscais e comerciais.

  • Sua empresa de TI pode utilizá-lo como endereço fiscal para receber correspondências e demais obrigações relacionadas ao CNPJ.
  • No campo comercial, você pode aproveitar os endereços localizados em regiões estratégicas do Brasil para conquistar mais clientes através da internet.

Com o escritório virtual sua empresa não tem as despesas fixas de um escritório, como aluguel, condomínio e demais taxas de manutenção. A flexibilidade é o grande ponto positivo desta solução para empresas de TI.

Um dos principais diferenciais é poder manter a sua equipe focada e com diminuição de gastos, afinal, o valor que seria utilizado com o aluguel de sala e despesas pode ser transformado em novos clientes e investimento nos colaboradores.

Se você está trabalhando em home office ou deseja iniciar essa mudança, precisa conhecer os 3 motivos para empresas de TI contratarem um Escritório Virtual.

1 - Trabalhar de casa (ou de qualquer lugar!)

Se você atua ou possui uma empresa de TI, já imaginou como será quando você optar por essa forma de trabalho? O primeiro ponto positivo será o trabalho de casa.

Você e todos os colaboradores poderão permanecer em casa, trabalhando em segurança e com a família mais próxima.

Para muitos, a primeira experiência no home office só foi possível por conta da pandemia. Entretanto, muitos não vão querer voltar ao presencial, nem mesmo quando tudo isso passar!

Os motivos são evidentes, seja na economia de tempo - gasto em locomoção - ou até mesmo por conta da melhora na qualidade de vida.

Vale ressaltar que diversos países pelo mundo já haviam adotado essa prática de trabalho. O que acha de colocar a sua empresa entre essas instituições?

2 - Diversos serviços à sua disposição

Quando a escolha por um escritório virtual é feita, você pode dedicar o seu tempo exclusivamente para o seu trabalho, independente de estar atuando em empresas de TI ou como profissional de TI.

Além do serviço de correspondência, também é possível utilizar o sistema de secretária virtual, para atender as ligações que serão feitas para o seu escritório virtual de forma personalizada e profissional.

Se a sua preocupação é com espaços para realizar aquela reunião importante com um cliente, fique tranquilo! Também é possível utilizar salas de reuniões para conversar com a equipe ou com um novo parceiro.

Artigos recomendados para você:

👉 Imagem profissional em home office: como garantir

👉 Conheça os riscos para quem não registra sua marca

3 - Gere economia para poder investir mais em sua empresa

Além das comodidades mencionadas acima, esse é mais um ponto que deve ser avaliado na mudança para um escritório virtual.

Com a alteração, a instituição passará a economizar uma boa quantia com o aluguel do local de trabalho e contas fixas, como água, luz e internet.

Ao mudar o formato de trabalho imposto para você e sua equipe, a empresa ainda estará economizando uma boa fatia que era destinada para contas mensais.

Já pensou o quanto de atividades que a sua instituição pode fazer com essa economia?

Você pode investir esse valor em cursos para colaboradores e na contratação de serviços que facilitem o trabalho remoto e o compartilhamento de informações em nuvem, dentre outras boas práticas.

A economia pode mudar a forma como os colaboradores enxergam a sua empresa. Isso pode ajudar, inclusive na prospecção de candidatos pelo setor de recursos humanos.

Motivo Extra - Pense no bem-estar de quem está com você

Esse é um tópico extra, mas um dos mais importantes.

Você já imaginou como a mudança para um escritório virtual pode impactar na qualidade de vida dos seus colaboradores?

Muitos deles gastam horas preciosas do dia para se locomover, seja de carro ou transporte público. São minutos desperdiçados no trânsito, no ponto de ônibus ou até mesmo nas estações.

Agora imagine permitir aos seus colaboradores que usem esse tempo para desfrutar com a sua família ou aprender um novo hobby? Esse é um ganho que empresas de TI podem proporcionar para quem trabalha junto. Um motivo que vai além do aumento de salário ou mudança de cargo.

Na Company Hero as empresas de TI encontram a solução ideal para investir nessa nova forma de trabalho.

Com o objetivo de facilitar a entrada de empresas no mercado em qualquer lugar, permitindo a formalização dos negócios sem burocracia ou despesas desnecessárias, será um prazer ajudar você e a sua instituição nessa transformação.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes